Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Secretaria de Educação à Distância – SEDIS
Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS
Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Relato de Experiência: Aperfeiçoamento do acolhimento á demanda espontânea e programada.
Aluno: Danieyis Rivadeneira Pérez.
Relato de Experiência: Aperfeiçoamento do acolhimento á demanda espontânea e programada.
Aluno: Danieyis Rivadeneira Pérez.
Trabalho de Conclusão apresentado ao Programa de Educação Permanente em Saúde da Família, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Saúde da Família.
Orientadora: Juliana Ferreira Lemos.
Capítulo 2: Aperfeiçoamento do acolhimento à demanda espontânea e programada.
Aluna: Danieyis Rivadeneira Pérez
Orientadora: Juliana Ferreira Lemos
Introdução:
A equipe de saúde do PSF Artur de Oliveira Reis, no Povoado Brasília, Município Lagarto, Sergipe, zona semi rural, vem lutando cada dia para implementar estratégias e práticas no processo de acolhimento que melhorem a acessibilidade da população aos serviços prestados. (BRASIL, 2013).
Não basta só contar com uma sala para efetuar o acolhimento, por exemplo, é equivocado dar a responsabilidade somente aos trabalhadores da recepção, já que este pode ser realizado por qualquer trabalhador, pois o acolhimento não se reduz só a uma pessoa nem a um lugar. (BRASIL, 2013).
“O acolhimento inverte a lógica de organização e funcionamento do serviço de saúde, seguindo os princípios: 1 Atender as pessoas que procuram o serviço, dando assim acessibilidade universal, assumindo sua função de acolher, escutar e dar resposta positiva, capaz de resolver os problemas de saúde da população. 2 Reorganizar o processo de trabalho, e trazer o olhar para uma equipe multiprofissional, retirar o enfoque do profissional médico. 3 Qualificar a relação entre trabalhador- usuário.” (BRASIL, 2013).
O que entendemos por acolher? A palavra acolher expressa dar acolhida, atender, admitir. O acolhimento é ação de aproximação, de orientar ao paciente que precisa de ajuda estabelecendo um vínculo de relação. (BRASIL, 2009). “É exatamente no sentido da ação de estar com ou próximo de que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância política, ética, e estética da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão da SUS.” (BRASIL, 2009).
A demanda espontânea é a “busca do usuário a unidade de saúde, independentemente do motivo ou tempo de evolução do problema, de forma não esperada pelo serviço. Pode ser dividido em duas categorias: Demanda espontânea sem queixa clínica: demanda não baseada na apresentação de sinais e \ ou sintomas. Demanda espontânea com queixa clínica: demanda baseada na apresentação de sinais e \ ou sintomas.” (Conceitos relacionados à demanda espontânea, reporcusos.unasus.ufma.br pg 10 pdf1).
A demanda programada é aquela que é agendada previamente, ou seja com uma consulta previa , o que permite traçar estratégias preventivas .
O Ministério da Saúde, em sua portaria 2.488 (Brasil, 2011), caracteriza atenção básica como sendo: “Um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a proteção e a promoção em saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades. É desenvolvida por meio do exercício de práticas de cuidado e gestão democráticas e participativas, sob forma de trabalho em equipe, dirigidas a populações, de territórios definidos, pelos quais assume a responsabilidade sanitária, considerando a dinamicidade existente em que vive essas populações”(Brasil, 2011)
Objetivos:
Geral:
Específicos:
Metodologia:
Este estudo constitui um diagnóstico da equipe de saúde da família Artur de Oliveira Reis, localizada no município de lagarto Sergipe. Realizou-se um estudo sobre o comportamento da demanda espontânea e programada referente ao mês de março e abril do ano 2018. Foi realizado com os dados da produção do mês de março e abril, tanto do médico, como da enfermeira, permitindo conhecer a quantidade exata dos atendimentos referentes a demanda espontânea e programada.
