6 de agosto de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos
 

Titulo. Acompanhamento dos pacientes diabeticos na UBS Liberdade, Boa Vista, Roraima

Especializando Dra. Aylema Salgado Dominguez

Orientador Pedagógico. ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), tem como objetivo principal incentivar as equipes a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população e propõe um conjunto de estratégias e avaliação do serviço, trabalhando com a Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica – AMAQ (BRASIL, 2017).

Para estabelecermos qual seria a microintervenção a ser realizada, foi feita uma avaliação com base na AMAQ.

A minha equipe se reuniu e respondemos a AMAQ. Levantei alguns pontos problemáticos em que poderíamos intervir sem a necessidade de envolver outras partes.

Conversei com a enfermeira e os agentes comunitários de saúde -ACS sobre quais pontos eles achavam mais problemáticos e que seriam possíveis de resolução, e que  teriam bom retorno aos usuários.

Ao avaliarmos a dimensão gestão municipal, subdimensões implantação e implementação da atenção básica no município, organização e integração da Rede de Atenção à Saúde, gestão do trabalho e participação, controle social e satisfação do usuário não identificamos grandes problemas.

Já na dimensão Unidade Básica de Saúde, subdimensão infraestrutura e equipamentos e subdimensão insumos, imunobiológicos e medicamentos evidenciamos que existem deficiências porque a unidade não cumpre com os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde, é uma casa adaptada. Porém não tem consultórios com banheiros, nem para higienizar as mãos, em meu caso, tenho que sair para fazer esse procedimento e os consultórios são pequenos com pouca ventilação, o que pode facilitar a propagação de doenças infectocontagiosas.

 No tocante à prática de educação permanente, nos dedicamos a realizar reuniões para tratar dos assuntos da atenção básica, todos os problemas passam a ter uma certa prioridade em sua resoluções.

No que diz respeito à atenção à saúde integral, observa-se que realializamos ações voltadas para a promoção da saúde e prevenção de doenças e realizamos os acompanhamentos dos usuários. Porém, ainda há o que sistematizar no processo de trabalho.

Nesse sentido, foi constatado que temos muitas falhas, porém aquelas que mais chamaram atenção para toda a equipe foi a ausência de acompanhamento sistematizado a pacientes com doenças crônicas não transmissíveis.

Sendo assim, elaboramos a seguinte matriz de intervenção:

Descrição do padrão: A equipe de Atenção Básica organiza a atenção às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco.
Descrição da situação – problema: A equipe de Atenção Básica não organiza a atenção às pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade com base na estratificação de risco.
Objetivo/ meta: ampliação do cuidado a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
Estratégias para alcançar os objetivos/metas: 1- Criar livro ata para acompanhamento à saúde das pessoas com Diabetes, Hipertensão, e obesidade; realizar consultas periódicas a esses pacientes; estimular à prática de atividades física na população e estimular a perda de peso.
Atividades a serem desenvolvidas: realizar cálculo do risco cardiovascular, controle dos níveis pressóricos e/ou glicêmicos, avaliação antropométrica, verificar a adesão e resposta ao tratamento; criar grupos de caminhadas ou de em lugares públicos do município.
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: profissionais da UBS, materiais impressos.
Resultados esperados: Prestar uma assistência de qualidade ao usuário, estimular a adesão aos  hábitos de vida saudáveis; identificar e orientar quanto à prevenção aos riscos de agravos cardiovasculares, garantir o acompanhamento periódico de saúde a esses pacientes.
Responsáveis: Equipe de saúde
Prazos: Contínuo
Indicadores: percentual de pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade cadastrados e acompanhados na UBS; melhora na estratificação de risco cardiovascular, criação de grupo de atividade física.

Além disso, criamos uma tabela para registro do monitoramento dos indicadores relacionados aos atendimentos realizados por médico e enfermeiro da equipe ao longo do tempo. A avaliação dos dados será colocada na tabela com frequência mensal para melhor estudo dos dados sobre os atendimentos na região.

 

INDICADORES
 MAIO
JUNHO
JULHO
AGOSTO
SETEMBRO
Média de atendimento do MÉDICO
(por habitante)
 
 
 
 
 
Média de atendimento da ENFERMEIRO
(por habitante)
 
 
 
 
 

Com a AMAQ, a equipe se empoderou de mecanismos de auto avaliação que propicia entre outras coisas a autoanalise, autogestão, fomentando a reorganização do processo de trabalho.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica – PMAQ. Brasília: Ministério da Saúde, 2017

 

 

 

 

 

 

 

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