25 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

AÇÕES REALIZADAS NA UBS LARANJEIRAS DOS COSMES PARA ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA.

ESPECIALIZANDA: IZABEL CRISTINA FARIA DE OLIVEIRA

ORIENTADORA: Maria Betânia Morais de Paiva

 

 

Em meados de 2018 com a eminência da visita externa do PMAQ realizamos uma reunião em equipe para respondermos o AMAQ entre outras questões respondemos os seguintes questionamentos a respeito do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças da área.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

X

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

X

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

X

 

Com calendário vacinal atrasado

X

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

 

      Este relato discorre sobre a vivencia da equipe Laranjeiras dos Cosmes a respeito das ações para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 02 anos. Na unidade em que atuo a primeira consulta de puericultura é realizada até 07 dias após o nascimento do recém-nascido (RN) por meio de visita domiciliar realizada pelo agente comunitário de saúde(ACS), médica, enfermeira e técnica de enfermagem. Essa visita se faz necessária para avaliação do estado de saúde do RN e da puérpera, situações de vulnerabilidade em que possam estarem expostos assim também para reforçar as orientações a mãe a respeito dos cuidados que devem ser tomados com um RN. As consultas subsequentes são agendadas para a unidade onde o menor é acompanhado individualmente até a 6ª consulta, após a sexta consulta a criança é incluída no grupo de CD coletivo. O CD coletivo é foi implantado na unidade a cerca de um ano e se mostrou um mecanismo muito eficaz de compartilhamento de experiências entre as mães que costumam tirar dúvidas entre si assim como com o profissional que estiver coordenando o grupo no momento. Realizamos dois momentos de CD coletivo um com as crianças de 6 a 11 meses e outro com as maiores de um ano. O grupo geralmente é coordenado pela enfermeira e conta com o apoio do Núcleo de apoio a Saúde da Família (, quando se detecta que uma criança necessita de uma consulta individualizada após o grupo realizamos o atendimento. O CD coletivo foi implantado pela equipe com intuito de diminuir a evasão que ocorria após a criança completar 01 ano de idade, devido a monotonia das consultas muitas mães deixavam de trazer as crianças a consulta de puericultura o que impossibilitava um bom acompanhamento e muitas vezes causava o atraso das vacinas. Como a consulta coletiva é um momento lúdico que conta com a presença de multiprofissionais como: Enfermeira, Médica, Dentista, Terapeuta ocupacional, Fonoaudiólogo e Educador físico notamos que e evasão vem diminuindo e que muitas vezes a criança ao completar os 02 anos a mãe ainda quer continuar frequentando o grupo.

    Uma grande dificuldade que enfrentamos ao implantar o CD coletivo foi a questão do espaço físico, nossa unidade não dispunha de uma sala ampla e arejada para realizamos tal atividade, então buscamos pareceria com a escola na comunidade que disponibiliza uma sala para que a atividade seja realizada.    

            

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