22 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

TITULO: Melhoria na atenção ao Planejamento reprodutivo, Pre natal e Puerperio na UBS Maria Gomes de Andrade.

 

ESPECIALIZANDO: Yanisley Rodriguez de la Cruz.

 

FACILITADORA PEDAGOGICA: Maria Helena Pires Araújo.

 

 

 

            Os direitos sexuais e reprodutivos devem ser entendidos como parte da garantia dos direitos humanos, conferindo ao casal a livre decisão de ter ou não filhos e em qual momento da vida. O planejamento reprodutivo é um conjunto de ações de regulação da fecundidade que garante direitos iguais de constituição e limitação. É por isso que existe uma relação direita entre planejamento familiar, pré-natal e puerpério pois escolher o melhor momento para engravidar, ou seja, quando exista um equilíbrio biológico e psíquico vá levar a um pré-natal afrontado com disciplina e preparação e posteriormente um puerpério sem complicações e de qualidade que é fundamental para uma boa saúde materna e neonatal.

            Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Gomes de Andrade, onde trabalho, existem dificuldades quanto ao planejamento reprodutivo pois não contamos com consultas de planejamento familiar para orientar melhor a todas a mulheres em idade fértil, embora haja na nossa farmácia métodos contraceptivos como camisinha feminina e masculina, pílulas contraceptivas e injetáveis (1 e 3 meses). A maioria das grávidas atendidas no pré-natal na nossa UBS relatam uma gravidez não planejada e que esteve principalmente relacionada a erros no uso de pílulas contraceptivas ou anticoncepcional injetável. Esses são os métodos mais usados entre as mulheres da unidade.

            No puerpério, assim que a puérpera e o recém-nascido chegam na área da unidade de saúde, é realizada uma visita domiciliar. Essa visita busca o atendimento de forma integral, e a equipe realiza exame físico para puérpera e recém-nascido; Verifica a atualização das vacinas e se falta alguma dose; Orienta devidamente a puérpera sobre a alimentação, hábitos de higiene, uso de sulfato ferroso e outras questões gerais. Outro ponto abordado é informar sobre a importância da consulta no período do puerpério e do acompanhamento do bebê na UBS. Ressalta-se que nós temos um baixo índice de agendamento para acompanhamento do puerpério e consultas de puericultura, pois os pais/responsáveis comparecem a consulta só se a criança tiver algum problema de saúde.

            Com relação ao pré-natal não existem intercorrências significativas, pois existe um adequado atendimento e acompanhamento médico e de enfermagem, assim como a realização das visitas domiciliais às grávidas. Pela extrema importância que tem o pré-natal para garantir a saúde da mãe e do bebe é que merece todo nosso esforço e empenho para melhorar e oferecer a toda mulher grávida uma atenção pré-natal de qualidade. Portantotemos como principais objetivos em nossa equipe acolher a mulher desde o início da gravidez e acompanhá-la durante toda a gestação, assegurando no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal

 

 

            Durante a gestação e necessário que a gestante tenha um acompanhamento, o chamado pré-natal. O pré-natal é um conjunto de ações que antecedem o parto e continuam até o nascimento do bebe, com o intuito de atender as necessidades da gestante, promover saúde e prevenir intercorrências tanto para a mãe como para o feto, reduzindo assim os riscos de ambos. Durante o pré-natal e no atendimento após o parto, a gestante e a família devem ser orientados quanto a importância de realizar o pré-natal. A gestante também deve ser informada sobre as consultas, os exames aos quais será submetida e os sintomas mais comuns na gravidez. Além disso, devem ser fornecidas orientações para as queixas mais frequentes, os sinais e sintomas do parto e o incentivo para o aleitamento materno. 

            Em nossa UBS uma das dificuldades que apresentamos na atenção pré-natal é a realização dos exames laboratoriais das grávidas e que são necessários em cada trimestre. Pois nem sempre a gestante tem condições econômicas adequadas para fazer os exames em laboratório particular, que seria a via mais rápida para avaliar no tempo certo. Sendo assim, a maioria delas tem que enfrentar uma longa lista de espera para fazê-los pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

            A demora para a realização dos exames interfere no atendimento em tempo oportuno e que deve ser garantido para que haja um adequado atendimento pré-natal. Outra dificuldade é a ausência de vagas, ou de obstetras, nos hospitais para o atendimento da grávida no momento do parto. A questão da falta de vínculo entre a assistência pré-natal e a do parto leva as mulheres, em trabalho de parto, a uma peregrinação à procura de vagas nos hospitais, ferindo um aspecto fundamental dos direitos de cidadania. Além disso, um grande percentual de mortes maternas ocorre nas horas peri-parto. Portanto, intervenções que garantam melhor assistência neste momento são indispensáveis.

            Diante do que foi exposto, a equipe decidiu realizar uma microintervenção. Para isso foi preciso então realizar várias reuniões com nossa equipe, com a presença da gestão de nossa UBS, onde foram elencandos os principais problemas. Eles formam postos por ordem de prioridade para procurar dar solução no menor tempo possível. Uma das propostas foi dar prioridade aos exames das grávidas na marcação pelo SUS. Afinal, o município deve garantir a oferta de exames laboratoriais de tal forma que o profissional (médico ou enfermeira) possa avaliar cada exame dentro do trimestre de gravidez em que foi solicitado. Esperamos então poder tratar no tempo certo a aparição de algumas doenças tão comuns na grávidas como a anemia, as infecções urinárias, as vaginites, assim como evitar complicações na gestação.

            Para alcançar nossos objetivos além de todos os professionais que compõem nossa equipe contamos também com o apoio dos professionais do Núcleo Ampliado da Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB). Esse núcleo realiza o projeto Gestação Saudável com o objetivo de sensibilizar as gestantes para o correto acompanhamento e fortalecimento das ações de saúde. Afinal, uma boa preparação corporal e emocional capacita a mulher a vivenciar a gravidez com prazer. Além disso, contamos com a nutricionista que avalia as condições nutricionais das grávidas, com o enfoque na prevenção dos distúrbios nutricionais e das doenças associadas à alimentação e nutrição: sobrepeso, obesidade, hipertensão e diabetes).

            Uma vez erradicados os problemas que enfrentamos na atenção pré-natal, esperamos oferecer a todas as grávidas um pré-natal de qualidade, garantindo uma gestação saudável, segura e sem complicações futuras. Em nossas mãos muitas vezes são colocados os anseios, os medos, a explosão de ansiedade, as expectativas de muitas mulheres e o desejo de que tudo ocorra bem durante a gestação.

            Esperamos que esta microintervenção possa contribua para melhorar a qualidade da atenção pré-natal em nosso município e que toda mulher grávida receba uma atenção adequada de todos os profissionais envolvidos nesta tarefa. Ainda falta muito por fazer e será preciso continuar lutando para garantir um pré-natal de qualidade, visto que isso não depende apenas da equipe da atenção básica, estando também relacionada às ações da gestão.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)