TITULO. ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Dr. JOSE OSCAR HERNANDEZ NUNEZ
FACILITADOR PEDAGOGICO. JANIO RODRIGUES REGO
Crescer e desenvolver-se são as marcas da infância. Crescer e desenvolver-se bem significam o atendimento oportuno das necessidades de
nutrientes biológicos, afetivos e socioculturais que cada criança tem em
determinada fase da vida. Sendo assim, o crescimento e o desenvolvimento são indicadores muito sensíveis da qualidade de vida de uma população
e da organização dos serviços de saúde. O acompanhamento do Crescimento e do Desenvolvimento (CD), é considerado o eixo integrador e central de todas as ações de saúde da criança. Tem por características sua baixa complexidade tecnológica e sua elevada eficácia na prevenção de problemas nutricionais, na vigilância à saúde e na promoção de hábitos saudáveis de vida (BRASIL, 2002).
As ações inseridas no CD utilizam a prevenção como diretriz, na medida em que procuram evitar problemas da criança mediante orientação às mães acerca dos cuidados para com seus filhos, identifica situações de risco e busca atuar de forma precoce nas intercorrências. Essas ações são desenvolvidas no meio de um sistema de captação precoce da população infantil e inclui o registro em prontuários, acompanhamento das crianças nos serviços, um calendário mínimo de atendimento nos primeiros cinco anos, padronização do esquema de imunização, incentivo ao aleitamento materno exclusivo, controle das doenças diarreicas, assistência às Infecções Respiratórias Agudas (IRA) e orientação nutricional (BRASIL, 2012).
A presente microintervenção teve como objetivo trazer para o centro dos atendimentos da Unidade Básica de Saúde (UBS), um debate sobre o CD, como andam os registros, a importância da busca ativa e até mesmo em que nível está a organização do serviço em saúde para prestar atenção as crianças da nossa área, principalmente diante das dificuldades que carregam uma UBS de zona rural, sejam estruturais, geográficas ou até mesmo de suporte para exames mais complexos e especialistas. Para chegar neste debate, realizei uma reunião com todos os membros da equipe, realizamos uma análise dos registros sobre CD já realizados, levantamos números sobre os atendimentos de acordo com dados passados pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), e respondemos as perguntas segundo constam no manual do PMAQ-AB, que foi determinante para identificarmos nossas fragilidades e corrigir para garantir um melhor atendimento da criança por parte de toda a equipe de saúde da UBS.
Tabela 1
QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?
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X |
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A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?
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X |
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A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?
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X |
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A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?
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X |
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Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?
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X |
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No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Vacinação em dia |
X |
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Crescimento e desenvolvimento |
X |
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Estado nutricional |
X |
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Teste do pezinho |
X |
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Violência familiar |
X |
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Acidentes |
X |
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A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?
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X |
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A equipe realiza busca ativa das crianças:
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QUESTÕES |
SIM |
NÃO |
Prematuras |
X |
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Com baixo peso |
X |
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Com consulta de puericultura atrasada |
X |
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Com calendário vacinal atrasado |
X |
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A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?
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X |
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A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?
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X |
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Chegamos a conclusão sobre o cuidado integral à saúde da criança diante de universo de ações envolvidas na promoção da saúde, prevenção de doenças e ações diagnósticas e terapêuticas, que visa à redução da morbimortalidade infantil, desta forma, o programa Crescimento e Desenvolvimento – CD pode ser considerado um dos eixos desta integralidade. No entanto, é de extrema importância abordar o fato de que o pleno desenvolvimento infantil é resultado não apenas de uma ação isolada, mas de uma interação entre a saúde da mãe e da criança, o acompanhamento médico, o trabalho em equipe interdisciplinar e o compromisso familiar e da sociedade em prover a crianças de condições adequadas de proteção e saúde.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde da criança: acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Brasília: Ministério da Saúde, 2002.
Ponto(s)