TÍTULO: ACOLHIMENTO À DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA NA UBS JADER DE FARIAS EM BREJO GRANDE (SE)
ESPECIALIZANDO: RAUL ENRIQUE GARCIA BAUZA
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
Para haver um acolhimento de qualidade em qualquer serviço de saúde, seja hospitalar ou em nível de atenção básica, é preciso enfrentar inúmeras dificuldades que existem e outras que surgem diariamente, acolher a população é uma tarefa bastante difícil para os profissionais, principalmente quando se trata de pessoas doentes, o trabalho de conscientização da população e bastante importante pois evita que eles não fiquem chateados com a equipe caso ele não seja atendido, criando um elo entre a população e a unidade básica de saúde .
Com o crescimento populacional das cidades consequentemente aumenta a busca pelos serviços de saúde, desta forma, o problema de acesso a saúde estaria também ligada a qualidade do modelo de atenção operante nessas unidades é fundamental repensar nos aspectos de organização do processo de trabalho, gestão, planejamento e construção dos novos saberes em gestão de saúde.
O acolhimento e apresentado como a diretrizes de maior relevância ética, estética e política. Ética, por se palpar no reconhecimento da subjetividade do usuário, estética quando propõem a dignificação da vida e do viver, e política pelo fato de implicar o compromisso coletivo de envolvimento no processo de produção de saúde. O acolhimento na política nacional de humanização, não se resume a ações isoladas e pontuais como uma recepção confortável, uma triagem administrativa ou um bom encaminhamento para os serviços especializados. Ele deve ser atravessado por processos de responsabilização buscando a criação de vinculo a partir da escutar de problemas, troca de informações, reconhecimento de direitos e deveres, e decisões que possibilita intervenções eficazes em trono das necessidades dos usuários dos serviços de saúde. O acolher deve possibilitar a abertura para recepção das demandas dos usuários visando encontro entre o sujeito a ser cuidado e o trabalhador da saúde. Acolher e um compromisso de resposta as necessidades dos cidadãos que procura os serviços de saúde.
Para que o atendimento seja presente e recorrente nas unidade de saúde, e preciso que tenha contato direto e vinculo estreito com as equipe de saúde para que seja discutido a forma como esta sendo implantado, com empatia, saber qual e o caminho que o paciente esta percorrendo dentro da unidade, ou seja como ele chega, como e recepcionado, quem o recepciona, oriente e instruir, para onde tem que ir depois do atendimento, enfim todas essas práticas resulta em um atendimento rápido e eficaz e consequentemente, melhorando a qualidade no atendimento e refletindo no bem esta do paciente.
O desafio do profissional que trabalha em uma unidade básica de saúde é aumentar a qualidade do atendimento visando o bem-estar da população, usando como exemplo a unidade básica de saúde onde trabalho, a equipe desenvolveu um cronograma estratégico buscando atender da melhor forma a população, onde encaixamos os programas descritos pelo ministério da saúde como.
Com essas medidas consegui um agendamento mais confortável, desafogar as filas existentes. E proporcionar atendimento de melhor qualidade para a demanda espontânea reduzindo a espera para o atendimento. O paciente ao chegar à unidade, a equipe acolhe, avalia e encaminha para a sala correspondente de acordo com necessidade do mesmo. O atendimento pode ser tanto para o consultório médico, de Enfermagem ou Odontológico. Eu tenho que acrescentar que todos os dias de serviço um por cento dos pacientes tem doenças que precisam ser tratadas naquele momento e não podem esperar. Outro ponto em que trabalhamos é priorizar o retorno aos pacientes que realmente precisam.
Os resultados alcançados com essas novas medidas foi reduzir o máximo de agendamentos de consultas, não retardar o atendimento ao paciente e consequentemente seu tratamento criando um elo entre profissional e paciente implantando o modelo multidisciplinar. É válido frisar que mesmo em dias de programas agendados, o publico que procura a unidade recebe atendimento.
Implantar medidas mesmo que sejam benéficas para o bem da população encontra algumas resistências tanto por parte de paciente como dos profissionais. O trabalho do profissional da saúde além de promoção e prevenção, é o trabalho de forma educativa, avaliativa, de diagnóstico e terapêutica buscando sempre o melhor para comunidade e a população em geral.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília: Ministério da Saúde, 2013.