1 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos
HIPERTENSO E DIABETICO: UM ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO.
Dr. Yhosvany Rodriguez
O trabalho de uma equipe de saúde da família consiste em criar estratégias de atendimento humanizado ao cidadão de sua área de abrangência, assim a dimensão da prevenção deve sempre ser ampliado em todos os âmbitos, mas quando se aborda a promoção e tratamento de doenças não transmissíveis é necessário um olhar e ouvir a população para a melhoria da qualidade de vida dos usuários que precisa de atendimento.
Diante disso, a alguns anos nossa equipe vem promovendo palestras sobre prevenção e cuidados e para quem já está em tratamento criamos um grupo que ao longo dos anos foi tendo boa adesão e fidelização dos usuários.
Esse grupo apresenta encontros mensais. Participam idosos, pessoas com hipertensão e/ou diabetes. Nesse dia, no período da manhã, é oferecida uma roda de conversa sobre temas relacionados à alimentação saudável, monitoramento da medicação, pressão arterial e glicemia, conversa com o cuidadores ou familiares sobre cuidados de higiene e alimentação e caso precise são realizados encaminhamentos ao cardiologista, oftalmologista e solicitados exames de rotina.
Esse momento de grupo caracteriza como um momento de promoção de saúde e prevenção de doenças e complicações, interação entre profissionais de saúde e população e consolidação de parcerias.
Em alguns encontros tivemos a presença de profissionais do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS tirando dúvidas; além de  psicólogos abordando assuntos como depressão; educador físico realizando exercícios de alongamento e zumba; biólogos explananando sobre meio ambiente e; os próprios moradores que já trouxeram violão para apresentação de música, contribuindo para o sucesso e ampliação do grupo.
            Algo que, recentemente, vem sendo sentido por todos no nosso Estado é a imigração, especialmente, de venezuelanos fazendo com que haja o inchaço também na nossa unidade a procura de diversos atendimentos, momento em que ouvindo os anseios da população e tentando maximizar o atendimento aos idosos, hipertensos e diabéticos e levando em conta o crescimento populacional de acometidos por doenças não transmissíveis.
            Em reunião recente decidimos implementar outra estratégia: agendar os pacientes que não estão conseguindo se consultar de 3 em 3 meses, conforme preconiza o Ministério da Saúde.  Acordamos que os agentes comunitários de saúde ao visitar as famílias ao identificar algum paciente com doença crônica fariam o agendamento para toda quinta feira do mês, ou seja cada agente comunitário de saúde poderia agendar 2 pacientes. E ao sair do consultório médico, o paciente já saberia quando seria seu retorno para reavaliação.
Essas consultas estão sendo bem avaliadas pela população, que reclama um pouco da demora no atendimento, mas se sente maravilhada quando chega sua vez no consultório médico e sai satisfeita com atendimento e resolutividade diante da consulta.
Nossa equipe espera em breve avaliar como está sendo o atendimento e se precisar ressignificar novas estratégias para um melhor atendimento ao usuário, já que o empenho dos profissionais envolvidos cresce à medida que recebemos os resultados positivos das ações desenvolvidas voltadas à promoção de saúde e prevenção de doenças.
 
ANEXO 01- Questionário das atividades desenvolvidas voltadas para o controle das doenças crônicas não transmissíveis.
 
 
Em relação às pessoas com HIPERTENSÃO ARTERIAL
Em relação às pessoas com DIABETES MELLITUS
QUESTÕES
SIM
NÃO
SIM
NÃO
A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?
 
x
 
x
 
Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?
 
3
 
3
 
A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?
 
 
x
 
 
A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?
 
x
 
 
 
A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?
 
 
 
 
 
 
x
Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.
A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?
 
 
x
 
x
 
A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?
 
x
 
 
 
A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?
 
x
 
 
 
A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?
 
x
 
 
 
Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.
A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?
 
x
 
 
 
A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?
 
 
 
 
x
 
x
Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.
A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?
 
 
 
x
 
A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?
 
 
 
x
 
A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?
 
 
 
 
x
EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE
 
QUESTÕES
SIM
NÃO
A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?
x
 
Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?
x
 
Se SIM no item anterior, quais ações?
QUESTÕES
SIM
NÃO
Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS
x
 
Oferta ações voltadas àatividade física
x
 
Oferta ações voltadas à alimentação saudável
x
 
Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS
x
 
Encaminha para serviço especializado
x
 
Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso
x
 
 
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)