21 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Título­: Atenção à Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento

Especializanda: Aniuska Perez Cárdenas.

Orientadora: Romanniny Hévillyn Silva Costa Almino.

 

 

A minha equipe fez uma reunião para responder ao seguinte questionário:

 

Quadro 01 – Questionário das atividades realizadas na área da saúde da criança.

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

      X

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

 X

 

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

       X

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

        X

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

 

       X

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

       X

 

Crescimento e desenvolvimento

       X

 

Estado nutricional

       X

 

Teste do pezinho

       X

 

Violência familiar

       X

 

Acidentes

       X

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

       X

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

     X

 

Com baixo peso

     X

 

Com consulta de puericultura atrasada

 

      X

Com calendário vacinal atrasado

 

      X

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

     X

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

     X

 

 

 

Com a realização da reunião na qual contamos com a participação de toda a equipe, observamos que ainda existem dificuldades que devem ser resolvidas para oferecer uma atenção de maior qualidade, por exemplo, a nossa equipe tem um registro com os dados das crianças, mas está faltando informações para que seja espelho da caderneta de crianças.

Ocorre também que pelo fato da população do território de abrangência ser grande existem áreas descobertas da atuação dos agentes comunitários de saúde –ACS, o que corrobora com a existência de crianças com atraso nas consultas de puericultura e no calendário vacinal.

Apesar das dificuldades nossa equipe faz acompanhamento da maioria das crianças do território, porque além de ter um dia na semana destinado à puericultura onde essas crianças são avaliadas quanto ao crescimento e desenvolvimento, estado nutricional e vacinal e as mães são orientadas para oferecer um melhor cuidado a elas. Em casos de haver algum atraso no crescimento e desenvolvimento ou outra situação clínica que mereça uma investigação mais detalhada encaminhamos às respectivas especialidades e centros especializados.

Nossa equipe tem um cronograma mensal de encontro com o grupo de puericultura. Os encontros ocorrem em diversos espaços da comunidade, como, em igrejas ou na creche. Utilizamos dessa estratégia para termos maior acessibilidade e maior número de participantes. Na ocasião, fazemos palestras para os pais sobre os diversos temas e doenças mais frequentes na infância. Muitas vezes, contamos com a presença da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e da equipe odontológica.

Realizamos também nesses encontros brincadeiras com as crianças para que elas sejam estimuladas. Acho muito importante esses grupos, pois a participação é maior do que quando ocorre na unidade básica de saúde –UBS e existe uma troca de conhecimentos entre a equipe e a população que auxiliam na melhora da qualidade de saúde das crianças.

A minha UBS em conjunto com as duas equipes, planeja com frequência atividades de ação à saúde das crianças e são oferecidos atendimentos desde clinico geral até outras especialidades que são convidadas a participar com ajuda e apoio da Secretaria de Saúde. Nessas ações, os atendimentos são voltados à população na nossa área, mas também são atendidas outras populações que não tem UBS e que estão necessitando orientações e atendimentos.

Depois da nossa reunião com a equipe estabelecemos outras estratégias como fazer um registro espelho com todas as informações da caderneta, e a realização de busca ativa na comunidade de crianças com consultas de puericulturas e vacinas atrasadas aproveitando  o horário das visitas domiciliares dos ACS, enfermeiro e médico.

 

 

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)