CAPÍTULO II: BENEFICIOS DO ACOLHIMENTO E DEMANDA NA UBS CABACO, LOCALIZADA EM SÃO PAULO DO POTENGI-RN
ESPECIALIZANDO: HAROLD MORALES MACHADO
ORIENTADOR: ISAAC ALENCAR PINTO
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o primeiro contato dos usuários com Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro contato dos profissionais da saúde com a população.
A nossa chegada à área de saúde encontramos que os atendimentos eram totalmente agendados pelos agentes comunitários de saúde, ou seja, o paciente somente seria atendido com o agendamento prévio da consulta.
Em seguida, iniciamos a implantação do acolhimento. Nesse sentido, em nosso acolhimento buscamos falar com a pessoa e conhecer qual a causa que o traz a comparecer no posto de saúde é fundamental. Orientamos como encontra-se estruturado o atendimento no posto de saúde e tentamos encontrar uma solução ao problema que essa pessoa tem nesse momento. No caso de não contarmos com as ferramentas suficientes para dar solução ao problema, encaminhamos a pessoa para o serviço solicitado.
Uma comparação feita pela equipe de saúde sobre a quantidade de consultas e comparecimento de pessoal na UBS entre os meses de Julho e Augusto de 2017 demonstrou que foram atendidas 167 pessoas pela equipe enquanto que em Julho de 2018 já foram atendidas 393 pessoas, o que demostra que a demanda espontânea da população nas áreas de saúde tem maior impacto na população, no bem-estar do indivíduo, na família e na comunidade que o agendamento direito dos atendimentos.
Além de ter também aqueles agendamentos de atendimentos para pessoas com doenças crônicas como Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, Asma Bronquial, Doenças Cardíacas, pacientes Idosos, Gravidas e outras, as quais são marcada pela equipe de saúde, também são realizadas visitas domiciliares quando solicitadas.
Assim, nossa equipe tem uma estratégia de acolhimento bem organizada: temos consultas programados para consulta pré-natal, doenças crônicas, consulta de crescimento e desenvolvimento, programação de visitas domiciliarias, assim como atendimento de urgência e por demanda espontânea dos usuários na UBS.
Temos como fraquezas que não temos eliminado o sistema de ficha. Também existem as chamadas demandas reprimidas, ou seja, temos usuários que não conseguem fichas para atendimento. Para esses pacientes, de acordo com o problema de saúde que ele apresenta e sua classificação de risco, programa-se a eles visitas domiciliares, e lá na sua casa damos respostas a seus problemas. Outra fragilidade é que os encaminhamentos demoram muito.
Nós temos a esperança de instalarmos um novo modelo, uma nova forma de atendimento: Acesso Avançado na Atenção Primária. Este modelo de agendamento tem como objetivo que todo o trabalho do dia, realize-se no mesmo dia e com um tempo máximo de espera de 48 horas após o contato com o usuário, sendo que 70% de agendamento seja consulta espontânea e 30% seja consulta agendada.
Estamos sempre procurando a melhoria no atendimento para os pacientes, buscando garantir a satisfação da população. A partir das mudanças que se observam com a Microintervenção conseguimos conhecer novas formas de organização e agendamento das consultas, tudo isso traz como benefício acabar com as filas de madrugadas, melhorar a qualidade do trabalho da UBS e aumentar satisfação da população.
Ponto(s)