20 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO III: UMA ABORDAGEM SOBRE PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO

ESPECIALIZANDO: WELLINGTON DA SILVA BESSA

ORIENTADOR: TULIO FELIPE VIEIRA MELO 

COLABORADORES: EQUIPE DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA DOS DOURADOS – SÃO MIGUEL DO GOSTOSO/ RN

 

Os cuidados com a saúde da mulher são elementos fundamentais para garantia do desenvolvimento humano de uma nação. Baseado nisso, os índices de mortalidade materna funcionam como o melhor parâmetro para diagnosticar a situação de saúde dessa população. Em décadas passadas, não muito distantes, os dados sobre mortalidade materna eram considerados preocupantes, fazendo-se necessária a implementação de políticas públicas que visassem a inversão desse cenário. A partir disso, em 1984, criou-se o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, que visava a abordagem integral da saúde da mulher, os direitos sexuais e reprodutivos de maneira autônoma, reforçado seguidamente pela Constituição Federal e sua lei nº 9230 sobre regulamentação do planejamento reprodutivo.

Partindo desses preceitos e dos resultados favoráveis que essas medidas trouxeram para a qualidade de vida feminina, a Estratégia de Saúde da Família dos Dourados busca implementar, em sua rotina de serviços, a promoção de atividades tanto de atenção como de assistência, com uma abordagem dual, atingindo grupos e indivíduos, a depender de suas necessidades.

Sobre as atividades de atenção, as palestras e rodas de conversa são ferramentas muito utilizadas, com uma periodicidade mensal, abordando diversos temas: métodos contraceptivos e oferta de preservativos, tipos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), gestação segura, aleitamento materno, gravidez na adolescência e seus problemas, cuidados com o recém nascido e neoplasias preveníveis no menacme; com uma programação prevista de discussões sobre sexualidade e sexo seguro. No entanto, apesar da boa adesão de gestantes e genitoras de crianças em acompanhamento de puericultura, adolescentes e homens são grupos pouco participativos.

Em relação as atividades assistências, tem-se a oportunidade da realização de consultas sobre planejamento reprodutivo, onde de maneira individual ou na companhia do cônjuge, informa-se sobre os métodos contraceptivos, o momento oportuno para uma gestação, oferece-se exames sorológicos e se trata os casos diagnosticados, mantendo-se a vigilância.

Em outro cenário, o pré natal é garantido a todas as gestantes adstritas, por meio da busca ativa dos agentes comunitários de saúde, que têm a preocupação de informar e reforçar a importância do acompanhamento. Na primeira consulta faz-se um levantamento do histórico de saúde da mulher e passado gravídico, solicita-se os exames necessários, verifica-se a situação vacinal, com plotagem de todos os dados no cartão da gestante. A importância da amamentação, as maneiras corretas e as complicações da pega incorreta, assim como, orientações nutricionais e hábitos de vida na gestação são trabalhados durante todo o momento na gestação. Após o parto, a consulta puerperal e de quinto dia de vida do recém nascido são garantidos, de maneira ativa, através de visita domiciliar, por uma equipe multiprofissional.

Apesar da equipe abranger pontos importantes para a integridade da saúde da mulher, baseado nas recomendações dos cadernos de atenção básica sobre planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério, vê-se uma insuficiência no alcance de determinados grupos de risco, homens e adolescentes, o que dá margem para que os mesmo venham a apresentar problemas de saúde já existentes ou novos no município, que de maneira indireta, afetam a todos. Como tentativa de melhorar a abrangência de atenção sobre essa população, atividades lúdico-educativas e integradas com os serviços de educação, CRAS e comunidade religiosa, numa abordagem informacional e estimulante seria uma forma factível de intervenção.

Diante disso, percebe-se que a saúde da mulher tem uma importância fundamental na manutenção da integridade de saúde de toda a família e sociedade, pois a mesma tem papel matricial no crescimento e desenvolvimento de suas proles. Dessa forma, estratégias de atenção e assistência devem garantir sua preservação, através de adaptações correspondentes aos inúmeros problemas que venham a surgir.           

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)