7 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

 

TÍTULO: Cuidar da sua pressão e cuidar do seu cora­çao

 

ESPECIALIZANDO: ONIX FERIA MARTINEZ

 

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Sou Onix Feria Martinez, trabalho no Município de Arauá, cidade pertencente ao Estado de Sergipe, localizado nas proximidades da BR 101. Exerço a função de Médico da Atenção Básica incorporado na terceira equipe na qual é composto por cinco Agentes Comunitário de Saúde, uma Enfermeira e uma Técnica de Enfermagem. A assistência se dá a quatro micro-áreas habitadas na zona rural distante da cidade, com uma densidade da população de 781 famílias e uma  estimativa de 1.523 pessoas.

Para atender as demandas desta micro intervenção foi realizado uma reunião com um objetivo auto-avaliativo através do instrumento AMAQ, tendo como intenção avaliar e qualificar diversos aspectos de transporte, infraestrutura, insumos médicos e de enfermagem, assim como o trabalho realizado por toda equipe. Vale ressaltar àqueles pontos em que se necessita uma melhor participação de toda equipe de saúde. Para traçar um plano de ação que seja capaz de melhorar e resolver os pontos acima citados, é necessário um processo de trabalho interativo feito por todos os componentes da equipe.

A reunião foi realiza no posto matriz de Casa Caiada com toda Equipe de Saúde, utilizou-se como médio auxiliar um mapa e um computador com os pontos discutidos e outorgando uma pontuação em um alcance de (zero a dez) para cada um dos pontos discutidos. Ainda em questão saliento que, dos quatro Postos de Saúde três estão em escolas publicas do município e o atendimento é um pouco complexo, no entanto é valorizado a execução da ação de cada profissional  para que se possa analisar o cumprimento da real necessidade da comunidade, ouviu-se a opinião de cada individuo.

Foram muitos os parâmetros analisados dos quais são muitos que dependem das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura, outros dependem do trabalho da equipe, então, foram selecionados o aumento das enfermidades crônicas não transmissíveis, como a hipertensão arterial. Essa doença tem uma grande prevalência nestas comunidades, no entanto nossa equipe elaborou estratégias de intervenção para diminuir os fatores de risco que provocam esta enfermidade assim como, os usuários dependentes de medicamentos anti-hipertensivos o consumam com doses regulares conforme a necessidade que precisa.

Para alcançar tudo foi determinado a precisão e forma de atuação de cada um dos integrantes da nossa equipe desde os agentes comunitários de saúde que esta no dia a dia junto a comunidade até o médico, mediante a promoção de saúde em palestras orientando cada usuário o que é hipertensão arterial que riscos traz para sua vida, como fazer para se prevenir, como fazer para melhorar, como fazer para conviver com a enfermidade sem que o individuo continue a exercer suas atividades sem fracioná-las.

 

A seguir, apresento a matriz de intervenção proposta pela equipe:

 

MATRIZ DE INTERVENÇÃO

Descrição do padrão: A equipe de atenção básica reúne-se com a comunidade para desenvolver ações conjuntas e debater os problemas locais de saúde, o planejamento da assistência  prestada e os resultados alcançados.

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: A equipe não desenvolve ações conjuntas com a comunidade que não participa nas decisões de saúde da área descrita.

Objetivo/meta: maior participação da comunidade nas ações de planejamento da equipe para conhecimento dos resultados alcançados

Estratégias para alcançar os objetivos /metas

Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução)

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

Prazos

Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados

Formação de conselho tutelar

 de saúde  

Comparecer as reunioes da associação de moradores,

Igrejas e orgs

 Para lançar propostas do conselho local de saúde

Oficio, comunicado  solicitando  autorização para participar das reunioes

Adesão de de membros da comunidade de forma a agregar atoes sociais relevantes na área  

Enf /Marta e agentes comunitários de saúde

60 dias

Ata de abertura de concelho.

Exposição de resultados pactuados junto a a comunidade.

Divulgar na sala de espera, reuniões com a comunidade exposição em flanelógrafo.   

Painel com indicadores, panfletos para distribuir nas reuniões.

Sociedade civil organizada conhecendo os resultados alcançados pela unidade

Gerente da

 unidade

Um

mês

Boletins informativo

 a cada 60 dias

 

 

Em mia area de saude as principais dificultades para a identificacao e tratamento dessas doencas sao o baxio nivel cultural e as condicoes de vida dessas cominidades. Para que nossa equipe trabalhando juntos nos deram a tarefa de alcancar cada usuario para criar assim uma cultura que seia capaz de alcancar uma melhora significativa  nas vidas de cada um de nossos usuarios com doencas cronicas nao trasmisevel como hipertencao, para disminuir assim e numero de usuarios que assistem as posto cada dia.

 

 

 

Referências

 

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica: AMAQ. Brasília : Ministério da Saúde, 2017.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)