7 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

Especializando: GELSYS DEL RISCO GARCIA.

Orientador: ISAAC ALENCAR PINTO.

Colaboradores: Os agentes comunitários de saúde: Magali; Neto; Lula; Anele; Lana, Enfermagem: Leticia, Técnica de enfermagem: Solange.

 

Na unidade Básica de Saúde de Santa Cecilia. Do município Jardim de Piranhas. Foi feita uma investigação abordando os procedimentos de trabalho da equipe de saúde com relação ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças até dois anos de idade. Com respeito ao grão de conhecimento e domínio da equipe no desempenho da linha de trabalho. E os resultados nos indicadores de saúde. Além da qualidade e nível de satisfação de nossa comunidade.

Nossa equipe realizo uma reunião de trabalho com analise e debate do questionário e suas respostas selecionadas. Escolhendo junto por médio de troca de conhecimento e experiência as dificuldades e potencialidades chegando a identificar:

Entre as potencialidades achadas: A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos. Mediante a utilização protocolos com a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento. Tem as cadernetas de saúde da criança, e outra ficha com informações equivalentes, na unidade. Se realiza seguimento do estado nutricional, as vacinas se aplica segundo esquema, prevenção dos acidentes. A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses. E desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança. Não temos casos de prematuros nem baixo peso por agora. Temos calendário vacinal atualizado.

As dificuldades encontradas: A equipe não possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território. Não tem registro de violência familiar. Não tem acompanhamento dos casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar).

Onde se tomo como decisão de analisar o padrão: 4.18. A equipe de Atenção Básica acompanha o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de dois anos da sua área de abrangência. (AMAQ,2016.)

Determinando como problema para o alcance do padrão: Quantas crianças até dois anos tem cadastramento no território?

O objetivo geral da investigação foi:Atualizar o cadastramento das crianças até dois anos do território.

O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças é muito importante porque permite diminuir os acidentes e suas complicações. Fazer promoção de saúde e prevenção de doenças das crianças até dois anos para que o desenvolvimento físico e mental seja melhor. Ajudando a diminuir a taxa de mortalidade infantil e aumentando a esperança de vida. Incrementando o nível de satisfação da comunidade e a qualidade do serviço de saúde. Possibilita conhecer quantas crianças até dois anos tem cadastramento nossa área de abrangência. Para um bom seguimento e diagnostico adequado de saúde. Tem Contribuição do conhecimento dos professionais da equipe com relação a seu trabalho. Melhora a integração e integralidade dos processos de desempenho dos serviços ofertados. Permitindo continuar aos demais professionais com a investigação.

 A metodologia aplicada foi analises e descrição dos dados coletados através dos recursos materiais como os prontuários, fichas de atendimentos, livros de registros cadernetas de vacinação, e instrumento de medição de dados. A pesquisa realizada as crianças até dois anos de idade. O tamanho da mostra foram todas as crianças menores de dois anos. Os recursos humanos: Os agentes comunitários de saúde, licenciada de enfermagem, técnica de enfermagem encargada da vacinação área, odontóloga, medica. 

O cronograma de atividades foi desenvolvido no mês de agosto com apojo da equipe de saúde. As atividades executadas durante a microintervenção (quadro 9). Foram pesquisa descritiva e cadastramento das crianças até dois anos. Orientação das famílias. Promoção de saúde e prevenção de doenças. Visitas domiciliarias pela equipe e a intervenção de acordo aos problemas. Registrar no livro as crianças atendidas na área. Capacitação da equipe de saúde. Analises dos dados. A mesma estive estruturada em   quatro etapas: A primeira foi por médio do encontro da equipe e análise dos problemas, seleção do padrão e objetivo geral. A segunda a realização da pesquisa com apojo da equipe visitando a casa dos meninos e aplicando o instrumento de recolecção de dados (quadro 10). A terceira foi o analises dos dados. A quarta as conclusões.

Avaliamos os indicadores de saúde utilizados no dia a dia. Por nossos trabalhadores, os registros utilizados para o armazenamento dos dados. Na área tem cadastrados 36 crianças de cero a dois anos de idade, delas 12 são menores de um ano e 24 são maiores que um ano e menor que dois. Com prevalência do sexo feminino. Dentro do grupo sano   temos 15, de risco 18 e 3 com doenças alérgicas e avaliados integralmente. Posem as vacinas atualizadas. Com bom estado nutricional. Ainda temos dificuldade nos enfrentamentos dos casos com violência familiar. Com 4 caso com risco. Por isso estamos sendo apojado por NASF. Para um adequado seguimento e ajuda.                                                                                                                                                                                                                                                                                   

  As mudanças observadas na microintervenção (quadro 9). Cadastramento atualizado. A equipe pose estratégia dinâmica de cadastramento por médio da comunicação e intercambio de dados entre os membros da equipe. Tem registro e seguimento dos casos de violência familiar. Capacitação continua. Motivação para oferecer melhor serviço.  Conhecimento e domínio da sua área de abrangência.Com uma estratégia de seguimento mais organizada e resolutiva. Melhora da qualidade da atenção básica, Boa comunicação entre os membros da equipe e a comunidade. Capacitação das famílias para apojar ao crescimento e desenvolvimentos de seus filhos. Criação de grupos de crianças menores de dois anos.

