30 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: AÇÕES PARA MELHORAR OS CUIDADOS DE SAÚDE MENTAL NA UBS MARIETA SOUZA ANDRADE (SE)

ESPECIALIZANDO: REINIER TURINO NAVAS

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

   O campo de intervenção das Equipes de Atenção Básica é composto por pessoas, famílias e suas relações com a comunidade e com o meio ambiente. Nesse contexto, a Estratégia Saúde da Família amplia seu escopo na saúde mental, antes restrito à família, ao tratamento medico (medicamentoso) e a internação psiquiátrica (AOSANI; NUNES, 2013).

   Os problemas mais comuns de saúde mental são de alta prevalência nos territórios de saúde de todo o Brasil, por tal motivo minha equipe de saúde da família, em conjunto, fez uma reunião para melhorar a atenção e o acompanhamento dos usuários de saúde mental no município, onde a elevada quantidade de usuários em uso de psicotrópicos de forma irregular possui influência do baixo nível de escolaridade e são grandes desafios a serem solucionados, alem de tratamentos psiquiátricos descontinuados e realizados de forma incorreta e sem acompanhamento pela Atenção Básica (AB).

   A equipe, muito motivada, criou uma planilha de saúde mental para garantir o maior controle dos usuários. A primeira coisa que foi feita foi a revisão das fichas de atendimento para a identificação de casos novos, a frequência dos usuários a consulta medica, a supervisão de casos já inicialmente conhecidos em uso de medicações ou não, principais medicamentos psicotrópicos prescritos, adesão ao tratamento e o tempo de duração dos mesmos alem dos usuários encaminhados aos profissionais de nível superior da equipe, aqueles não tratados ou desestabilizados, onde se explico o papel fundamental do Agente Comunitário de Saúde (ACS) para a consequente identificação, encaminhamento e acompanhamento através das visitas domiciliares na comunidade.

 

Ficha: Acompanhamento (Usuários de Psicotrópicos)/UBS Marieta Souza Andrade

 

Nome e Sobrenome

Endereço

Idade

Sexo

Agente de Saúde

Medicamento ou Droga

Posología

Seguimento pelo CAPS

Seguimento pelo NASF

Obsevações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

   A rede de Saúde Mental do município não conta com o serviço dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), mas tem os Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços atuando de forma integrada com as equipes de Saúde da Família e garantindo a atenção dos usuários, o psicólogo trabalha de segunda feira ate sexta feira mais o Especialista em psiquiatria só trabalha duas vezes no mês, ou seja, de 15 em 15 dias com muita demanda. Temos em nossa área uma família uni parental composta pela mãe e o filho, os dois com esquizofrenia, onde a mãe dele não estava querendo acompanhamento e não tomava os remédios, mas através das visitas realizadas pela equipe de saúde, com frequência, conseguimos estabelecer um maior vinculo entre a família e a equipe conseguindo que a usuária retornasse para o acompanhamento com o especialista em Psiquiatria, além do acompanhamento pela equipe da saúde.

   Temos problemas ainda em relação às referencias e contra-referências dos usuários, onde temos usuários que são atendidos na atenção secundária de saúde, mas ainda desconhecidos pela AB, tendo poucos relatos de contra-referência da Psiquiatria, Psicólogos. Além disso, falta preenchimento adequado dos prontuários médicos, falta de diagnostico preciso, e usuários que utilizam medicamentos psicotrópicos por conta própria sem diagnostico definido por períodos muitas vezes maiores que o necessário. Na reunião feita pela equipe com a gestão de saúde do município, foram tomadas ações para melhorar todos os problemas identificados e garantir um atendimento de qualidade, como capacitar as equipes de saúde na temática de saúde mental, maior rigorosidade nas visitas domiciliares, principalmente pelo ACS, para intensificar o controle do tratamento realizado pelos usuários psiquiátricos, aumentar as ofertas de atualização aos profissionais de AB através de grupos de estudos, onde participem os profissionais da UBS junto com o Psiquiatra e o Psicólogo.

   Fizemos ainda um levantamento dos prontuários dos usuários atendidos na UBS, para analisar a integralidade de assistência e adesão ao tratamento prescrito, além de atuar junto a assistência farmacêutica para prover os medicações de uso controlado com disponibilidade, de forma continua na farmácia do município, para garantir que a continuidade dos tratamentos seja mantida alem de palestras na comunidade.

   A interação entre os equipes de saúde da família e o NASF e o CAPS é de fundamental importância para assim garantir uma melhor pratica no manejo e acompanhamento dos usuários psiquiátricos pelos profissionais da Atenção Básica contribuindo a uma melhoria da assistência em Saúde Mental e lograr que o usuário seja melhor assistido em uma rede responsável pelo estabelecimento de um cuidado integral do mesmo.

 

REFERÊNCIAS

AOSANI, T. R.; NUNES, K. G. A saúde mental na atenção básica: a percepção dos profissionais de saúde. Rev. Psicol. Saúde,  Campo Grande, v.5, n.2, p.71-80, 2013.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)