Titulo: A atenção a crianças, uma prioridade para minha equipe.
Especializando: Sandor Miguel Fenollar Acosta.
Tutor: Janio Rodrigues Rego.
A Atenção Primária à Saúde (APS) na concepção mais abrangente e contemporânea, pode ser compreendida como estratégia de reorganização do sistema de atenção à saúde. A partir deste entendimento a APS desempenha papel singular com potencial de reordenar recursos do sistema de saúde para satisfazer as demandas da população, condição que implica em considerá-la como parte coordenadora de uma Rede de Atenção à Saúde (RAS), (BRASIL. 2012).
O cuidado à criança, ou em qualquer outra fase do ciclo vital humano, é complexo, multidimensional e sofre influência de diversos e distintos fenômenos nas ações do cuidar. O cuidado apresenta-se, como um conjunto de circunstâncias interdependentes, que resulta em uma conjugação de elementos que confluem para um todo complexo que se constrói e se modifica continuamente. Por conseguinte, a integralidade, como princípio da política de saúde, remete para a compreensão de que os fatores que interferem na saúde da criança são amplos e perpassam por outros setores que não só o da saúde. O Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança (PAISC), tem como proposta, além da organização dos serviços, a organização de um processo de abordagem que envolve toda uma rede de instituições e serviços de forma a obter impacto epidemiológico sobre determinadas circunstâncias do processo de viver da criança. (SOUSA, 2012).
É uma proposta que exige que profissionais, equipe, instituição e unidades de saúde se organizem como um todo. Trata-se, portanto, de um fazer/pensar integrado de todo o serviço e de toda a equipe e não da tarefa de um profissional ou de uma categoria isoladamente. O sentido da integralidade do cuidado é muito mais que um procedimento, uma ação, uma conduta terapêutica/assistencial realizada por um profissional de saúde (SOUSA, 2012).
O crescimento, de um modo geral, é considerado como aumento do tamanho corporal, que cessa com o término do aumento em altura. Assim, para avaliar o crescimento infantil é preciso realizar a mensuração e o acompanhamento das medidas antropométricas da criança, tais como: peso, estatura, perímetro cefálico e torácico, relacionando-os entre si (CHAVES, 2018).
Em relação ao desenvolvimento, pode ser entendido como mudança e expansão graduais; progresso dos estágios mais simples aos mais avançados de complexidade; surgimento e expansão das capacidades do indivíduo por meio do crescimento, da maturidade e do aprendizado (CHAVES, 2018).
A equipe volante terrestre número 027 de município Santana, Estado do Amapá, realiza o acompanhamento das maiorias das grávidas do território, já que para ter uma boa avaliação das crianças o primeiro fator é avaliar e cadastrar todas as grávidas da nossa comunidade, para assim facilitar nosso trabalho com nossas crianças. Mas temos uma dificuldade, nosso território de abrangência são comunidades diferentes que são muito distantes umas das outras e que não podem ser atendidas todo dia, motivo pelo qual isso dificulta o acompanhamento de cada grávida, bem como das crianças.
Também em nossa comunidade há pouca cultura e conhecimento de saúde, que só leva as crianças quando está doente e não existe acompanhamento dos casos saudáveis. Muitas dessas grávidas depois do parto não retornam a consulta de puericultura e puerpério, sendo este um problema durante a avaliação dos indicadores do PMQA, já que às vezes se iniciam consultas de puericultura quando o bebê já está com mais de 15 dias de nascido, e outras vezes não retornam mais. Isso dificulta o acompanhamento dessas crianças, pois não recebem orientações necessárias para o crescimento e desenvolvimento adequados, sendo que as mães mais afetadas desconhecem o cuidado ao recém-nascido.
A principal função da nossa equipe é dar um bom serviço para tornar cada dia uma população mais saudável, mas isso só pode ser conseguido trabalhando em equipe, já que não depende apenas do médico, mas de outros membros de saúde como pediatra, psicólogos, psiquiatras e ginecologista, que desempenham um papel fundamental nesse cenário. Com base nesses problemas nossa equipe decidiu se reunir para debater uma avaliação de alguns os indicadores e facilitar nosso processo de trabalho visando melhorar a vidas de nossas crianças.
Esta experiência foi muito importante porque nos permitiu trabalhar juntos em equipe em favor do bem-estar da nossa população, onde cada um pode oferecer sua contribuição para o desenvolvimento do nosso trabalho. A equipe respondeu a um questionário onde ficou claro qual era a nossa realidade (Anexo).
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento). A fim de melhorar isso, nossa equipe elaborou estratégias que nos permitem saber como incorporar todos os nossos filhos à consulta de puericultura, para isso foi feito um registro de todas as crianças da área. Estas ações se tornaram as mais importantes feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde em suas visitas domiciliares. A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos, todas nossas consultas são feitas adequadamente de acordo com os protocolos existentes pelo Ministério de Saúde.
A equipe possui um cadastro atualizado de crianças até dois anos em seu território, um registro com o número total de crianças menores de dois anos. As cadernetas de saúde da criança são utilizadas pela equipe para seu acompanhamento. A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses, são realizadas palestras educativas para as mães de crianças menores de 1 ano, onde são oferecidas todas as informações.
No acompanhamento das crianças existem registro de vacinação que é preenchida no dia que foi feito o exame de teste do pezinho, que também é registrado nos prontuário. Falamos sempre sobre a importância de tomar vacinas nessa idade e damos total atenção aos casos com vacinas atrasadas.
Nossa equipe conta com nove ACS, sendo esta uma grande força, permitindo que toda a nossa área seja coberta, através da busca ativa de crianças prematuras e de baixo peso para oferecer um bom acompanhamento e tentar eliminar os fatores de risco que podem ser modificáveis e melhorar as condições de saúde dessas crianças.
Com essa microintervenção, nossa equipe conseguiu mudar o atendimento nas crianças com menos de dois anos, alcançamos as nossas mães sobre a importância da assistência à consulta e obter um maior conhecimento por parte dos nossos ACS.
Referências:
MACEDO DE SOUZA. Francisca Georgina. Qualificando o cuidado à criança na Atenção Primária de Saúde. 2012
Saúde da criança no Brasil: orientação da rede básica à Atenção Primária à Saúde. Et Al. 2012
CHAVES, Caroline Magna Pessoa et al. Avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças institucionalizadas. Rev. bras. enferm., Brasília , v. 66, n. 5, p. 668-674, Oct. 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672013000500005&lng=en&nrm=iso>. access on 17 Aug. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000500005
Anexo:
Questionário
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?
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X |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?
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X |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?
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X |
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A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?
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X |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?
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X |
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No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
X |
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Crescimento e desenvolvimento |
X |
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Estado nutricional |
X |
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Teste do pezinho |
X |
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Violência familiar |
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X |
Acidentes |
X |
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A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?
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X |
A equipe realiza busca ativa das crianças:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
X |
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Com baixo peso |
X |
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Com consulta de puericultura atrasada |
X |
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Com calendário vacinal atrasado |
X |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?
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X |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?
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X |
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Ponto(s)