13 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CAPÍTULO Iv: Planejamento reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério na UNIDADE BASICA DE SAUDE SAGRADA FAMILIA, no municipio de mucajai.   

 

Especializando: MICILENE GALE

Orientador: RAFAEL SOARES DIAS

 

“Os  direitos  reprodutivos  abrangem  certos  direitos  humanos  já reconhecidos  . Esses direitos  se  ancoram  no  reconhecimento  do  direito  básico  de  todo casal e de todo indivíduo de decidir livre e responsavelmente sobre o número, o espaçamento e a oportunidade de ter filhos e de ter a informação e os meios de assim o fazer, e o direito de gozar do mais elevado  padrão  de  saúde  sexual  e  reprodutiva.  Inclui  também  seu direito   de   tomar   decisões   sobre   a   reprodução,   livre   de discriminação, coerção ou violência.”

            Na Unidade Básica de Saúde – UBS Sagrada Família junto com a equipe e apoio da gestão, no dia 22/08/2018, realizamos palestra sobre planejamento reprodutivo, amamentação e infecções sexualmente transmissíveis-IST.

A equipe da UBS confeccionou um convite para todas as gestantes e puérperas, inclusive às adolescentes com vida sexual ativa e para a população no geral. Na unidade de saúde ofertamos métodos contraceptivos, como, preservativos e anticoncepcionais em comprimidos e injetáveis. Encaminhamos também usuários para fazer cirurgia de laqueadura ou vasectomia.

São realizadas orientações sobre os métodos de planejamento reprodutivo e sobre à importância dos contraceptivos e os cuidados para utilizá-los de forma correta. Devido a chegada dos imigrantes houve muito casos de infecções sexualmente transmissíveis-IST identificadas, incluindo, infecção por HIV.

Do ponto de vista do trabalho de nossa equipe, a experiência também tem sido muito positiva, já que nossa equipe está melhor preparada para lidar com questões de saúde sexual e reprodutiva, podendo proporcionar um serviço de melhor qualidade à população.nCom relação ao pré-natal, as gestantes são acolhidas em nossa unidade de saúde, ouvimos suas queixas permitindo que ela expresse suas preocupações e angústias, garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência, quando necessário. Realizamos seu cadastro, fazemos os registros na caderneta de gestante, solicitamos exames complementares, vacinação e a orientamos quanto à gestação e puerpério.

            Os acompanhamentos das gestantes são realizados com consultas entre enfermeiro e médica até o momento do parto, seguindo com os cuidados e acompanhamento durante o período de puerpério.

 Com a microintervenção tivemos a oportunidade de discutir de maneira mais aprofundada (com a equipe e usuários) temas como pré natal e período puerperal, e sobre como é importante ter o máximo cuidado com essas pacientes, mantendo consultas regulares e realizando visitas domiciliares, evitando assim possíveis complicações.

 

 

           

 

Foto da equipe da UBS em atividade educativa, 2018.

 

                                                  REFERENCIAS

_. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações programáticas estratégicas. Área técnica de saúde da mulher. Direitos sexuais e direitos reprodutivos: uma prioridade do governo. Brasília: Ministério da Saúde, 2005. 24 p. (Série A. Normas

e Manuais Técnicos; Série Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos,

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)