14 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO III: Planejamento reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério

 

Micro Intervenção Planejamento Familiar

 

    Planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos e também a prevenir a gravidez indesejada.

    Em nossa UBS promovemos ações educativas para homens e mulheres sobre a decisão de ter ou não ter filhos como a idade sendo a idade entre 25 e 29 anos, a idade de menor risco de complicações na gravidez entre ouras (MOURA; SILVA, 2005).

    Em nossa UBS há métodos contraceptivos para oferecer a população com o objetivo de prevenir as infecções sexuais transmissíveis (IST) e prevenir a gravidez não desejada como contraceptivos orais e injetáveis, até para mulheres no período do aleitamento materno, e também contraceptivos de barreira (preservativo masculino e feminino), também fazemos consulta de planejamento familiar toda semana.

     Cada profissional de nossa equipe de saúde discute questões relacionadas a diversidade sexual com a população sobre a prevenção de IST como HIV, Hepatite viral B entre outras, estas atividades são cada mês.Também murais com informação sobre estas questões são colocados enfrente da UBS.

     Em cada caso diagnosticado com HIV se realiza um diagnostico urgente e encaminhamento imediato para os serviços especializados em tratar esta doença. Em cada caso diagnosticado com IST se trabalha de forma unida realizando uma adequada notificação e tratamento de cada pessoa afetada.

      Em as diversas comunidades se realizam atividades sobre temas sexuais, gravidez, idosos, sempre priorizando o grupo da adolescente por ter uma maior incidência de IST nesta idade.

      Em nossa comunidade devido a suas características geográficas é difícil a busca ativa de gravidez. Nossa UBS realiza um acolhimento adequado de cada grávida que deseja fazer seu pré-natal em nosso serviço de saúde, já que não tem serviço privado de saúde em nosso município, e em alguns casos para as grávidas é difícil realizar pré-natal em nossa unidade devido morarem em lugares distantes.Nós tratamos de ter controle todas as grávidas de nossa comunidade.

      Depois de iniciada a gestação é que a grávida começa sua atenção pré-natal e é atendida pelo médico e pelo enfermeiro adequadamente, se preenche a caderneta em cada consulta, e na primeira consulta são indicados todos osexames complementares que posteriormente são avaliados.

     As grávidas com IST são notificadas e recebem tratamento de acordo a doença que sofre, ela e seu parceiro são tratados.Em cada consulta pré-natal são tratados temas referentes a nutrição da grávida assim como levar um estilo de vida melhor, alem de ser avaliadas em consulta de Nutrição.

Quando a gravidez chega ao terceiro trimestre se informa em cada consulta a importância de retornar depois do parto para o seguimento do puerpério e do recém-nascido, e orientamos a importância do aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses de vida do bebê.

     Em nossa UBS temos uma boa organização para a realização das consultas de planejamento familiar pela nossa equipe de trabalho, também de toda nossa equipe ter a melhor disposição para fazer essas consultas cada dia melhores. Também trabalhamos para diminuir a gravidez na adolescência e para aumentar o número de homens que assistam as consultas de planejamento familiar.

    Denomina se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens até 21 anos que encontras-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida (adolescência). Este tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. (GUIMARÃES, 2001)

      A adolescência já é uma fase complexa da vida além dos hormônios, que nessa etapa afloram causando as mais diversas mudanças no adolescente, outros assuntos preocupam e permeiam as mentes dos jovens como continuar nas escolas, vestibular, profissão entre outras. A gravidez por sua vez também é uma etapa complexa da vida. Ter um filho requer desejo tanto do pai quanto da mãe, mais não só isso. Atualmente com problemas como a instabilidade econômica e a crescente violência, são necessáriasalem de muita consciência e responsabilidade um amplo planejamento. Quando isso não acontece a iminência de acontecerem problemas é muito alta. (CAMPOS,  2000)

      O problema da gravidez na adolescência esta melhorando com a introdução da sexualidade em escolas, mais ainda continua sendo um problema para a saúde.

     Nossa equipe se reuniu com um grupo de adolescentes acompanhados por seus pais. Nesse grupo tinham várias adolescentes grávidas, para levar a cabo nosso microintervençã. Nesse encontro se analisaram fatores de risco da gravidez precoce assim como é uso de métodos contraceptivos para prevenir a gravidez na adolescência com a participação de todos para reduzir o número da incidência destes casos.

     Com este relato nossa equipe aprendeu que a grande maioria destas adolescentes grávidas não tinham o conhecimento necessário sobre o tema da gravidez precoce ademais de ter pouco uso ou quase ninguém dos contraceptivos para evitar a gravidez acompanhado da pouca informação por parte da família sobre  nestes temas.

     Entre os desafios encontrados neste trabalho temos fazer diferentes ações de prevenção e promoção em escolas e nas diferentes comunidades com é objetivo de diminuir o numero de gravidez precoce.

      Com a realização deste trabalho o que mais gostei foi a participação de toda nossa equipe de saúde presente em todo momento para colaborarem na realização desta tarefa. Não gostei da pouca participação de adolescentes que foram citados pela equipe para nossa palestra ademais do pouco entusiasmo por parte de adolescentes em conhecer mais sobre este tema.

      Para que nossa intervenção seja melhor nos necessitamos fazer mais ações encaminhadas para melhoria do conhecimento de adolescentes sobre o tema de gravidez precoce, também fazer palestras educativas sobre este tema em escolas e diferentes comunidades.Também realizar atividades educativas com é objetivo de promover é uso de preservativo em adolescentes para assim prevenir a gravidez precoce e as IST.

      Como reflexão se pode dizer que a gravidez precoce afeta a toda a sociedade e todos devemos lutar juntos (pais e profissionais) todos os dias para diminuir a incidência da gravidez na adolescência assim como prevenir também as infecções sexuais transmissíveis.

 

REFERÊNCIAS

  • Moura ERF, Silva RM. Competência profissional e assistência em anticoncepção. Cad Saúde Pública. 2005
  • GUIMARÃES, E. B. Gravidez na adolescência: fatores de risco. In: Saito, M.I. & Silva, E.V. Adolescência – Prevenção e Risco. São Paulo, Atheneu, 2001.
  • CAMPOS, M. A. B. Gravidez na Adolescência. A imposição de uma nova identidade. Atual, 2000.

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)