29 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TITULO: Observação na Unidade Básica de Saúde do Municipio Santana do São Francisco.

Aluno:Dra. Marise Martinez Masso.

Orientadora:Romanniny Hevillyn Silva Costa.

 

 Os serviços de saúde visam promover, restaurar e manter a saúde da população, sendo assim a atenção básica surgiu como estratégia de organização do sistema no âmbito individual e coletivo, a fim de desenvolver ações que possibilitem a promoção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e reabilitação, melhorando a qualidade de vida da população atendida (BRASIL, 2017a).

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde (BRASIL, 2017a).

A atenção básica se caracteriza por um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletiva, que abrange promoção e proteção de grupos vulneráveis, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde como o objetivo de desenvolver a atenção integral (BRASIL, 2017a).

As ações na UBS podem ser de demanda espontânea, mas também cumpre com a ação de demanda programada que são voltadas para o atendimento a grupos e situações de risco especiais para a saúde, como planejamento familiar, pré-natal, puericultura, diagnóstico precoce de câncer, atenção ao idoso, hipertensão arterial, Diabetes Mellitus, Tuberculose e Hanseniase, dentre outras ações como visitas domiciliares (BRASIL,2017a).

Será relatado, portanto, a experiência que foi para a equipe trabalhar com um material que é recurso-chave para ampliar e priorizar a atenção com base na análise das necessidades de saúde da população, a fim de que nossa equipe trabalhe para um melhor atendimento e atenção de saúde na comunidade.

O material utilizado foi o manual da AMAQ (Auto avaliação do acesso e da Qualidade da Atenção Básica), processo de avaliação da melhoria dos serviços de saúde (BRASIL, 2017b).

Nosso objetivo é que a equipe ofereça aos usuários serviços de qualidade, potencializando as ações e indicadores de saúde, reforçando o vínculo e segurança dos usuários. 

Assim, foi convocada uma reunião para fazer a autoavaliação das ações na dimensão da Unidade Básica de Saúde e subdimensões Infraestrutura e equipamentos, insumos, Imunobiológicos e medicamentos.

A equipe durante a reunião respondeu ao AMAQ e fez uma autoanálise real e objetiva do material proposto. Além disso foi feita a identificação dos problemas com a realização de intervenções no sentido de superá-los. Não sendo possível intervir em tudo aquilo, pois a equipe considerou a viabilidade do tempo, recursos e outros aspectos.

 

Problemas identificados:

  1. Presença de sala de acolhimento com pouco espaço, não tem características estruturais e de ambiência adequadas e não garante a privacidade dos usuários.
  2. Ausência de acesso e a equipamentos de informática, não facilitando os processos de educação permanente e cientifica da equipe.
  3. Ausência de planejamento para a execução dos serviços de manutenção dos equipamentos e instrumentais da UBS.

            A equipe partiu, portanto, dos seguintes questionamentos? O que devemos fazer primeiro? Por quê e por onde devemos começar?

Para tanto, implementamos uma matriz de intervenção para priorizar as ações de forma racional, levando em consideração a intensidade e profundidade dos danos que o problema pode causar e culminando na elaboração de um planejamento estratégico para superação do problema.

Optou-se, portanto, para intervir na situação problema da ausência de acesso a equipamentos de informática e à internet, as quais não facilitam os processos de educação permanente e cientifica da equipe. Para tanto, a estratégia a ser implementada será discutir a situação com o coordenador de atenção básica, gerente de unidade ou gestor municipal com objetivo de informar sobre as razões para tal necessidade e ter como resultado a entrega de equipamentos de informática para a equipe o mais prontamente possível.

Foi muito enriquecedor fazer esta reunião, pois a equipe gostou da dinâmica do trabalho e se traçou desafios para lograr uma correta avaliação e resolutividade de os problemas propostos, chegando a uma descrição da situação, que permitisse alcançar objetivos e metas.

Na segunda parte da intervenção, será discorrido sobre o monitoramento dos indicadores do PMAQ na unidade básica,os indicadores de saúde são medidas que contém informações relevantes sobre determinados atributos do estado de saúde, como do desempenho do sistema de saúde.

Minha unidade cumpre com os indicadores de acesso e continuidade do cuidado e resolutividade da equipe de atenção básica, pois os registros são feitos de forma manual na unidade e a digitação das fichas de CDS (Coleta de Dados Simplificada) é centralizada na Secretaria Municipal de Saúde, a equipe faz monitoramento dos indicadores na reunião de avalição no mês.

Ademais, os indicadores de abrangência da oferta de serviços e coordenação do cuidado e divulgado na UBS por meio de placas de identificação visual externa e interna onde mostra o percentual de serviços ofertados pela equipe de atenção básica e equipe de Saúde Bucal e conta com um mapa epidemiológico, onde se mostra o percentual de recém-nascidos, grávidas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis atendidos.

Para a equipe foi muito importante está microintervenção, pois tivemos um maior impacto no trabalho que fazemos em nossa UBS.A continuidade desse trabalho colabora para garantir para a população os princípios básicos que orientam o Sistema Único de Saúde.

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

Matriz de Intervenção

 

DESCRIÇÀO DO PADRÃO: A Unidade Básica de Saúde dispõe de equipamentos de informática com acesso à internet para os profissionais.

DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ENCONTRADA: Ausência de acesso aos equipamentos de informática, não facilitando os processos de educação permanente e cientifica da equipe.

ESTRATEGIAS PARA ALCANZAR OS OBJETIVOS/METAS: Discutir a situação com o coordenador, gerente de unidade ou gestor municipal.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS: Informar sobre as razões para tal necessidade .

RECURSO NECESSARIOS PARA O DESENVOLVEMENTO DAS ATIVIDADES: Ofício

RESULTADOS ESPERADOS: Entrega de equipamento de informática para UBS e adaptar estrutura física para instalar os equipamentos.

RESPONSÁVEIS:

Coordenador da atenção básica e equipe de saúde da família.

PRAZO DE EXECUÇÃO / DATA LIMITE: 60 dias

MECANISMO E INDICADORES PARA AVALIAR O ALCANCE DOS RESULTADOS:

Registro de participação nas reuniões e a longo prazo: disponibilização dos equipamentos de informática.

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura 01- Reunião com equipe para avaliação da AMAQ, 2017.

 

 

 

 

 

Instrumentos

 

 

 

 

 

 Referencias

 

BRASIL. Ministério da Saúde.Portaria n. 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).Brasília: Mínistério da saúde,  2017a.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. AMAQ: Autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica : AMAQ.Brasília: Ministério da Saúde, 2017b

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)