4 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: A LINHA DE CUIDADO EM SAÚDE DA CRIANÇA NA UBS ANTÔNIO MENEZES LEITE (SE)

ESPECIALIZANDO: VANÊSSA MERCÊS SILVA LIMA

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

O objetivo desta microintervenção foi refletir sobre como está sendo realizada a linha de cuidado em saúde da criança pela equipe de saúde, no mês de agosto de 2018, para abordar melhor os pressupostos teóricos e práticos sobre a saúde da criança através da Estratégia de Saúde da Família.

Foi apresentado à equipe de saúde o fato de ser um desafio de atuar de forma mais proativa sobre a saúde da criança, como também a necessidade de fazer todas as ações exigidas pelo Ministério da Saúde quanto a saúde da criança.

A intervenção foi dividida em dois momentos (encontros). No primeiro foi realizado o questionário onde se evidenciou as potencialidades e as dificuldades sobre a atenção a criança na Unidade Básica de Saúde Antônio Menezes Leite.

Neste primeiro encontro evidenciou-se que a equipe faz acompanhamento na consulta de puericultura até os dois anos acompanhando o desenvolvimento e crescimento da criança fazendo os registros da mesma, e na verificação de qualquer anormalidade encaminha ao acompanhamento médico.

São seguidos na medida do possível os protocolos do Ministério da Saúde quanto a saúde da criança, como também existe na Unidade de Saúde um Cadastro atualizado de todas as crianças do território, e é utilizado a caderneta da criança oferecido pelo Ministério da Saúde para acompanhamento de seu crescimento, desenvolvimento. Não existe na unidade planilhas espelho para acompanhamento da saúde da criança, uma dificuldade. Existe na ficha de acompanhamento informações básicas da criança, todavia este é um ponto que pode ser melhorado.

No acompanhamento das crianças do território existe registro das crianças acerca de vacinação, teste de pezinho, crescimento, desenvolvimento, estado nutricional, possível violência familiar, acidentes. Não é muito comum casos de violência familiar, mas quando existem são encaminhados ao conselho tutelar, o CRAS, o NASF, e em casos críticos até mesmo a delegacia e Polícia Militar local.

No caso de crianças prematuras, com baixo peso, com doenças congênitas, existe busca ativa através dos Agentes Comunitários de Saúde. Não existe busca ativa acerca de calendário de vacina atrasado. São realizadas frequentemente campanha pró aleitamento materno, evidenciando seus benefícios, como também campanha de incentivo a introdução de alimentos saudáveis como frutas e vegetais.

Depois deste encontro ficou combinado que na próxima sexta feira seria realizada uma ação voltada as necessidades de saúde da criança que a UBS Antônio Menezes Leite. Nesta ação foi utilizado a Cartilha do Ministério da Saúde “saúde da criança: Nutrição Infantil Aleitamento Materno e Alimentação Complementar” como também o material “Saúde da Criança: Materiais informativos”.

Sobre o Desenvolvimento e Crescimento da Criança foi enfatizado o fato de que o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento faz parte da avaliação integral à saúde da criança, propiciando o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, de hábitos de vida saudáveis, vacinação, prevenção de problemas e agravos à saúde e cuidados em tempo oportuno. São medidas como esta de atenção a criança nos primeiros anos de vida que podem significar uma boa saúde. 

Sobre o aleitamento materno, foi tratado acerca da importância do aleitamento materno visto que, evita mortes infantis, diarreia, evita infecção respiratória, diminui o risco de alergias, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, reduz a chance de obesidade, apresenta uma melhor nutrição, de modo que apresenta um efeito positivo na inteligência, um melhor desenvolvimento da cavidade bucal, proteção contra câncer de mama, evitando um nova gravidez, como também apresenta menores custos financeiros, apresenta promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho, e uma melhor qualidade de vida.   

No que diz respeito a possibilidades de melhoria ficou combinado a implantação de uma planilha que tratasse de todas as informações pertinentes para que houvesse um total controle sobre as principais informações relacionadas a saúde da criança.

A percepção geral sobre a equipe é que os mesmos estavam bastante empenhados em melhorar a ação, ainda que não consideremos que a atenção prestada seja ruim, mas que pode-se melhorar.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 1,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)