1 de novembro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO:ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA: CRESCIMENTO EDESENVOLVIMENTO.

ESPECIALIZANDO: ADONIS MESA RODRÍGUEZ

ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO

A população infantil da Vila Nova Esperança, do nascimento até os 14 anos de idade, é de 426, o que corresponde a aproximadamente 27,86% da população.

 

Fonte: Cadastro Individual da Unidade De Saúde

 

Nossa equipe de saúde realizou uma análise sobre o cuidado na atenção à saúde da criança em nossa área de abrangência. Aproveitei o espaço da reunião mensal da coordenadora com os Agentes Comunitários de Saúde e com a participação de todos os profissionais, fizemos uma reunião para discutir o questionário proposto para a microintervenção.  

Após a discussão, foram expostas as potencialidades e dificuldades que apresenta nossa unidade.

Na Unidade o acompanhamento das crianças de 0 a 24 meses são agendados e realizamos atividades coletivas abordando temas pertinentes as faixas etárias e realizado atendimento individual das crianças com avaliação de peso, estatura, situação vacinal, desenvolvimento infantil e queixas gerais.

Os recém-nascidos, tanto de alto como baixo risco, provenientes da Maternidade, recebem alta hospitalar já com o primeiro atendimento agendado para nossa Unidade de Saúde, preferencialmente, na primeira semana de vida. O primeiro atendimento ao recém-nascido e a puérpera na Unidade Básica é realizado pela enfermeira, preferencialmente, na primeira semana de vida ou no máximo até o décimo dia de vida da criança.

No acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças na faixa etária de 0 a 24 meses, utilizamos critérios de risco. As consultas são agendadas seguindo um cronograma de agendamento, nos atendimentos de enfermagem (2, 4, 8, 10 e 15 meses) e nas consultas médicas (1, 2, 3, 6, 9, 12, 18 e 24 meses).

A interrupção precoce do aleitamento materno pode ocasionar muitos prejuízos para a saúde infantil.  Nossa unidade faz muitas palestras sobre aleitamento materno, já que acontece muito a introdução de outros alimentos antes dos 6 meses.

A Unidade Básica está capacitada para cadastrar, acompanhar e digitar o acompanhamento das crianças, gestantes e puérperas no sistema web federal, para acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 7 anos incompletos e gestantes matriculadas na rede Básica de Saúde, por meio da Vigilância Alimentar e Nutricional e atividades de educação em saúde e nutrição.

A unidade garanteas ações básicas de saúde como, garantir o pré-natal, a vacinação, o acompanhamento do crescimento por meio da vigilância alimentar e nutricional e atividades de educação em saúde.

A unidade cumpre com os programas para diagnosticar e tratar anemia em todas as crianças menores de 5 anos de idade e também realizar a suplementação medicamentosa de ferro a todas as crianças menores de 2 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Todas as crianças e adolescentes vitimizados por violência demandam atendimento e proteção. Quando a violência ou suspeita for detectada pela família, escola, comunidade ou serviço de saúde, se faz a notificação pela Unidade de Saúde e são tomadas as medidas pertinentes, que garantam a proteção à criança e adolescente, seu acompanhamento médico e psicológico com ajuda da equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família- NASF.

Garantimos o acolhimento a todas as crianças que procuram as Unidades de Saúde com queixas sugestivas de doenças agudas e quando necessário, um pronto-atendimento que permita avaliação de urgência e encaminhamentos adequados.

A unidade básica de saúde faz palestras educativas e as campanhas de vacinação nas escolas. Não temos atendimento com pediatras, só com médico e a enfermeira da unidade básica de saúde. Por isso, fazemos os encaminhamentos paro o hospital de criança do outro município, quando necessário.

ANEXO 01

Ações desenvolvidas pela equipe em saúde da criança

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de
até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

x

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

x

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças
até dois anos do território?

x

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o
seu acompanhamento?

x

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra
ficha com informações equivalentes, na unidade?

x

 

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia       

x

 

Crescimento e desenvolvimento

x

 

Estado nutricional

x

 

Teste do pezinho

x

 

Violência familiar

x

 

Acidentes

x

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS,
Conselho Tutelar)?

x

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

 

Prematuras

x

 

 

Com baixo peso

x

 

 

Com consulta de puericultura atrasada

 

 x

 

Com calendário vacinal atrasado

 

 x

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

x

 

 
 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de
alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a
partir dos seis meses da criança?

x

 

 

Fonte: Microintervenção 5: A linha de cuidado em saúde da criança começa por minha ESF.

              

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)