23 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Titulo: Ações para otimizar o Pré-natal e planejamento reprodutivo na Unidade Básica Vista Verde do Município de Natal

Autor: Diogo Nazaré dos Santos

Orientador: Isaac Alencar Pinto 

Na Unidade Básica de Saúde em que atuo, especificamente em minha equipe – 76/azul – percebemos várias lacunas quanto ao planejamento reprodutivo bem como pré-natal e puérperio. Realizamos: ações educativas sobre planejamento reprodutivo, oferecemos metodos contraceptivos e orientamos em grupo de planejamento reprodutivo, acompanhamento, registro e diagnostico de IST/HIV. Quanto a gestantes, realizamos: preenchimento correto do cartao da gestante, tratamos ISTs quando diagnosticadas, solicitamos exames complementares de acordo com a idade gestacional, orientamos sobre a importância de consultas continuas e hábitos saudaveis.

Não possuíamos o costume de busca ativa dos usuários e também não havia um controle correto das gestantes e usuários em tratamento devido a IST (Infecção Sexualmente Transmissível).

 

Em reunião realizada junto à minha equipe, percebemos que um das dificuldades encontradas, era devida a falta de enfermeira na equipe. Porém, isso não deveria ser um impasse, e com organização melhor da equipe seria possível suprir tal necessidade.

Dessa forma, em reunião de equipe, decidimos que seria feito um quadro constando as gestantes acompanhadas na unidade e especificado o tipo de gestação. Em especial daremos enfoque em gestante de alto risco e gestante que possui/já possuiu alguma IST. Também achamos importante o acompanhamento de perto dos pacientes soropositivos, tanto com diagnóstico prévio, quanto os novos diagnósticos.

Uma das grandes dificuldades dessa intervenção, era encontrar uma forma de registrar os usuários de forma que seja mantido o sigilo, já que o cidadão possui direito ao sigilo quanto ao diagnóstico. Assim, resolvemos registrar apenas pelo número do prontuário, sem que seja escrito o nome e nem iniciais.

Durante a realização da intervenção, senti que ainda há muito para ser evoluído na equipe, pois a busca ativa ainda esta deixando a desejar. Muitos dos agentes de saúde ainda não possui todos os usuários de sua área cadastrado corretamente. Há também um fluxo de pessoas chegando e saindo do bairro constantemente. Algumas gestantes começam o pré-natal em um lugar, depois muda e não dão noticias.

Sentimos que ao iniciar a confecção do quadro de registro, foi mais fácil visualizar a situação dos usuários. Permitiu tambem um maior controle de como está a situação do usuário, foi possível ir atrás das pessoas que estavam faltando as consultas. Permitiu também, acompanhar as gestantes de alto risco verificando se realmente faziam o acompanhamento duplo. Verificamos as gestantes com sifilis se já haviam terminado o esquema de Penicilina benzatina proposto. E tornou mais prático verificar o numero de consultas com especialista dos pacientes soropositivos: verificar adesão ao tratamento bem como evolução clinica.

Diante de tal intervenção, foi possível verificar que as condições supracitadas, são condições muito delicadas e de uma importância suprema. Assim, devem haver ações visando otimizar a busca ativa bem como o acompanhamento dos usuários.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)