TÍTULO: Observação na Unidade de Saúde e da qualidade da infraestrutura da Unidade Básica de Saúde Cruz do Congo no município Capela/(SE).
Especializanda: Dra Maidelys Delgado Perez
Orientadora: Maria Helena Pires Araújo Barbosa
CAPÍTULO I: Observação na Unidade de Saúde
Equipes de Saúde da Família (ESF) estão capacitadas a resolver cerca de 85% dos problemas de saúde da comunidade. Portanto, é necessário dispor de recursos estruturais e equipamentos compatíveis que possibilitem a ação dos profissionais de saúde em relação a esse compromisso. São de fundamental importância para a organização dos processos de trabalho e a atenção à saúde dos usuários a infraestrutura das unidades de saúde e os equipamentos indispensáveis para o desenvolvimento das ações na atenção básica, de acordo com o quantitativo da população adscrita e suas especificidades
Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica(AMAQ) traz a importância da estrutura física adequada e a disponibilidade de equipamentos e materiais. Eles são com os recursos necessários para a execução de ações em saúde e em correspondência quantitativa ao contingente populacional adscrito e suas especificidades, é de fundamental importância para organização dos processos de trabalho e atenção à saúde dos usuários, a fim de se oferecer uma assistência de melhor qualidade.
O modelo de assistência da equipe de saúde da família se coloca a favor de uma assistência integral ao indivíduo, à família e à comunidade, o que requer condições estruturais mínimas necessárias que viabilizem um trabalho de qualidade, tanto para quem o executa quanto para quem recebe a assistência. Para a realização da prática na atenção básica é necessária, entre outras condições, a garantia de infraestrutura apropriada, com disponibilidade de equipamentos
Nossa equipe, depois de extensas reuniões, discussões e análises dos padrões de qualidade da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade (AMAQ), identificou que a infraestrutura não é adequada para o desenvolvimento das ações da atenção básica em saúde e o acolhimento dos usuários. Essas foram as principais dificuldades encontradas. Afinal, não temos linha telefônica, nem equipamentos de informática com acesso à internet para desempenhar as atividades, está faltando materiais e os equipamentos necessários para primeiro atendimento.
Depois de nossa autoavalição e de determinar os principais problemas, foi construído por nossa equipe uma matriz de intervenção com o problema mais relevante e o objetivo principal é melhorar a infraestrutura da unidade e os equipamentos de trabalho, realizando atividades com os recursos necessários, responsáveis e prazos para a realização.
Determinamos mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados, realizar uma reunião mensal como Programa Saúde da Família e todas as equipes de saúde para avaliar metas, problemas e resultados, reuniões bimensal da equipe de saúde municipal, prefeitura e para avaliar as necessidades da unidade básica de saúde, reuniões semanais da prefeitura para avaliar o desenvolvimento da construção e remodelação da unidade.
Matriz de intervenção
Descrição do padrão: a Unidade Básica de Saúde (UBS) não tem uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento das ação básicas de saúde e o acolhimento dos usuários.
Descrição da situação problema para alcance do padrão: eu trabalho em uma povoado mais distante do município e a infraestrutura da unidade não é boa pois tem paredes mofadas, é pequena e carece de equipamentos para dar um acolhimento com qualidade para a população.
Objetivos /metas: melhorar a infraestrutura da unidade e os equipamentos de trabalho
Estratégia para alcançar objetivos /metas . |
Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução) . |
Recursos necessários para desenvolvimento das atividades . |
Resultados esperados. |
Resposáveis |
Prazos |
Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados |
Exporá outros níveis superiores as queixas sobre as más condições da UBS. |
Modificar sistema de direção da secretaria de saúde dirigida a priorizar a atenção primaria de saúde . |
Procurar intercâmbios e priorizarem fóruns e reuniões as modificações necessárias para melhorar as UBS . |
Mantermos a esperança que possamos nos reunir com prefeitura e secretaria de saúde para dar solução a maioria destes problemas . |
Equipe de saúde da secretaria municipal e prefeitura. |
Mês |
Realizar uma reunião mensal com a ESF e todas as equipes de saúde para avaliar metas ,problemas e resultados . |
Solicitar a remodelação o do posto de saúde . |
Realizar reunião entre a parte econômica da prefeitura e arquitetos para dar solução aos problemas de infraestrutura da UBS. |
Recursos financeiros e recursos de equipamento de trabalho . |
Já foi realizada a primeira reunião entre os diretores que executarão as modificação. |
Gabinete da prefeitura , câmara de vereadores , secretaria de saúde e organização relacionadas com o tema . |
Sexta feira |
Reuniões semanais da prefeitura para avaliar a construção e remodelação do posto de saúde . |
Providenciar os equipamentos para as ações básicas aos usuários. |
Financiar os recursos indispensáveis para melhorar o trabalho nos postos de saúde. |
Recursos de equipamento de trabalho e recursos financeiros . |
Valorar por meio de estudos qual necessidade está sendo cumprida . |
Prefeitura, câmara de vereadores, secretaria de saúde e outros. |
A cada 45 dias. |
Reuniões bimensal da equipe de saúde municipal, prefeitura e para avaliar as necessidades do posto de saúde. |
Para alcançar os resultados esperados, a equipe encontrou algumas dificuldades como reunir a equipe com representantes da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde para expor os problemas observados pela equipe. Felizmente conseguimos as reuniões e a maioria dos problemas apontados foram valorizados e há possibilidade de melhorias, uma vez que foram definidas reuniões semanais com representantes da Prefeitura para avaliar o desenvolvimento da construção e reforma da unidade de saúde.
REFERÊNCIAS
Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. 1. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 56 p. (Cadernos de Atenção Básica; n. 28, v 1).
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