 Com a sua continuidade: esperamos alcançar um serviço de excelência, com respeito aos indicadores de saúde, a comunicação, os resultados de trabalho e o grão de satisfação da comunidade. Além de investigar outros métodos e estratégias para melhorar saúde das crianças.

Conclusão: A pesquisa realizada as crianças até dois anos de maneira conjunta com a equipe para investigar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da atenção básica demostro que foi atingido o objetivo geral de atualizar o cadastramento dos meninos até dois anos de idade. O instrumento de coleta de dados permitiu ter um melhor seguimento e obtenção de dados. As limitações encontradas prazos corto, falta de registros de dados. Cadastramento não atualizado. O trabalho contribuo aumentar a preparação profissionais e promoção da saúde das crianças.   Recomendo para novas pesquisas a utilização de outra metodologias e ampliação do.

     

Quadro:9. Matriz de intervenção. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

Descrição do padrão: 4.18. A equipe de Atenção Básica acompanha o crescimento e desenvolvimento das crianças menores de dois anos da sua área de abrangência.

Descrição da situação-problema para o alcance do padrão: A equipe de atenção básica não possui cadastramento atualizado das crianças até dois anos do território.

Objetivo/meta: atualizar o cadastramento das crianças até dois anos do território.

Estratégias para alcançar os objetivos /metas

Atividades

A serem desenvolvidas

(Detalhamento da execução)

Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades

Resultados esperados

Responsáveis

Prazos

Mecanismos

E indicadores

Para avaliar o alcance dos resultados

Pesquisar na área de abrangência.

Registrar no livro as crianças atendidas na área.

Médica, enfermagem, técnica

Enfermagem. ACS.

 

Cadastramento atualizado das crianças até dois anos.

ACS: MAGALY; NETO; LULA; ANELY;

LANA

Enfermagem:

Leticia,

Técnica de

Enfermagem:

Solange,

Médica: Gelsys

 

Empezar

01/08/18

Concluir

20/8/18

 

Índice das crianças até dois anos na área.

 

 

Incrementar as visitas domiciliarias

Fazer visitas domiciliarias pela equipe e a intervenção de acordo aos problemas.

Médica, enfermagem, técnica

Enfermagem. ACS.

 

Classificar as famílias, e os riscos associados as crianças.

ACS: MAGALY; NETO; LULA; ANELY;

LANA

Enfermagem:

Leticia,

Técnica de

Enfermagem:

Solange,

Médica: Gelsys

 

Empezar

01/08/18

Concluir

20/8/18

 

Índice de crianças sanas, e com doenças.

 

Orientar as famílias

Promoção de saúde e prevenção de doenças.

Médica, enfermagem, técnica

Enfermagem. ACS.

 

Diminuir as doenças.

ACS: MAGALY; NETO; LULA; ANELY;

LANA

Enfermagem:

Leticia,

Técnica de

Enfermagem:

Solange,

Médica: Gelsys

 

Empezar

01/08/18

Concluir

20/8/18

 

Índice de consultas.

 

Capacitar a equipe de saúde.

Orientar, preparar a equipe

Médica, enfermagem, técnica

Enfermagem. ACS

Amentar o conhecimento e motivação dos trabalhadores

ACS: MAGALY; NETO; LULA; ANELY;

LANA

Enfermagem:

Leticia,

Técnica de

Enfermagem:

Solange,

Médica: Gelsys

 

Empezar

01/08/18

Concluir

20/8/18

 

Indicadores qualidade de atendimento.

 

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.                    

 

Quadro:10. Instrumentos de medição eletrônico dos dados dos usuários do dia a dia. Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças.

Dia /mês /ano

Número de cartão de SUS

Idade

Sexo

Agendamento programado

Atendimento de urgência

Visita domiciliar

 

Vacinação atualizada

Vacinação não atualizada

Diagnóstico

CIAP2

 

 

Encaminhamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Elaborado pelo próprio autor.                    

 

 registro de vacinação.

  

caderno espelho de vacinação

 

caderneta de saúde da criança.

 

registro de atendimento

 

 

debate da reunião da equipe de saúde.

 

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