TITULO: PERFEIÇOANDO O NOSSO TRABALHO… AVALIAÇÃO PMAQ
ESPECIALIZANDA: DRA. ANELLY ARENCIBIA CABRERA
ORIENTADOR:ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) é considerado a principal estratégia indutora de mudanças nas condições e modos de funcionamento das unidades básicas de saúde-UBS (BRASIL, 2017).
A criação do PMAQ esteve atrelada ao desenvolvimento de um processo avaliativo denominado Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade de Atenção Básica – AMAQ, o qual auxilia no planejamento das ações da equipe. (BRASIL, 2017).
Realizamos a autoavaliação com o objetivo de conhecer as fragilidades e potencialidades dos serviços prestados à população..
Neste relato vou destacar minha experiência na observação da unidade básica de saúde e os conhecimentos adquiridos nesta fase.
Para fazer a reunião, primeiramente, comuniquei ao diretor do posto para convocar a toda a equipe. Reunimos todos na sala dos agentes comunitários de saúde para aplicar o autoavaliação do AMAQ.
O objetivo dessa atividade foi identificar os principais problemas que afetam o acesso e a qualidade do atendimento na Unidade básica de saúde-UBS.
Foram avaliadas as diferentes dimensões e subdimensão que tem na AMAQ-AB para uma melhor interpretação do nosso processo de trabalho.
A dimensão Gestão da Atenção Básica com suas subdimensões: Apoio Institucional, Educação Permanente, Monitoramento e Avaliação pontuou com nota igual a 5. Existe uma certa resistência da minha equipe nos cursos de atualização e qualificação profissional, por se tratar de uma equipe que possui profissionais antigos e com idade mais avançada existe uma barreira na aceitação dessas capacitações, consequentemente, um impacto na atualização do conhecimento e melhoria dos processos de trabalho.
Outra dimensão analisada foi a de Unidade Básica de Saúde com suas subdimensões: Infraestrutura e Equipamentos, Insumos, Imunobiológicos e medicamentos sendo a subdimensão Insumos, Imunobiológicos e Medicamentos a que mais apresenta dificuldade. Sendo avaliada com resultado 5, já que nossa unidade básica tem poucos medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica, o que, por vezes, causa certa insatisfação nos usuários.
No que se refere à subdimensão atenção integral à saúde observamos que a equipe acompanha todas as gestantes do território, realizando consultas alternadas entre médico e enfermeira, mensalmente, até a 28a semana e, quinzenalmente, das 28a a 36a semanas. Além disso, conseguimos fazer acompanhamento das puérperas e dos recém nascidos na primeira semana de vida, também realizamos consultas de pessoas com hipertensão e diabetes, e regularmente, realizamos ações de saúde nas escolas com o objetivo de promoção da saúde e prevenção de doenças.
Frente a essas dificuldades, realizamos a seguinte matriz de intervenção:
Matriz de intervenção:
Descrição do padrão: A unidade básica de saúde tem disponibilidade de medicamentos do componente básico de assistência farmacêutica.
Descrição da situação problema para o alcance do padrão: A unidade básica de saúde não tem disponibilidade de medicamentos do componente básico de assistência farmacêutica.
Objetivo/Meta: Disponibilizar os medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica da unidade.
Estratégias para alcançar os objetivos/metas: Reunião com os gestores municipais.
Atividades a serem desenvolvidas: Exposição do problema aos gestores municipais.
Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: Computador, canetas, registro das atividades.
Resultados esperados: Realização da reunião e a longo prazo: melhorar a disponibilidade de medicamentos do componente básico da unidade.
Indicadores: nível de satisfação dos usuários
Responsáveis: Equipe da UBS e gestores municipais.
Prazo: 2 meses
Mediante essa atividade de intervenção, almejamos trazer grandes benefícios para a população. Os benefícios a curto e longo prazo poderá estimular a equipe a se comprometer ainda mais com o acesso e a qualidade da assistência prestada.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa nacional de melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica (PMAQ): manual instrutivo. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.
Ponto(s)