29 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

                                                                                  

 

TITULO: PERFEIÇOANDO O NOSSO TRABALHO… AVALIAÇÃO PMAQ

ESPECIALIZANDA: DRA. ANELLY ARENCIBIA CABRERA

ORIENTADOR:ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

 

 

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) é considerado a principal estratégia indutora de mudanças nas condições e modos de funcionamento das unidades básicas de saúde-UBS (BRASIL, 2017).

A criação do PMAQ esteve atrelada ao desenvolvimento de um processo avaliativo denominado Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica – AMAQ, o qual auxilia no planejamento das ações da equipe. (BRASIL, 2017).

Realizamos a autoavaliação com o objetivo de conhecer as fragilidades e potencialidades dos serviços prestados à população..

Neste relato vou destacar minha experiência na observação da unidade básica de saúde e os conhecimentos adquiridos nesta fase.

            Para fazer a reunião, primeiramente, comuniquei ao diretor do posto para convocar a toda a equipe. Reunimos todos na sala dos agentes comunitários de saúde para aplicar o autoavaliação do AMAQ.

            O objetivo dessa atividade foi identificar os principais problemas que afetam o acesso e a qualidade do atendimento na Unidade básica de saúde-UBS.

            Foram avaliadas as diferentes dimensões e subdimensão que tem na AMAQ-AB para uma melhor interpretação do nosso processo de trabalho. 

             A dimensão Gestão da Atenção Básica com suas subdimensões: Apoio Institucional, Educação Permanente, Monitoramento e Avaliação pontuou com nota igual a 5. Existe uma certa resistência da minha equipe nos cursos de atualização e qualificação profissional, por se tratar de uma equipe que possui profissionais antigos e com idade mais avançada existe uma barreira na aceitação dessas capacitações, consequentemente, um impacto na atualização do conhecimento e melhoria dos processos de trabalho.

            Outra dimensão analisada foi a de Unidade Básica de Saúde com suas subdimensões: Infraestrutura e Equipamentos, Insumos, Imunobiológicos e medicamentos sendo a subdimensão Insumos, Imunobiológicos e Medicamentos a que mais apresenta dificuldade. Sendo avaliada com resultado 5,  já que nossa unidade básica tem poucos  medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica, o que, por vezes, causa certa insatisfação nos usuários.

            No que se refere à subdimensão atenção integral à saúde observamos que  a equipe acompanha todas as gestantes do território, realizando consultas alternadas entre médico e enfermeira, mensalmente, até a 28a semana e, quinzenalmente, das 28a a 36a semanas. Além disso,  conseguimos fazer acompanhamento das puérperas e dos recém nascidos na primeira semana de vida, também realizamos consultas de pessoas com hipertensão e diabetes, e regularmente, realizamos ações de saúde nas escolas com o objetivo de promoção da saúde e prevenção de doenças.

 

            Frente a essas dificuldades, realizamos a seguinte matriz de intervenção:

 

Matriz de intervenção:

Descrição do padrão: A unidade básica de saúde tem disponibilidade de medicamentos do componente básico de assistência farmacêutica.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: A unidade básica de saúde não tem disponibilidade de medicamentos do componente básico de assistência farmacêutica.

Objetivo/Meta: Disponibilizar os medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica da unidade.

Estratégias para alcançar os objetivos/metas: Reunião com os gestores municipais.

Atividades a serem desenvolvidas: Exposição do problema aos gestores municipais.

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: Computador, canetas, registro das atividades.

Resultados esperados: Realização da reunião e a longo prazo: melhorar a disponibilidade de medicamentos do componente básico da unidade.

Indicadores: nível de satisfação dos usuários

Responsáveis: Equipe da UBS e gestores municipais.

Prazo: 2 meses

Mediante essa atividade de intervenção, almejamos trazer grandes benefícios para a população. Os benefícios a curto e longo prazo poderá estimular a equipe a se comprometer ainda mais com o acesso e a qualidade da assistência prestada.

 

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ): manual instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

 

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