9 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Titulo.Planejamento familiar,gravidez na adolescencia sua repercutao na area de saude.

aluna.Yadiraylem Delgado Triana.

assesor pedagogico.Janio Rodrigues Rego.

 

CAPÍTULO I:

Planejamento familiar, entende-se o conjunto de ações que tem como finalidade, contribuir para a saúde da mulher e da criança, permitindo as mulheres e aos homens, escolher quando querem ter um filho, o número de filhos que querem, o intervalo entre o nascimento dos filhos e o tipo de educação, conforto, qualidade de vida e condições sociais e culturais que seus filhos terão. O Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a pratica do planejamento familiar (SILVA et. al. 2006).

 É notório que quanto melhor for a qualidade da orientação prestada, maior será a adequação na escola, satisfação, aceitabilidade continuidade do planejamento familiar por tanto é necessário ampliar a conscientização das mulheres para o planejamento da família em sua integralidade, mobilizando-as para o comprometimento compartilhado com seus parceiros na construção conjunta do planejamento diária da família, com o propósito de aderir ao atual modelo de promoção da saúde. Abordar esse tema na Estratégia da Saúde da Família (ESF), implica em melhorar os indicadores básicos de saúde como: redução da gravidez da adolescência (SILVA et. al. 2006).

            A gravidez na adolescência está se tornando um problema social e de saúde pública no mundo, dentre as consequências da gestação na adolescência observamos a evasão escolar em altas porcentagens, abandono do trabalho e toda a desestruturação dos projetos de vida dessas adolescentes (SILVA et. al. 2006).

A equipe de trabalho da UBS Manoel Cortez, localizada no bairro Manoel Cortez município Porto Grande, estado Amapá, foi convocada para uma reunião, com o propósito de identificar as nossas fragilidades, mediante a utilização da auto Avaliação para Melhoria do Aceso e da Qualidade de atenção Básica (AMAQ), como instrumento para auxiliar o planejamento das ações.

O primeiro momento foi para identificar as principais dificuldades, que, para isso,  foram atribuídos uma pontuação para cada um entre 0 e 10. Todo aquele item mensurado cuja pontuação ficou igual o menor que cinco foi discutido para estabelecer qual seria a nossa maior prioridade. Para isso levamos em conta algumas questões sugeridas pelo AMAQ, 1- Qual o problema que é passível de intervenção pela nossa equipe sem delegar nas instâncias superiores? 2- O que nós somos capazes de modificar como uma equipe com os recursos que temos? 3- O que está dentro da nossa governabilidade?

Todos os integrantes da equipe participaram e nós discutimos sobre as dimensões e subdimenções do AMAQ, concluindo que temos pontos fortes e fracos, tanto nos serviços prestados pela unidade, quanto no gerenciamento e funcionamento do trabalho. Problemas foram identificados em várias subdimenções, Infraestrutura e equipamento, Gestão de trabalho, Educação permanente, sendo detectado como a menor pontuação (1), aquela referindo-se a Dimensão Perfil, Processo de Trabalho e Atenção Integral à Saúde. L-Subdimensão: Atenção Integral a Saúde (4.25) A equipe de atenção básica desenvolve ações regulares de planejamento familiar e oferta métodos contraceptivos pois esse problema tem uma pontuação abaixo de cinco pontos (insatisfatória), quais impactos são apresentados pela alta incidência de adolescentes grávidas que são atendidos na nossa consulta.

            Entre todos, o consenso foi alcançado para elaborar uma intervenção com o objetivo de modificar e atuar sobre os principais fatores que são envolvidos na incidência da gravidez na adolescência e assim poder diminuir sua ocorrência, sendo muito frequente hoje em dia no mundo e também no Brasil, tendo em conta o pouco conhecimento que tem a comunidade sobre o tema do planejamento familiar e uso adequado do contraceptivo.                                

A equipe também projetou um instrumento (Indicador de desempenho) para monitorar um dos indicadores de desempenho do PMAQ a partir do SIS. Monitoramento de indicador Acesso e Continuidade do Cuidado/Atendimento por condição de saúde avaliada, o que nos permite registrar o número de adolescentes gravidas que são atendidos em consulta pré-natal.

Desta avaliação nós também achamos que nossas principais fragilidades são, a falta de conhecimento da população, principalmente o grupo de adolescentes, acerca do planejamento familiar, e os métodos contraceptivos. Além disso também contribui a falta de estratégias para fornecer conhecimentos para a população sobre este assunto e a falta de planejamento de nossa equipe para enfrentar esse problema.

