19 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO II: Análise do Acolhimento à Demanda Espontânea e Programada na UBS de Baixa do Meio do município Guamaré-RN

O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, reorganizando a forma de atender a todos que procuram nossos serviços: é saber escutar e dar respostas adequadas aos usuários.

Na UBS em que trabalho, os usuários são recebidos pelas recepcionistas, que os orienta ao local para o qual devem dirigir-se (farmácia, sala de triagem, vacina e sala de curativos). Depois de dar entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS), então o usuário passa pela sala de triagem onde são avaliados os sinais vitais como pressão arterial, peso, altura, temperatura e se o usuário tem histórico de Diabetes Mellitus é feito o teste rápido de glicemia. Em seguida, o usuário passa é encaminhado para a consulta médica, onde também são atendidos de acordo a sua necessidade e queixa.

Devemos dizer que além de contar com um serviço muito organizado, a equipe, se reuniu para analisar como é feito o acolhimento de nossos usuários e criar estratégias para melhorar o mesmo.

Falamos que de forma geral não existem muitos problemas mas nos últimos meses existe um aumento dos atendimentos a demandas espontâneas na UBS e que, as vezes, as recepcionistas – que são o primeiro contato dos usuários – não sabem estabelecer uma ordem de prioridade pela falta de conhecimento, atrapalhando assim o fluxo das consultas.

Concordamos que a prática do acolhimento não pode ser feita estritamente no momento de chegada do usuário a UBS e não deve resumir-se a recepção. O acolhimento deve ser realizado por toda a equipe de saúde e é uma relação profissional de saúde–pessoa em cuidado.

Pelo anteriormente exposto, a equipe tomou como estratégia a capacitação de toda equipe, incluindo as recepcionistas sobre acolhimento com o objetivo de melhorar os atendimentos e garantir a qualidade nos serviços de saúde. A seguir, apresentamos a proposta de intervenção:

– Problema: A equipe realiza o acolhimento a demanda espontânea e programada de forma adequada?

– Objetivo: Melhorar o acolhimento a demanda espontânea e programada em UBS de Baixa do Meio.

– Atividades a desenvolver:

1-    Reunião de toda equipe:

 Permitirá a organização e avaliação do processo de acolhimento e de atendimento a demanda espontânea e programada

2-    Capacitação a toda equipe incluindo as recepcionistas de diferentes temas, serão capacitados em 2 temas:

 – Acolhimento e Acesso

– Protocolos de estratificação de risco para fornecer não um diagnóstico, mas uma prioridade.

– Recursos:

Sala de aula, livros canetas, papel, computador, projetor

– Responsáveis: médica da UBS.

– Resultados Esperados:

Melhoria do acolhimento a demanda espontânea e programada da UBS

Acrescentar os conhecimentos dos profissionais e recepcionistas.

– Prazo: 30 dias

– Indicadores para avaliar o alcance os resultados:

Diminuição do tempo de espera dos pacientes

Estabelecimento de prioridade acordo com a doença

Acolhimento a demanda espontânea e programada com a qualidade requerida

Acredito que com esta intervenção vai melhorar o acolhimento a demanda espontânea e programada de minha UBS e vai acrescentar os conhecimentos dos profissionais e recepcionistas, que também irão avaliar as prioridades dos  usuários de acordo com a doença evitando assim largas esperas, garantindo um serviço com a qualidade adequada.

 

 

 

 

 

 

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