20 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO II: Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada 

 

TÍTULO: APERFEIÇOAMENTO DO ACOLHIMENTO DA EQUIPE NA UNIDADE BÁSICA DE SAUDE ASA BRANCA  

ESPECIALIZANDO: DIOELIS LEYVA BARRIENTOS   

ORIENTADOR:ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO 

 

O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização -PNH e consiste em uma postura ética que implica na escuta das queixas e demandas dos usuários, no reconhecimento do seu protagonismo no processo saúde/doença e na responsabilização pela resolução das questões demandadas (BRASIL,2010). 

Segundo Shimazaki; Castro (2006, p.134): O acolhimento promove maior organização dos serviços de saúde, uma vez que permite a classificação dos indivíduos conforme os riscos e viabiliza a utilização da agenda, com consequente organização da demanda espontânea e programada.  

Nesta perspectiva optou-se por trabalhar neste tema, devido sua importância como ferramenta no trabalho, na medida em que traz benefícios e satisfação aos profissionais e usuários, além de direcionar as atividades a serem desenvolvidas nas unidades Básicas de Saúde. 

Na minha unidade de saúde, o acolhimento com classificação de risco não está sendo feito corretamente, apresentamos muita dificuldade na hora de acolher aos pacientes,uma vez que é realizado por pessoas não capacitadas, o que traz consigo que os pacientes não sejam orientados adequadamente, tendo assim  muitos problemas nos atendimentos da demanda espontânea no momento da classificação  dos pacientes, conforme  o risco do estado  de saúde em que se encontra. 

Para melhorar isso fizemos uma reunião de equipe com a participação da diretora da unidade para expor o objetivo do trabalho e solicitar a colaboração de todos, assim como planejar as ações a fim de melhorar o acolhimento com classificação de risco.  

-O acolhimento com classificação de risco apenas será feito pelo profissional de saúde capacitado.   

-Reservar um local acolhedor para a recepção dos pacientes. 

-Dar uma boa orientação aos pacientes desde o primeiro momento que o usuário procure a unidade de saúde. 

-Promover atividades que fundamentem a orientação a respeito do acolhimento e dada aos pacientes. 

Depois da reunião a diretora e a equipe da UBS compreendeu a importância de serem realizadas os atendimentos de acolhimento porprofissional de saúde capacitado, o que contribuirá para o aprimoramento do atendimento aos usuários de saúde de acordo com os princípios de integralidade, equidade e universalidade.  

É válido ressaltar que nesta microintervenção nossa Unidade de Saúde aumentou os conhecimentos para a melhora do acolhimento pela equipe, alcançando assim uma assistência de saúde de melhor qualidade aos usuários, de modo a se consolidar cada vez mais os princípios do Sistema Único de Saúde.  

 

Referências 

  

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Humanização. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 

  

CASTRO, A. J. R.; SHIMAZAKI, M. E. Protocolos clínicos para unidades básicas de saúde. Belo Horizonte: editora Gutenberg, 2006.240 p. 

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