30 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título: Observação na Unidade Básica de Saúde Erinaldo Correia Pereira. 

Para a realização deste trabalho utilizamos o Programa Nacional de Melhoria e de Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) que tem como objetivo incentivar as equipes a melhorar a qualidade dos serviços de saúde aos cidadãos, além da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção ( AMAQ), para definir os principais problemas que afetam à Unidade Básica de Saúde- UBS (Brasil,2017).

A equipe realizou uma reunião para avaliação da Unidade Básica de Saúde-UBS onde foram discutidas as dimensões: Unidade Básica de Saúde, Educação permanente, Processo de trabalho e Atenção Integral à saúde com cada uma das subdimensões. 

Percebemos que existem vários problemas, um dos quais é que a maioria das grávidas inicia o Pré-natal de forma tardia. Decidimos, portanto, realizar a matriz de intervenção sobre esse tópico, com o objetivo de captar as gestantes no primeiro trimestre.

A seguir, segue a matriz de intervenção:

Descrição do padrão: A equipe de Atenção básica realiza captacca das gestantes no primeiro trimestre.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: A equipe de Atenção Básica precisa intensificar a captação das gestantes no primeiro trimestre.

Objetivo-Meta: captar, precocemente, as gestantes no primeiro trimestre para acompanhamento na UBS.

Atividades a serem desenvolvidas: Realizar busca ativa das gestantes durante as visitas domiciliares.

Recursos necessários: equipe de profissionais da UBS. 

Resultados esperados: acompanhamento das gestantes do território da UBS desde o primeiro trimestre.

Responsáveis: equipe da UBS.

Prazo: continuo

Indicadores: índice de acompanhamento pré-natal ocorrendo durante o primeiro trimestre.

Durante a realização da microintervenção, a equipe gostou muito deste trabalho, pois constituiu uma forma de ganhar conhecimentos necessários para os profissionais, o que nós permitirá melhorar nosso desempenho no trabalho diário.

Em nosso trabalho apresentamos dificuldades como a falta de informações, por exemplo, NÃO temos o nunúme exato de gestantes por área que iniciam o Pré-natal precocemente, uma vez que NÃO realizaram a busca ativa durante as visitas domiciliares. A reunião foi momento de estudo e aprendemos mais sobre a nossa Unidade Básica de Saúde. 

Ressaltamos que os resultados obtidos devem ser discutidos na reunião mensal com a equipe de trabalho, a fim observar o que pode ser melhorado para atingirmos uma assistência de qualidade às mulheres grávidas de nosso território.

Com relação,  ao monitoramento dos indicadores do PMAQ, a UBS conta com o prontuário eletrônico, mesmo assim a equipe criou uma planilha física para monitorar o porcentual de recem nascidos atendidos na primeira semana de vida. 

Referências:

Brasil. Ministério da Saúde. PMAQ: manual instrutivo para as equipes de Atenção Básica e NASF. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)