1 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos
PUERICULTURA: UM OLHAR INTEGRAL
 
Dr. Yhosvany Rodriguez
 
Realizamos uma reunião da equipe para avaliarmos e discutirmos as ações que realizamos na área da saúde da criança (anexo 01).
Durante as consultas de puericultura, realizamos a verificação do peso e da altura da criança, verificação da pressão arterial,  a partir dos 3 anos de idade; e ao chegar ao consultório médico são realizadas outras observações sobre o estado e desenvolvimento da criança, tendo como instrumental a caderneta de saúde da criança.
Realizamos a vigilância do crescimento e desenvolvimento da criança, conforme sua idade, verificando o estado vacinal, verificando as medidas antropométricas e analisando o gráfico com os escores. Prescrevemos suplementação de vitamina A, a partir dos 6 meses até completar 5 anos.
Caso haja alguma falta de alguma criança na consulta de puericultura, faz-se a busca ativa e reagendamento da consulta de rotina. Foi criado e é utilizado um instrumento que contêm o cartão espelho da criança denominada ficha de acompanhamento de criança até 3 anos, porém os agente comunitários de saúde colocam os dados vacinais das crianças até 10 anos.
Realizamos o carnaval com as crianças momento lúdico de aproximação dos profissionais e familiares. O evento promove outro olhar e cuidado com as crianças e seus familiares, sendo ofertadas várias atividades com a parceria de vários setores.
Além disso, a equipe realizou a ambientação do espaço de atendimento das crianças, pois foi pensado em proporcionar um melhor acolhimento, transformamos em um espaço lúdico. As crianças ficam mais animadas, encantadas e menos receosas por entrar no consultório médico, especialmente, porque as animações e desenhos iniciam na recepção com várias figuras constantes na parede.
Algumas dificuldades foram observadas em razão de pais que ainda não conseguiram entender a gravidade da baixa cobertura vacinal. A equipe, nesses casos, informa a situação para a secretaria contactar a rede de apoio, como, o conselho tutelar, centro de referência da assistência social, dentre outros.
Outro ponto observado de dificuldade consiste na interlocução com os imigrantes que recém chegaram da Venezuela(onde o calendário vacinal é muito diferente do Brasil), visto que há uma barreira linguística e cultural para fazer com que as mães entendam a necessidade de estarem em dias com as consultas de rotinas de seus filhos.
            Essa partilha mostra que devemos sempre estar em constante sintonia com a comunidade e seus anseios, só assim conseguimos desenvolver um trabalho que contemple e gere sempre mais vida para as pessoas, empoderando a comunidade dos cuidados.
 
ANEXO 01-  Questionário das atividades desenvolvidas na área da saúde da criança.
 
QUESTÕES
SIM
NÃO
A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?
 
x
 
A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?
 
x
 
A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?
 
x
 
A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?
 
x
 
Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?
 
x
 
No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:
 
QUESTÕES
SIM
NÃO
Vacinação em dia
x
 
Crescimento e desenvolvimento
x
 
Estado nutricional
x
 
Teste do pezinho
x
 
Violência familiar
x
 
Acidentes
x
 
A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?
 
x
 
A equipe realiza busca ativa das crianças:
 
QUESTÕES
SIM
NÃO
Prematuras
x
 
Com baixo peso
x
 
Com consulta de puericultura atrasada
x
 
Com calendário vacinal atrasado
x
 
A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?
 
x
 
A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?
 
x
 
 
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)