ESPECIALIZANDO:YISEL PENA CARVAJAL
ORIENTADOR:ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
MICROINTERVENÇÃO PARA MELHORAR O PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E AO PUERPÉRIO NA UNIDADE DE SAÚDE ARMINDA GOMES
O planejamento da gravidez contribui para a decisão informada sobre o momento mais oportuno da gravidez para a mulher, considerando suas condições físicas, psíquicas e sociais. Toda mulher em idade fértil (de 10 a 49 anos de idade) tem acesso aos anticoncepcionais na Unidade Básicas de Saúde – UBS, e para tal precisa comparecer a uma consulta prévia.
É válido ressaltar que a escolha da metodologia mais adequada deverá ser feita pela paciente, após entender os prós e contras de cada um dos métodos. E assim é feito toda uma sensibilização para que a mulher faça realmente a adesão ao método.
O atendimento pré-natal consiste em uma assistência a mulher durante o período gravídico e puerperal, de forma que esta possa ser acolhida desde o início da gravidez, assegurando-lhe, até o final o nascimento de um concepto saudável e o bem-estar da mãe. O mesmo preconiza uma assistência qualificada e humanizada em um serviço de fácil acesso e que integre todos os níveis de atenção (MORAIS ,2011).
O acompanhamento das gestantes na UBS deve ser realizado de forma cautelosa, acolhedora e com muita qualidade e responsabilidade O pré-natal deve ser uma das prioridades da equipe . E quando este é de qualidade ele evita tanto a mortalidade materna como a infantil
Em nossa UBS ainda enfrentamos muitos casos de gestações não planejadas, inícios do pré-natal com mais de 30 semanas, gravidez de alto risco por Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST, aumento de adolescentes grávidas.
Nesse sentido, trouxe a reflexão dessas situações para a equipe planejar ações para minimizar a ocorrência desses casos.
No que refere ao planejamento reprodutivo a equipe começou promovendo ações educativas tanto para mulheres como para homens abordando pontos como: a decisão de ter filhos ou não e o momento adequado para ter uma gravidez com o mínimo de risco possível. Além disso, ofereceu os métodos anticoncepcionais disponíveis e quais são os mais adequados de acordo cada casal.
Realizou-se também teste rápidos para algumas IST e realizamos os encaminhamentos necessários.
A equipe está planejando fazer uma busca ativa de todas as mulheres que podem apresentar uma gravidez de alto risco com a atuação dos agentes de saúde comunitários.
Com relação à atenção pré-natal, parto e puerpério a equipe deverá estar preparada para o trabalho educativo e para o seguimento das grávidas e as puérperas assim como os recém-nascidos para fazer um acompanhamento sistematizado da avaliação da gravidez ,do parto e o puerpério devemos ter instrumentos de registro e processamento de dados e bom fluxo de informação entre os serviços de saúde.
Realizamos uma atualização do cadastro das grávidas por meio do cartão da gestante, ficha pré-natal e mapa de registro diário.
A equipe criou um grupo destinado às gestantes para ter um melhor acompanhamento e otimizar os espaços de atividade educativa e de trocas de experiências.
No grupo abordamos à importância do pré-natal, do puerpério e do aleitamento materno. Neste grupo esclarecemos todas as dúvidas das grávidas sobre pré-natal, os riscos possíveis durante este período, nutrição, tratamentos médicos, doenças na gravidez, parto, puerpério e planejamento reprodutivo.
A enfermeira e eu fazemos as consultas intercaladas, no caso das grávidas de baixo risco, solicitamos todos os exames e orientamos o tratamento, conforme as normas técnicas. A enfermeira faz consulta às gestantes de baixo risco e encaminha para mim as que são alto risco.
Ao final desta intervenção a equipe ficou satisfeita por oferecermos informações necessárias à nossa população mediante atividades educativas com grupos e assim ofertar à população o atendimento no pré-natal puerpério e planejamento reprodutivo
REFERÊNCIAS
MORAIS, M. A. Contribuição do pré-natal pelas equipes de saúde da família na redução da mortalidade infantil e materna. Universidade Federal de Minas Gerais. Faculdade de Medicina. Núcleo de Educação em Saúde Coletiva, Formiga, 2011. 32f. Monografia (Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família).
Ponto(s)