25 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: SITUAÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS NA UBS DO POVOADO SAQUINHO, TOBIAS BARRETO (SE)

ESPECIALIZANDO: RENAN XAVIER PINHEIRO

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são responsáveis por aproximadamente 70% das mortes no mundo. As evidências apontam para um aumento da DCNT em função do crescimento de fatores de risco como tabaco, inatividade física, álcool e dietas não saudáveis (WHO, 2011; 2012).

Segue abaixo as tabelas referentes ao PMAQ, sobre a análise das DCNT na UBS do Povoado Saquinho, município de Tobias Barreto (SE).

Ao analisar o PMAQ junto à equipe, percebemos a necessidade de organizar ações para intervir melhor no usuário obeso. Portanto organizamos palestras com a participação dos usuários para que possam tirar as principais dúvidas quanto a alimentação. A primeira palestra ocorreu junto com uma nutricionista que forneceu aos usuários uma dieta saudável conforme as demais patologias apresentadas.

A equipe possui feedback dos profissionais da nutrição, através da contra referência para podermos acompanhar melhor cada paciente. Além disso, os pacientes hipertensos, diabéticos e obesos de maior gravidade e/ou difícil controle, são acompanhados com maior frequência e cautela.

O questionário foi respondido sem maiores dificuldades, com a participação de toda a equipe, servindo para que a equipe perceba pontos os quais podem ser melhorados. Um desses pontos seria passar a adotar alguns protocolos de estratificação de risco como o TIMI RISK para hipertensão arterial.

 

Referências

 

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Health statistics and information systems: estimates for 2000-2012. Geneva: WHO; s.d. [citado 2014 nov 3]. Disponível em: http://www.who. int/healthinfo/global_burden_ disease/estimates/en/index1.html

 

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global status report on noncommunicable diseases 2010. Geneva: WHO; 2011 [citado 2014 nov 3]. Disponível em: http://www.who.int/nmh/ publications/ncd_report2010/en/

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

x

 

x

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

14 Dias

 

14 Dias

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

 

x

 

x

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

 

x

 

x

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

x

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

x

 

x

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

x

 

x

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

x

 

x

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

x

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

x

 

x

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

x

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

x

 

x

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

x

 

x

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

x

 

x

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à atividade física

 

X

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

 

X

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

 

X

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)