7 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO BÁSICA

ESPECIALIZANDA: MICHELLE ALBANO FERREIRA

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

           

Na primeira reunião de equipe da Unidade Básica de Saúde da Família do Bom Pastor do mês de agosto de 2018, foi colocado em discussão o atendimento a população pediátrica em nossa área de abrangência.

A reunião teve como norteador o questionário fornecido que orienta quanto as ações preconizadas pelo Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). O questionário foi preenchido por nossa equipe de acordo com realidade da cobertura em atenção à saúde da criança, conforme abaixo.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

X

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

X

 

Crescimento e desenvolvimento

X

 

Estado nutricional

x

 

Teste do pezinho

X

 

Violência familiar

X

 

Acidentes

X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

X

 

Com baixo peso

X

 

Com consulta de puericultura atrasada

 

X

Com calendário vacinal atrasado

 

X

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

X

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

X

 

            O questionário serviu para nos mostrar os pontos de fragilidade nos quais precisamos nos concentrar em melhorar para alcançar o padrão de qualidade desejável. Após a aplicação, foi possível perceber que talvez nossa maior falha esteja na busca ativa que não vem se enquadrando ao ideal, o que deixa muitas crianças vulneráveis a diversos acontecimentos.

Frente a isso, reforçamos com nossa equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a necessidade das busca ativas e também maior atenção da parte de médica e da enfermeira quanto a observação das gestantes que não retornavam ao pré-natal, principalmente as que se encontravam próximo da finalização da gestação, sendo uma forma de descobrir se por ventura haviam evoluído para o término da gestação.

            Em geral, o atendimento em Saúde da Criança é realizado em equipe. O Crescimento e Desenvolvimento em sua maioria das vezes é realizado pela enfermeira e quando evidenciado qualquer anormalidade a criança é encaminhada ao atendimento médico.

Além disso, realizamos periodicamente o Crescimento e Desenvolvimento coletivo. A atividade é muito interessante uma vez que permite a interação entre diversas mães e crianças tornando o momento muito mais do que apenas uma consulta e sim uma troca de experiências. A atividade é considerara pela equipe como uma ação bem-sucedida e conta com a participação dos acadêmicos de enfermagem do último ano da graduação para organização e realização de dinâmicas interativas para o melhor desenvolvimento e apenas no momento de troca de turma dos acadêmicos ficamos sem fornecer a atividade.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)