Titulo: Atenção ao Planejamento Reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério na UBS Erinaldo Correia Pereira.
Especializada: Yadedeleyne Marquez Valdes
Facilitador Pedagógico: Romanniny Hevellyn Silva Costa Almino
Na Unidade Básica de Saúde – UBS promovemos ações educativas sobre a decisão de ter filhos ou não mais nas mulheres do que nos homens, porque o sexo feminino tem maior índice de atendimento as consultas de Saúde sexual e reprodutiva. São ofertados métodos contraceptivos básicos a população, os mais oferecidos e que estão disponíveis na UBS são: pílula combinada de baixa dosagem, mini pílula , injetável mensal, injetável trimestral, preservativos masculino e feminino, dispositivo intrauterino – DIU e contracepção quirúrgica sendo abordada a necessidade de utilizá-os adequadamente.
A equipe discute conteúdos sobre diversidade sexual, relações de gêneros e prevenção de HIV- AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis- IST. Realizamos palestras sobre o tema na UBS, comunidades e escolas. Os casos de HIV diagnosticados são notificados e encaminhados aos especialistas, tratamos adequadamente as IST diagnosticadas. Discutimos o tema saúde sexual em grupos principalmente em jovens e gestantes.
No que se refere ao Pré-Natal e Puerpério a equipe realiza busca ativa das gestantes incluindo adolescentes, se faz levantamento periódicos das grávidas da comunidade, incluindo aquelas que fazem o Pré-Natal em serviço privado. As cadernetas das gestantes são preenchidas adequadamente pelos médicos e enfermeiros. Solicitamos todos os exames complementares recomendados na primeira consulta, as gestantes que apresentam ISTs diagnosticadas são tratadas adequadamente mesmo assim são encaminhadas para Centros especializados.
Em cada consulta Pré-Natal estimulamos hábitos de vida saudáveis orientando-os quanto a cuidados nutricionais com o objetivo de avaliar e controlar o ganho de peso ao longo da gestação. Orientamos sobre a importância do aleitamento materno e estimulamos todas as mães para que amamentam, oferecendo instruções sobre o aleitamento e esclarecendo as dúvidas. Orientamos também sobre a importância de retornar para a consulta de puerpério, pois faz parte da assistência pré-natal, com o objetivo de verificar as condições de saúde da mãe e do recém nascido, bem como de proporcionar ações preventivas que contribuem para redução da mortalidade infantil.
A micro intervenção tem como objetivo: melhorar a assistência e qualidade das consultas de planejamento Reprodutivo em homens e mulheres, desenvolver atividades que abordem conteúdos de saúde sexual sobre todo em grupos como adolescentes, gestantes e idosos abordando temas sobre ISTs. Abordar informações necessárias para as gestantes desde o começo do pré-natal até o puerpério.
O principal desafio foi a falta de conhecimento e preparação dos profissionais da equipe sobre o tema, porém realizamos capacitação para a equipe. Uns dos aspectos que a equipe gostou foi a interação entre os profissionais e as propostas que surgiram, como: criação de grupos para jovens gestantes e idosos com uma participação pelo menos uma vez ao mês para abordar temas como saúde sexual e reprodutiva, entre outros. Também foi criado um espaço para gestantes onde serão oferecidas palestras sobre aleitamento materno, cuidados nutricionais e outros, espaço que servirá para esclarecer as dúvidas que estas possam apresentar.
Espera-se con nossa intervenção aumentar os conhecimentos da população sobre planejamento reprodutivo, disminuir o índice das ISTs, disminuir os riscos nas gestantes assim como o alto índice de gestantes adolescentes e prevenção das possíveis complicações no puerpério.
Ponto(s)