Microintervenção II: O acolhimento Norteando as Práticas da Equipe
ESPECIALIZANDO: ALYSSON ALDINO DE ALMEIDA SANTANA
ORIENTADORA: JULIANA FERREIRA LEMOS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Unidade Lagoa Seca, Areia Branca, Sergipe, possui cerca de 2.465 pacientes cadastrados, cobrindo uma área de cerca de 674 famílias, de classe baixa. Atualmente a UBS possui um médico, uma enfermeira, uma auxiliar de enfermagem, sete Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e um auxiliar de serviços gerais. São realizadas, por dia, cerca de 30 atendimentos médicos, 10 a 15 atendimentos com enfermeira, e 13 com auxiliar de enfermagem.
A segunda microintervenção deu-se fundamentada no acolhimento norteando as práticas da equipe. Foi selecionada a partir da reunião o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento como tema base.
A reunião se deu dia 04 de maio de 2018 as 16 horas na Unidade de Saúde Lagoa Seca, com a presença de todos os profissionais de saúde. Foi discutido com a equipe quais eram as potencialidades e as dificuldades quanto ao acolhimento e o quanto era importante seguir os princípios do SUS sobre o acolhimento, tanto na demanda espontânea quanto na programada.
Sobre este tema foi apresentado algumas informações obtidas no material da Especialização em Saúde da Família – PEPSUS, foi feito um resumo e apresentado a equipe de saúde, para que os profissionais fizessem um comparativo entre os princípios do SUS e a forma de atuação na Unidade de Saúde Lagoa Seca.
Sabendo que a saúde é um direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que objetivem a redução do risco de doença e demais agravos, verifica-se que a Atenção Primária a Saúde deve promover o acesso universal e igualitário aos indivíduos da comunidade, sendo que alguns de seus objetivos são a promoção, proteção e recuperação da saúde da comunidade (LIMA, 2003).
Foram apresentados a equipe os conceitos, princípios e diretrizes do SUS, de modo que o princípio em suma é o que serve de base a alguma coisa. E base é base filosófica, cognitiva, ideológica. No SUS, servem de base ao sistema de saúde e representam os valores de luta que sustentam o sistema. O SUS tem três princípios universalidade; equidade e integralidade (BRASIL, 2000).
Quanto ao acolhimento o primeiro contato é importantíssimo, pois se refere ao fato de ser o ponto de entrada mais fácil e próximo do usuário para os serviços de um sistema de saúde, portanto, a acessibilidade advoga por um local de atendimento próximo e que não prejudique ou atrase o diagnóstico e as intervenções necessárias para se resolver um determinado problema de saúde (BRASIL, 2003).
A integralidade diz respeito a ações de saúde que devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para a prevenção, a promoção, a cura e reabilitação. Os serviços de saúde devem funcionar atendendo o indivíduo como um ser humano integral submetido às mais diferentes situações de vida e trabalho, que o leva a adoecer ou a morrer (BRASIL, 2000).
A coordenação está ligada a disponibilidade de informação no que tange aos problemas de saúde e dos serviços prestados, cite-se algumas ferramentas que dizem respeito a coordenação como os prontuários eletrônicos, sistemas informatizados de saúde, de regulação, e etc. (BRASIL, 2003).
Também foi tratado sobre o enfoque comunitário que diz respeito a forma com que a Estratégia de Saúde da Família interage com a comunidade, como a mesma está inserida, como é feito o seu acolhimento.
Após estas abordagens apresenta-se o plano de intervenção.
Descrição do padrão: Acolhimento norteando as práticas da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Unidade Lagoa Seca, Areia Branca, Sergipe |
Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: acolhimento mal executado, não atingindo aos objetivos de excelência da unidade de saúde |
Objetivo/meta: Treinar a equipe de saúde para aperfeiçoar o acolhimento. |
Estratégias para alcançar os objetivos/metas |
Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução) |
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades |
Resultados esperados |
Responsáveis |
Prazos |
Mecanismo e indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
Apresentação da Intervenção através de Reunião sobre o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Reunião com a equipe apresentando os conceitos sobre aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento. |
Humanos: Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: Instrutivo UFRN – AVA. |
Aceitação da equipe para a intervenção acerca do aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico |
07 dias; |
Relatório de aceitação; |
Agendamento de treinamentos com a equipe |
Agendar o treinamento com a equipe no sentido de orientá-los sobre aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: Instrutivo UFRN – AVA |
Entendimento dos profissionais da UBS sobre o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico e enfermeiros |
07 dias |
Agenda e relatório de execução |
Treinamento |
Reunir o pessoal da UBS para treinamento sobre aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: Caderno do SUS (BRASIL, 2000) |
Aprendizagem sobre o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico e enfermeiros |
14 dias |
Relatório de aprendizagem |
Execução das ações |
Palestras, orientações, rodas de conversa, entre outras medidas no intuito de aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: pacientes, Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos. Materiais: apresentações, folhetos, cartazes, entre outros. |
Compreensão sobre as principais características para o aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Médico Enfermeiros, ACSs, Auxiliares, Administrativos. |
15 dias |
Questionário, relatórios |
Monitoramento |
Verificação junto aos pacientes e recursos humanos da unidade se os conceitos foram assimilados e estão sendo aplicados acerca do aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Humanos: pacientes, Médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, ACSs, administrativos.
|
Conhecimento acerca do aperfeiçoamento da equipe para implantar o acolhimento |
Paciente Médico Enfermeiros, ACSs, Auxiliares, Administrativos. |
14 dias |
Relatórios e questionários |
Após todas estas abordagens junto a equipe sobre o acolhimento norteando as práticas da equipe acredita-se que o acolhimento na Unidade de Saúde será executado de forma a observar os princípios trabalhados. É interesse da qualidade da atenção disponibilizada ao usuário que este acolhimento seja o melhor possível, até mesmo para estreitar os laços entre usuários da atenção básica e equipe de saúde demonstrando que de fato a Unidade de Saúde está a disposição dos mesmos.
Referências Utilizadas:
BRASIL. Sistema Único de Saúde: princípios e conquistas. Brasília: Ministério da Saúde, 2000.
BRASIL. Legislação do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
LIMA, Luciana Dias. O Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e lógica organizativa; avanços e desafios. Fundação Oswaldo Cruz, 2003.
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