7 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Especializando:Dioelis Leyva Barriento

Orientador:ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

 TITULO: Melhorias da atenção pré-natal e puerpério na UBS Asa Branca.

Em minha Unidade Básica de Saúde-UBS, o acompanhamento do pré-natal e puerperal é feito pela equipe de saúde, no qual as consultas são feitas e acompanhadas, tendo como objetivo melhorar a qualidade da atenção a estas pacientes, mapear as gestantes de risco e promover a saúde no pré-natal e puerpério.

O pré-natal é desenvolvido na UBS a partir da identificação das usuárias com teste rápidos positivos ou outro exame para gravidez com resultado positivo.

Uma atenção pré-natal e puerperal se dá por meio de uma incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias; do fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações que integrem todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido.  Assim, segundo BRASIL (2013, p. 33):

O objetivo do acompanhamento pré-natal é assegurar o desenvolvimento da gestação, permitindo o parto de um recém-nascido saudável, sem impacto para a saúde materna, inclusive abordando aspectos psicossociais e as atividades educativas e preventivas.

 

Em relação ao pré-natal e puerpério, o principal problema que estamos apresentando no momento é que a maioria das consultas é iniciada tardiamente, além das faltas dessas pacientes às consultas, impossibilitando assim fazer um acompanhamento adequado na atenção pré-natal e puerperal na unidade de saúde Asa Branca.

Por conta desta situação foi feita pela equipe uma reunião com a participação de nossa gestora onde foi necessário desenvolver ações, tais como:

  • Fazer busca ativa pela equipe das mulheres em idade fértil e orientar sobre os métodos de anticoncepção.
  •  Fazer ações educativas explicando a importância de fazer uma captação pré-natal e puerperal precocemente assim como de assistir a todas as consultas planejadas pela equipe de acordo a sua classificação de risco durante e depois da gestação.
  • Aumentar o número de intervenção educativas, no decorrer do ciclo gravídico-puerperal, com a participação de todos os profissionais, como psicólogos, nutricionistas, ginecologistas, clínico geral, enfermeira, e outros integrantes não profissionais de nossa equipe.
  • Criar grupo de gestantes onde será feito encontro a cada 15 dias com a participação de toda a equipe.
  • Fazer visitas com mais frequências
    às gravidas e puérperas que possuam menor adesão às consultas.
  • A Equipe deve ficar atenta às datas prováveis de parto das grávidas e os agentes comunitários de saúde e os demais membros da equipe devem realizar visita domiciliar perto ao período de parto e a primeira consulta puerperal.

Uma das ações que vem ocorrendo e que vem dando muito certo é o grupo de gestantes com as usuárias das duas equipes juntas. Neste é possível notar que elas ficam mais à vontade, conseguem interagir e sanar as suas principais dúvidas.

É um espaço para elas, onde é trabalhado alguns temas como cuidados com o recém nascido, importância do pré-natal, planejamento familiar, entre outros.

São convidados profissionais como nutricionistas, obstetras, fisioterapeutas, pediatra para poder vir falar um pouco destes temas. Geralmente é oferecido um lanche saudável às grávidas e sua família que, frequentemente, a acompanha nestas reuniões. Também conseguimos levar um momento de lazer com apresentação de músicas, dança, entre outras.

E com toda essa sensibilização a gestante vem tendo outro olhar. Percebendo que a UBS é um espaço que ela pode contar e que está ali par apoiá-la em todos os seus momentos. E isso vem acontecendo e melhorando ainda mais a atenção dispensada a estas usuárias. Assim, com as ações implementadas na UBS, importantes transformações foram concretizadas no que diz respeito ao avanço na qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério. 

Os desafios são muitos, no entanto, a atuação em equipe, o interesse em se capacitar, a consciência da necessidade de se basear nos princípios do Sistema Único de Saúde-SUS e o olhar humanizado diante a realidade de este público são características presentes na equipe da UBS em questão e que propiciam um trabalho de qualidade. 

 

 

REFERÊNCIA

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)