Resultados e discussão:
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Artur de Oliveira Reis é responsável atualmente por 2555 pessoas, 896 famílias, das quais 300 pacientes sofrem de hipertensão arterial, 159 pacientes sofrem de diabetes mellitus. Tem 27 gestantes, 71 crianças menores de 2 anos, 100 pacientes usuários de psicotrópicos, com uma grande demanda na UBS. Deve-se trabalhar muito no acolhimento como primeiro contato, organizando o trabalho para melhorar o atendimento e a satisfação do usuário com o serviço prestado.
Figura 1 Fluxograma do atendimento do PSF Artur de Oliveira Reis.
Usuário chega á UBS
↓
Usuário tem atividade agendada.→Sim →Encaminhar usuário para atividade agendada.
↓
Não
↓
Precisa de atendimento específico da rotina da unidade?.→Sim→Encaminhar usuário para setor requerido.→Sala de vacina,Sala de procedimento,Farmácia.
↓
Encaminhar ou conduzir usuário a um espaço adequado para escuta.
↓
Escuta da demanda do usuário.
Avaliação do risco biológico e da vulnerabilidade subjetivo – social.
Discussão com equipe, se necessário.
↓
O problema é agudo?→Sim→Atendimento imediato, prioritário,no dia→Atendimento (Médico, enfermagem, outro),Permanência em observação, se necessário,Encaminhamento .
não.
↓
Usuário é da área de abrangência da UBS?→Orientação, Encaminhamento seguro.←Usuário é da área de abrangência da UBS?→Avaliação da necessidade de continuidade do cuidado, com programação oportuna de ações.
↓
Orientação específica e \ ou sobre as ofertas da unidade, Agendamento de consulta (Médico, Enfermagem outras) conforme necessidade e em tempo oportuno, Encaminhamento\ orientações para ações, Encaminhamento para outros pontos de atenção.
Fonte: Cadernos de Atenção Básica, número 28. Atenção à demanda espontânea na APS, 2013.
Outra estratégia que aplicamos em nossa Unidade é a classificação de risco pelo protocolo de Manchester, após uma triagem baseada nos sintomas, classificamos os doentes por cores, que representam o grau de gravidade e o tempo de espera recomendado para atendimento. (Protocolo de Manchester)
Quadro 1: Triagem de urgências seguindo protocolo de Manchester:
Cor . | Classificação. | Tempo de Atendimento. |
Vermelho | Emergente | imediato. |
Laranja | Muito Emergente | 10 minutos. |
Amarelo | Urgente | 60 minutos |
Verde | Pouco urgente | 120 minutos |
Azul | Não urgente | 240 minutos |
Fonte: Protocolo de Manchester
Realizou-se também um estudo do perfil do comportamento da demanda espontânea e programada no mês de março e abril do ano 2018.
Quadro 2: Consulta por demanda programada e espontânea.
Profissional. |
Consulta Março e Abril 2018. |
||
Demanda Espontânea. |
Demanda Programada. |
Total. |
|
Médico. |
380 |
217 |
597 |
Enfermeiro. |
368 |
202 |
570 |
Pode-se observar que a grande procura na Unidade é a demanda espontânea superando o número de consultas de demanda programada, sendo desafio na hora de realizar o acolhimento.
Figura 2: Mostra a quantidade relevante de população que chega na UBS por demanda espontânea, com queixas comuns, ou necessitando atendimento, assim como as demandas programadas.
Perfil Nosológico dos atendimentos de março e abril/2018.
Fonte: Controle Diário do atendimento Médico, Artur de Oliveira Reis, Lagarto- Sergipe.
Considerações finais:
Mediante este estudo, reforçou-se a importância do acolhimento como primeiro contato na para organizar o trabalho na UBS, que não fica limitado só a uma pessoa em especial. Que cada dia se deve implementar estratégias de modo contínuo para facilitar o acesso do paciente à Unidade e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Referências Bibliográficas: