RELATO DE EXPERIÊNCIA
TÍTULO: O PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UBS ALAGAMAR (SE).
ESPECIALIZANDO: PAULINO FILIPE SILVESTRE LIMA
ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO
A terceira micro intervenção ocorreu na Unidade Básica de Saúde Alagamar, que atualmente possui 1676 pacientes cadastrados, cobrindo uma área de cerca de 512 famílias, de classe baixa. O foco desta intervenção foi analisar como a equipe de saúde realiza o planejamento reprodutivo, o pré-natal e o puerpério. Para tal apresenta-se algumas informações:
O conceito de planejamento reprodutivo está ligado a possibilidade da família do casal planejar quantos filhos deseja ter, em virtude das suas condições econômicas, sociais, psicológicas. Pois é uma decisão bastante difícil que envolve multi fatores. Para isso a estratégia de saúde da família está pronta a atender estes pacientes (BRASIL, 2013). Na Unidade Básica de Saúde Alagamar promovemos ações educativas, para homens e mulheres, sobre a decisão de ter filhos ou não, principalmente voltados ao abandono de crianças, a necessidade de recursos financeiros, de tempo entre outros fatores que envolve a criação de um ser humano
De forma geral, a UBS oferta de forma gratuita os métodos contraceptivos básicos à população, principalmente camisinhas e pílulas. Para aqueles que não tem conhecimento a equipe de saúde ensina como usá-los abordando também sobre a importância de utiliza-los tanto sobre a perspectiva das ISTs como da Gravidez Indesejada (BRASIL, 2013).
A equipe de saúde são orientadas a respeitar a diversidade sexual, como também a opção sexual dos indivíduos, agindo eticamente, sem comentários tendenciosos, se colocando como agentes de orientações contra ISTs e HIV.
Na hipótese de um usuário ser diagnosticado com HIV, o caso é imediatamente notificado para a Secretaria Municipal de Saúde, como também o mesmo é orientado tanto sobre a medicação, como acompanhamento psicológico. Todos os casos de ISTs são tratados adequadamente, principalmente quando no pré-natal é descoberto alguma IST.
A Unidade de Saúde está aberta para atender todos os grupos, adolescentes, jovens, gestantes e idosos, sobre questões sexuais, para apoia-los em suas necessidades.
No que diz respeito ao pré-natal e puerpério a Unidade de Saúde Alagamar busca seguir as recomendações dos protocolos do Ministério da Saúde. Os agentes comunitários de saúde fazem busca ativa das gestantes, inclusive as adolescentes. Periodicamente os ACSs fazem um levantamento periódico das gestantes do bairro. Não existe gestantes que fazem pré-natal em serviço privado.
Outra importante medida realizada é o preenchimento correto da caderneta da gestante com todas as informações pertinentes a saúde da mesma. Na primeira consulta já são solicitados todos os exames preconizados pelo ministério da saúde, e até mesmo os complementares. Quando diagnosticadas tratamos todas as ISTs, e orientamos quanto aos cuidados nutricionais durante a gravidez, evitando comidas com excesso de sal, gordurosas, priorizando frutas e verduras. Além da necessidade de suplementação de ferro.
Por fim são estimuladas durante a gestação a prática de atividade física a condição da gestante, como também a importância de retornar para a consulta de puerpério, principalmente sobre os cuidados e importância sobre a amamentação.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2012. (Cadernos de Atenção Básica, n° 32).
Ponto(s)