A organização das demandas tanto programadas quanto espontânea tem sido um desafio constante para profissionais e gestores do município. Demanda espontânea é o nome dado para qualquer atendimento não programado em uma unidade de saúde, representando uma necessidade momentânea do paciente, já a demanda programada se define como aquela que é agendada previamente, ou seja, toda demanda gerada de ação prévia a consulta. Em nossa equipe os pacientes são acolhidos primeiramente pela enfermeira que avalia o diagnóstico e realiza a consulta inicial ou agenda para consulta programada em outro dia, caso haja necessidade, a consulta também servirá para acolher o paciente e referenciá-lo ao médico que poderá realizar a consulta com implementação do tratamento em caráter de urgência/ambulatorial especializado.
A microintervenção teve como objetivo quantificar os problemas de saúde mais prevalentes no serviço de demanda espontânea e programada da nossa UBS, analisar a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais e contribuir com propostas de estratégias para reorganização da equipe. A nossa observação iniciou com uma reunião para identificar quais seriam os principais problemas que os pacientes se referem quanto ao atendimento assim que procuram a UBS por consulta espontânea. Realizamos uma análise detalhada dos dados encontrados durante a reunião da microintervenção, principalmente com os dados passados também pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e no final do trabalho realizamos uma pesquisa para avaliar o nível de satisfação da população que recebeu algum tipo de consulta de forma espontânea ou programada na unidade de saúde.
De acordo com os dados coletados, observa-se uma grande procura dos serviços da UBS por demanda espontânea com uma média de 28 atendimentos por dia, dividido em 44% dos atendimentos no horário da manhã e 56% no horário da tarde. Os problemas de saúdes que representam a maior porcentagem da procura de consultas espontâneas são as afecções respiratórias agudas e as doenças diarréicas agudas. Há diferença entre a procura masculina e feminina, que pode ser reflexo de questões culturais, demostrou um maior número de consulta em mulheres que em homens. Sabe-se que muitos homens possuem medo ou preconceito de procurar a assistência médica, daí a importância dos ACS para melhorar o vinculo entre a equipe e a comunidade. Para a realização deste trabalho se apresentaram algumas dificuldades como a falta de energia frequente que interrompe o cronograma de realização do projeto, entre outros problemas se pode citar a falta de conhecimento da população acerca do fluxograma de consultas espontânea e programadas da UBS provocando um aumento no número de pacientes atendidos em consulta espontânea. As potencialidades fundamentais foram uma equipe preparada que facilitou a realização do trabalho. A presença de arquivos e bases de dados atualizados ajudou com a obtenção das informações necessárias para identificar dos principais problemas de saúde que apresentam os pacientes que procuram a UBS por consulta espontânea e programada.
Com esta microintervenção foi modificado o processo de trabalho da nossa UBS, garantimos que os pacientes tenham um atendimento de qualidade seja por consulta espontânea ou programada, com humanização e atenção. Realizamos o monitoramento da equipe após a implantação do fluxograma para a organização das consultas espontâneas através dos dados obtidos e reuniões semanais. Com a continuidade da mudança deste processo de trabalho, espera-se melhorar qualidade das consultas que são realizadas na UBS para diminuir o número de reclamações, além de diminuir o número de consultas espontâneas e aumentar o de consultas agendadas, que são as realizadas em grupos prioritários como: hipertensão arterial, diabetes mellitus, pré-natal, puericultura, entre outros.
Avaliação do atendimento
Ponto(s)