Com a nossa intervenção tentamos melhorar e aumentar os conhecimentos dos principais aspetos que tem relação com o desenvolvimento da gravidez na adolescência. O plano será realizado na área de abrangência da UBS Manoel Cortez , que conta com uma população total de 5315 pessoas cadastradas, esta investigação ou estudo de tipo intervenção educativa será efetivado com uma mostra de 90 pessoas compreendidas entre as mães das crianças entre 9 e 12 anos e adolescentes entre 13 e 19 anos, 20 e 45 anos  de idade com adequado nível de escolaridade e que concordem em participar como parte do projeto de forma voluntária, serão divididos em 3 turmas de 30 pessoas cada uma para facilitar melhor qualidade e compreensão das atividades com palestras educativas,  imagens e vídeos com temas em relação sobre planejamento familiar, contraceptivos e gravidez  na adolescência e outras atividades demonstrativas. Também serão usados outros materiais educativos como boletins informativos dobrável e programas informativos através da rádio local.

Para isso nossas principais potencialidades são: a vontade da nossa equipe para trabalhar e assim reverter o problema de saúde garantindo uma boa disseminação do conhecimento sobre o tema, o apoio da secretaria de saúde, o compromisso das lideranças formais e informais da comunidades, professores de centros educacionais para a preparação de materiais informativos a serem entregues. Contar com a disposição do NASF para participar e ajudar nas atividades. Ter uma rádio local que tem boa aceitação pela população. Com a microintervenção nós percebemos que ainda há muito para ser feito, com o fim de melhorar o conhecimento sobre planejamento familiar e uso adequado de anticonceptivos, para evitar o número das adolescentes grávidas.

            Nós esperamos que os resultados alcançados serão utilizados posteriormente para outras investigações com o objetivo de oferecer maior informação sobre a transcendência desse problema de saúde servindo para atividades de promoção e prevenção de saúde que consigam aumentar o conhecimento sobre o tema de planejamento familiar e gravidez da adolescência.

            Como resultados, esperamos:

1-      Reduzir a incidência das adolescentes grávidas na população e aumentar o conhecimento sobre o tema de planejamento familiar e o uso adequado de anticonceptivos;

2-      Melhorar e aumentar os conhecimentos das adolescentes e a população geral sobre o tema do planejamento familiar;

3-      Obter o maior número possível de pacientes cadastradas em nossa unidade de saúde para realizar acompanhamento da gravidez nesta etapa da vida sendo considerada um risco para o binômio mãe filho.  

[Referências Bibliográficas.

  1. Adolescência concepto Wikipédia a enciclopédia livre https://pt.m.wikipedia.org

 

  1. Alinho Santiago M, JR López, Esquirol R, Navarro F. Adolescência. Aspectos generais e atenção à saúde. Em: Alvarez Sintes F. Temas de Medicina General Integral I, La Havana, 2da. Ed. Ciências Médicas. 2008, Cap.31; Pág.247.

 

  1. Planejamento familiar concepto Wikipédia a enciclopédia livre https://pt.m.wikipedia.org.

 

  1. Silva L, Tonet VLP.A gravidez na adolescência sob a perspectiva dos familiares: compartilhando projetos de vida e cuidado. Rev. Latino-Am. Enfermagem [Internet]. 2006   Abr. [acesso em 2014 jan. 31]; 14(2): 199-206. Disponível em:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200008.

 

5. Tudo sobre o planejamento familiar Ginec. www.gineco.com.br saúde feminina.

Anexo.

 

Descrição do padrão:´

 4.25 A equipe de atenção básica desenvolve ações regulares de planejamento familiar e oferta métodos contraceptivos.

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão:

Não são feitas corretamente pela equipe de saúde as ações de vigilância ambiental e sanitária para que a população tenha o conhecimento necessário sobre o tema planejamento familiar e oferta métodos contraceptivo. Quais impactos são apresentados pela alta incidência de mulheres gravidas adolescentes que são atendidos na nossa consulta.

Objetivo/meta: lograr que essa população de forma geral tenha um nível de conhecimento adequado do tema de planejamento familiar e contracepção pincipalmente no grupo mais vulneráveis, adolescentes. Desenvolver atividades educativas e de intervenção na comunidade principalmente com adolescentes e população em geral, para aumentar o conhecimento sobre o tema planejamento familiar e oferta de métodos contraceptivos

Estratégias para alcançar os objetivos/metas

Atividades a serem desenvolvidas (detalhamento da execução)

Recursos necessários

 Para o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

 Prazos

Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance dos resultados

Fornecer informação correta e atualizada para população acerca do tema planejamento familiar, uso adequado de contraceptivos, gravidez da adolescência.

Palestras educativas na UBS, centro educacionais, entrega de dobráveis com propaganda informativa, capacitação de professores sobre o tema, programas informativos

 Recursos humanos e materiais (pessoas que integram é equipe básico de saúde lideres formais da comunidade, professores) recurso materiais dobráveis, propaganda informativa. Rádio local

 Melhorar e aumentar os conhecimentos da população, fundamental

Mente de adolescentes, sobre o tema planejamento familiar, contraceptivos

 

Enfermeira, agentes comunitários.

 

6 meses.Um mes

 

 

Questionários realizados mediante as entrevistas aos pacientes em centros educacionais, e na UBS.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)