Ações para otimizar e organizar o acolhimento na Unidade Básica de Saúde Vista Verde do Municipio de Natal
ESPECIALIZANDO: DIOGO NAZARÉ DOS SANTOS
ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO
Na Unidade Básica de Saúde de Vista Verde, local em que estou atuando, há algumas dificuldades quanto ao acolhimento. O acolhimento estava acontecendo de forma desorganizada, sem que houvesse avaliação de um profissional da area da saúde e sem critérios de prioridades. Não havia critérios de classificação de risco, havia acolhimento de forma desordenada.
Os agentes comunitários de saúde incluiam em acolhimento usuários de sua proximidade por amizade, sem que houvesse uma necessidade real. Assim, estava ocorrendo uma saturação das vagas disponibilizadas e sendo incluidas demandas que poderiam ser avaliadas posteriormente.
Diante da falta de organização do acolhimento, nós médicos da unidade junto aos enfermeiros realizamos uma reunião junto à direção da unidade para definir e organizar o acolhimento. Assim, decidimos que o acolhimento só poderia ser realizado pelo profissional da area da saúde de nivel superior.
Aproveitamos que haviam estagiárias em enfermagem atuando na unidade interessadas no assunto, assim elas junto a nós médicos realizamos uma ficha de acolhimento, para ser preenchida pelos enfermeiros no momento do acolhimento, com informações e parâmetros de gravidade segundo os dados vitais. Após a ficha de acolhimento ser formulada, solicitamos uma reunião geral com todos os profissionais da unidade, para que fosse explicado todos os passos e como ser preenchida a ficha.
Após a implementação do acolhimento organizado e padronizado pela enfermagem, percebemos que o número de pessoas que saiam com a solicitação atendida foi maior, aumentando a satisfação do usuário, pois os que fossem julgados urgentes, eram atendidos no dia. Já os que fossem considerados segundo a enfermagem não tão urgente, foram encaminhados para o agendamento da consulta.
Houveram algumas dificuldades durante a implementação. Pois como a unidade ficou um bom tempo sem médico, a população ainda estava bastante carente de atenção e com muitas demandas diversas, e então as vezes não entendia a questão da classificação. Houve também dificuldade para que os agentes de saúdes entendessem que o papel de acolhimento e triagem fosse realizado apenas pela enfermagem.
Dessa forma, percebemos que houve uma organização e melhora no fluxo de pessoas na unidade, sendo que ficaram organizadas as fichas de acolhimento, tornou o atendimento mais resolutivo, reduziu o número de pessoas que ficavam nas filas de madrugada e tornou a população mais consciente.
Ponto(s)