30 de junho de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MATRIZ DE INTERVENÇÃO PARA MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA (AMAQ)

ESPECIALIZANDO: DARINA RODRIGUEZ BRINGA

ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO

COLABORADORES: ENFERMEIRA, AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE, RECEPCIONISTA E DENTISTA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Irei relatar o processo de construção de uma matriz de intervenção a partir do principal problema da equipe revelado durante o processo de autoavaliação utilizando os critérios do Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ).

O AMAQ é um ponto de partida da melhoria da qualidade dos serviços, pois os processos autoavaliativos, comprometidos com a melhoria continua da qualidade do cuidado oferecido, poderão potencializar outras estratégias da fase de desenvolvimento do PMAQ/AB. Esses processos devem ser contínuos e permanentes, constituindo-se como uma cultura internalizada de monitoramento e avaliação pela gestão, coordenação e equipes /profissionais.

Para a realização do AMAQ por nossa equipe foi convocada uma reunião, com a participação da médica, enfermeira, técnica de enfermagem e 8 agentes comunitários de saúde (ACS), com o objetivo de debate os padrões e indicadores do material. Foi utilizada a versão impressa do AMAQ a qual se encontrava na unidade do ano 2017.

Foram respondidos os critérios relativos a dimensão Unidade Básica de Saúde e subdivisões: Infraestrutura e equipamento (H), Insumos, imunibiologicos e medicamentos (I); Educação permanente e qualificação das equipes de atenção básica (J); Organização do processo de trabalho (K); Atenção integral a saúde (L); Participação, controle social e satisfação do usuário (M) e Programa Saúde na Escola- PSE (N).

Os resultados das pontuações e classificação foram expostos na seguinte tabela:

                      Subdimensão   Pontuação       Classificação
Infraestrutura e equipamentos              (H 3.1-3.8) 55 Satisfatórios
Insumos, imunobiológicos e medicamentos (I. 3.9-3.16 42 Regular
Educação permanente e qualificação das equipes de atenção básica

(J 4.1-4.3)

25 Satisfatórios
Organização do processo de trabalho

(K 4.4-4.17)

45 Regular
Atenção integral a saúde

(L 4.18-4.52)

255 Satisfatórios
Participação, controle social e satisfação do usuário

(M 4.53-4.56)

28 Satisfatórios
 Programa Saúde na Escola – PSE

(N 4.57-4.62).

58 Satisfatórios

Após a realização da autoavaliação foi selecionado um dos problemas debatidos a partir dos seguintes critérios: nota ≤ 5, factibilidade de resolução e independência da gestão municipal para realização.

A matriz de intervenção feita pela equipe abordou a subdimensão L, atenção integral à saúde. As principais críticas apontadas foram: não tem identificado e não mantém registros atualizados das pessoas com doenças crônicas, como hipertensão, de acordo com os critérios de prevalência média no Brasil para a doença crônica: Hipertensão arterial sistêmica 22,7% entre maiores de 18 anos.

Essa matriz de intervenção tem o objetivo de identificar em nossa área todos aqueles pacientes com esta doença, para oferecer um bom acompanhamento na unidade de saúde.

Matriz de intervenção:

Descrição do padrão. 4.28 A equipe irá executar e manter registro de pessoas com doenças crônicas, hipertensão e diabetes.
Descrição da situação-problema para o alcance do padrão. A equipe não tem identificado e não mantém registros atualizados das pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.
Objetivo/meta. Melhorar acolhimento e atenção a pessoa com doenças crônica, hipertensão e diabetes
Estratégias para alcançar os objetivos/metas Atividades a serem desenvolvidas Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades Resultados esperados Responsáveis Prazos Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados
Capacitação dos ACS, técnica de enfermagem e enfermeira. Capacitação sobre Hipertensão Arterial. Aula elaborada sobre o tema HTA, computador e datashow. Oferecer uma boa preparação dos integrantes do equipe sobre o tema. Médico da Equipe de Saúde da Família. 30 dias Presença dos integrantes da equipe.
Levantamento da quantidade de pacientes com HTA. Visita domiciliar buscando pacientes com HTA. Canetas, folhas, esfigmomanometro. Fazer um controle dos pacientes com HTA. ACS, técnica de enfermagem, enfermeira e médico. 60 dias Avaliação do número de atendimentos dos pacientes com HTA.
Fazer grupos de pacientes com HTA. Palestras sobre HTA. Computador e datashow. Melhorar a qualidade de vida dos pacientes e aumentar os conhecimentos dos pacientes sobre a doença assim como os fatores de riscos e tratamento. Médico e enfermeira Permanente Quantidade de reuniões realizadas

Quantidade de pessoas que participam dos grupos

Após a realização da microintervenção se começou a fazer uma pesquisa sobre  os pacientes que já apresentavam a doença e não estavam diagnosticados ou tinha abandonado tratamento, o que aumentou o fluxo de pacientes na consulta. Com esta estratégia de trabalho espero melhorar o estado de saúde da população e suas condições de vida.

Este trabalho em equipe foi uma experiência excelente porque cada um de os integrantes aportou e defendeu suas ideias e se demostrou que em união toda a equipe se pode conquistar e alcançar nosso objetivo maior que e oferecer um atendimento de maior qualidade a nossa comunidade.

Depois se estabeleceu um registro com o objetivo de monitorar os indicadores de qualidade do PMAQ que devem ser avaliados e discutidos todos os meses na reunião de equipe:

                   Produção por meses
Indicadores J F M A M J J A S O N D
Total de população
> de 15
Mulheres

15-59

> 60 anos
< de 15 anos
< 1 ano
< 6 meses
< 4 meses
<1mes
Atendimentos
Total de atendimento
Demanda espontânea
Consulta agendada
Puericultura
< 1ano
<6 meses
< 4meses
<1mes
Ablactação materna
<1ano
< 6 meses
<4 meses
< 1mes
Pediatria
Gestantes acompanhadas
Atendimento pré-natal enfermeira
Atendimento pré-natal medica
Hipertensos
Atendimento de hipertenso
Diabéticos
Atendimento de diabéticos
Atendimento de asma
Atendimento de saúde mental
Atendimento de TB
Atendimento de Hanseníase
Rastreamento de câncer de mama
Rastreamento de câncer de colo de útero
Atendimento de álcool e drogas
Visita domiciliaria
Atividade coletiva
Encaminhamento

Portanto, esse instrumento será utilizado para melhora o sistema de informações coletadas pelos atendimentos realizados na Unidade de maneira a melhorar os indicadores de saúde e influenciar seu uso.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)