Titulo. Acompanhamento dos pacientes diabeticos na UBS Liberdade, Boa Vista, Roraima
Especializando Dra. Aylema Salgado Dominguez
Orientador Pedagógico. ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), tem como objetivo principal incentivar as equipes a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população e propõe um conjunto de estratégias e avaliação do serviço, trabalhando com a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica – AMAQ (BRASIL, 2017).
Para estabelecermos qual seria a microintervenção a ser realizada, foi feita uma avaliação com base na AMAQ.
A minha equipe se reuniu e respondemos a AMAQ. Levantei alguns pontos problemáticos em que poderíamos intervir sem a necessidade de envolver outras partes.
Conversei com a enfermeira e os agentes comunitários de saúde -ACS sobre quais pontos eles achavam mais problemáticos e que seriam possíveis de resolução, e que teriam bom retorno aos usuários.
Ao avaliarmos a dimensão gestão municipal, subdimensões implantação e implementação da atenção básica no município, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde, gestão do trabalho e participação, controle social e satisfação do usuário não identificamos grandes problemas.
Já na dimensão Unidade Básica de Saúde, subdimensão infraestrutura e equipamentos e subdimensão insumos, imunobiológicos e medicamentos evidenciamos que existem deficiências porque a unidade não cumpre com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é uma casa adaptada. Porém não tem consultórios com banheiros, nem para higienizar as mãos, em meu caso, tenho que sair para fazer esse procedimento e os consultórios são pequenos com pouca ventilação, o que pode facilitar a propagação de doenças infectocontagiosas.
No tocante à prática de educação permanente, nos dedicamos a realizar reuniões para tratar dos assuntos da atenção básica, todos os problemas passam a ter uma certa prioridade em sua resoluções.
No que diz respeito à atenção à saúde integral, observa-se que realializamos ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças e realizamos os acompanhamentos dos usuários. Porém, ainda há o que sistematizar no processo de trabalho.
Nesse sentido, foi constatado que temos muitas falhas, porém aquelas que mais chamaram atenção para toda a equipe foi a ausência de acompanhamento sistematizado a pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.
Sendo assim, elaboramos a seguinte matriz de intervenção:
Descrição do padrão: A equipe de Atenção Básica organiza a atenção às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco. |
Descrição da situação – problema: A equipe de Atenção Básica não organiza a atenção às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco. |
Objetivo/ meta: ampliação do cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.Estratégias para alcançar os objetivos/metas: 1- Criar livro ata para acompanhamento à saúde das pessoas com Diabetes, Hipertensão, e obesidade; realizar consultas periódicas a esses pacientes; estimular à prática de atividades física na população e estimular a perda de peso.Atividades a serem desenvolvidas: realizar cálculo do risco cardiovascular, controle dos níveis pressóricos e/ou glicêmicos, avaliação antropométrica, verificar a adesão e resposta ao tratamento; criar grupos de caminhadas ou de em lugares públicos do município.Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: profissionais da UBS, materiais impressos.Resultados esperados: Prestar uma assistência de qualidade ao usuário, estimular a adesão aos hábitos de vida saudáveis; identificar e orientar quanto à prevenção aos riscos de agravos cardiovasculares, garantir o acompanhamento periódico de saúde a esses pacientes.Responsáveis: Equipe de saúdePrazos: ContínuoIndicadores: percentual de pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade cadastrados e acompanhados na UBS; melhora na estratificação de risco cardiovascular, criação de grupo de atividade física. |
Além disso, criamos uma tabela para registro do monitoramento dos indicadores relacionados aos atendimentos realizados por médico e enfermeiro da equipe ao longo do tempo. A avaliação dos dados será colocada na tabela com frequência mensal para melhor estudo dos dados sobre os atendimentos na região.
INDICADORES |
MAIO |
JUNHO |
JULHO |
AGOSTO |
SETEMBRO |
Média de atendimento do MÉDICO(por habitante) |
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Média de atendimento da ENFERMEIRO(por habitante) |
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Com a AMAQ, a equipe se empoderou de mecanismos de auto avaliação que propicia entre outras coisas a autoanalise, autogestão, fomentando a reorganização do processo de trabalho.
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica – PMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2017
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