25 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: COMO VIVER COM UMA DOENCA CRONICA NÃO TRASMISSIVEL

ESPECIALIZANDO: ONIX FERIA MARTIMEZ

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

Em nosso mundo atual, por diversas razões, existe uma alta prevalência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como hipertensão arterial, diabetes mellitus e outras. Tudo tem uma explicação lógica, pois, antes, a vida era muito diferente, sem tanta comida industrial, alimenta-se com produtos naturais, sem agrotóxicos, e a vida era menos sedentária do que nos tempos atuais.

A DCTN é uma enfermidade que dura toda a vida da pessoa, entretanto é possível viver uma vida normal, pois quando bem acompanhada pela equipe de saúde e também com responsabilização por parte do paciente, inclusive com um tratamento medicamentoso correto, pose-se ter uma vida saudável, confortável e com qualidade.

A Hipertensão Arterial (cifras acima de 140 x 90 mgh) possui, entre seus sintomas: cefaleia, náuseas, dor no peito, enjoo e, em estados mais graves, enfermidades vasculares, encefálicas e infarto agudo de miocárdio.

Por outro lado, a diabetes mellitus é uma DCNT que se caracteriza por uma elevação da glicose em sangue acima dos níveis normais e que pode ser causada por um déficit hormonal ou por uma hiperfunção de órgãos como o pâncreas e o fígado.

Tomando em conta a importância que tem hoje o aumento da ocorrência destas doenças na área de abrangência, nossa equipe de saúde decidiu trabalhar para melhorar a vida de todos nossos usuários com enfermidades crônicas não transmissível. Tratamos de fazer de imediato uma reunião para discussão de nossas fortalezas e nossas fragilidades, para que fosse possível traçar um plano de trabalho que seja capaz de, em pouco tempo elevar a qualidade de vida dos usuários.

Depois de avaliar todos os resultados, guiados pelo questionário da intervenção, concluímos que a nossa equipe, embora já realize um bom trabalho, necessita melhorar em muitas coisas, tipo: elaborar um registro com todos os usuários portadores de hipertensão arterial de maior risco para, de uma forma bem organizada, ampliar a qualidade de nosso atendimento. Também precisamos, mediante ações planejadas, evitar complicações a exemplo do pé diabético, ademais é necessário fazer maior rastreamento desses usuários. Outra debilidade é a dificuldade para indicar periodicamente o exame de fundo de olho a pacientes com hipertensão e diabetes mellitus, pois não contamos com uma consulta especializada em nosso município, onde a maioria dos pacientes não tem recursos para custear uma consulta privada. Isso dificulta um rastreamento oportuno de muitas complicações como retinopatias, entre outras.

Nossa equipe espera elevar qualitativamente e quantitativamente a qualidade de vida de toda nossa população portadora de DCNT, melhorando cada dia mais a atenção e vigilância à saúde, quer seja nos domicílios ou na Unidade de Saúde, através de consultas planejadas periodicamente, e com aumento do número de palestras para circular mais informações e conhecimento em nossa comunidade, consequentemente melhorando conscientização de todos.

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

1 DIA

 

1 DIA

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

X

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

X

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

 

X

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

X

 

X

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

X

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

X

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

X

 

 

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

X

 

X

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

X

 

X

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

X

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

 

X

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

 

X

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)