16 de julho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UBS MOCAMBO, EM FREI PAULO (SE)

 

ESPECIALIZANDO: RAINER FONSECA GARCIA

 

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Planejamento Reprodutivo é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos folhos, e também a prevenir gravidez indesejada. Todas as pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informáticos, e educacionais, técnicos e científicos que assegurem a pratica do Planejamento Familiar (BRASIL, 2012).

O Pré-Natal é o acompanhamento médico que toda gestante deve ter, a fim de manter a integridade das condições de saúde da mãe e do bebê. Durante toda a gravidez são realizados exames laboratoriais que visam identificar e tratar doenças que podem trazer prejuízos à saúde da mãe ou da criança (BRASIL, 2012).

O Puerpério é o período que ocorre logo após o parto, também denominado de Pós-Parto. Nessa fase, o corpo da Mulher está em prossceso de Recuperação da gravidez, sofrendo uma série de modificações físicas e psicológicas (BRASIL, 2012).

O processo Reprodutivo, Pré-natal e Puerperal é de vital importância para o bom desenvolvimento da Família como Célula fundamental da Sociedade, pois ao realizar ações estabelecidas para o seu adequado cumprimento é conseguido um ótimo controle do Desenvolvimento Reprodutivo da Família, evitando nascimentos de crianças indesejáveis, complicações durante a gravidez, malformações fetais, complicações pós-parto, mortes de recém-nascidos, etc. (BRASIL, 2012).

 Para cumprir os protocolos existentes sobre este processo de desenvolvimento tão influente na vida familiar, é necessário o acompanhamento continuo da população pela Equipe de Saúde de sua localidade, para o qual em nossa Unidade decidimos realizar uma reunião com todos os membros para avaliar o cumprimento de cada um dos fatores que levam ao ótimo desenvolvimento deste Processo.

Em primeiro lugar, avaliamos que há uma deficiência na divulgação em Murais Informativos das ações educativas desenvolvidas na Unidade, bem como todos os acompanhamentos que a Equipe pode desenvolver durante esses processos de reprodução para garantir o desenvolvimento normal.

Outra deficiência foi dada em relação à oferta na Unidade de Métodos Básicos Anticoncepcionais, pois apesar de contarmos na Unidade com Preservativos, Diafragmas Uterinos, Pílulas e Vacinas, ainda não temos um conhecimento muito amplo por parte da população da sua importância e uso, para o qual se determinou aumentar o número de ações educativas (palestras) para a população (homens e mulheres), a fim de ter um impacto positivo no fortalecimento de seus conhecimentos sobre esses métodos, sua existência e disponibilidade no UBS e sua importância. Bem como orientá-los sobre outras formas de evitar a gravidez, assim como sua importância para a prevenção de HIV/AIDS e outras DSTs. Além disso, foi determinado pela equipe a necessidade de aumentar as ações educativas junto aos grupos de jovens, grávidas e doentes mentais, devido à vulnerabilidade dessas faixas etárias para contrair HIV / DTS ou para conservar uma gravidez indesejada ou não planejada.

Um aspeto muito positivo em nossa Unidade é a rápida notificação e encaminhamento adequado de casos de HIV positivos diagnosticados, já que em nossa Unidade fazemos testes rápidos para o diagnóstico de HIV e Sífilis. Assim como o tratamento adequado para aqueles pacientes que são diagnosticados com DTSs, uma vez que os exames pertinentes são realizados para seu diagnóstico eficiente e conduta subsequente.

Nossa Unidade caracteriza-se por oferecer uma cobertura total do sofrimento da população de uma forma geral, para o qual os Agentes de Saúde de nossa equipe desenvolvem uma busca ativa de gestantes nos bairros, bem como daquelas que realizam seu acompanhamento Pré-Natal em serviços privados, assumindo um controle adequado das mesmas, indicando todos os exames complementares necessários e acompanhamento rigoroso, o que implica o preenchimento adequado da sua Caderneta de Gestante, e seu acompanhamento contínuo por meio de palestras educativas sobre nutrição adequada nesse processo de reprodução, hábitos de vida saudáveis tanto para ela quanto para o bebê, e a importância da amamentação. Também orientamos a sequência de consultas puerperais no pós-parto, para evitar complicações e promover o bem-estar do binômio mãe-filho.

 Nossa Equipe, apesar de estar preparada para continuar realizando um bom acompanhamento da população durante estes processos de Planejamento Reprodutivo, Pré-natal e Puerpério, estabeleceu objetivos para solucionar as deficiências existentes e melhorar os serviços já prestados em relação a elas, como:

 

  • Aumentar as ações de disseminação dos métodos contraceptivos existentes na Unidade, bem como sua importância e uso, através de palestras para grupos etários específicos.
  • Incentivar a amamentação após o parto, bem como consultas puerperais.
  • Manter a notificação imediata e encaminhamento adequado dos pacientes diagnosticados com HIV.
  • Treinar os membros da Equipe (através do uso de bibliografia atualizada), sobre nutrição neste processo, a fim de fornecer uma melhor orientação a esse respeito.
  • Continuar a pesquisa ativa de gestantes em nosso território, a fim de realizar seus cuidados com a menor idade gestacional possível, e assim oferecer um melhor acompanhamento.
  • Realizar reuniões periódicas na Unidade para avaliar o desenvolvimento das ações implementadas.

 

Acreditamos que o desenvolvimento das ações planejadas em nosso encontro garantirá um melhor trabalho de nossa equipe em relação a essa importante questão.

 

 

Referências

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)