16 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

OBSERVAÇÃO NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO JANDAÍRA

 

ESPECIALIZANDO: LUIS MANUEL ELENA DURAN

ORIENTADORA: DANIELE VIEIRA DANTAS

 

Para a realização do micro intervenção, utilizamos o Programa Nacional de Melhoria e de Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que tem os momentos de construção ou preparação para a implementação de métodos participativos e criativos, que considera a pluralidade dos membros da equipe básica de saúde, proporcionando períodos adequados de reflexão e discussão das possibilidades de mudanças.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Tubibal, localizada no município de Jandaíra, Rio Grande do Norte (RN) é composta por 1 Médio, 1 Enfermeira, 1 Técnica em farmagen,1 Dentista, 2 ASC e uma SG, atendo um total de 1685 famílias.

No mês de julho de 2018, a equipe realizou uma reunião para avaliação da UBS, com base nos indicadores do PMAQ-AB, na qual foram apresentadas, discutidas e identificadas as potencialidades, fragilidades e estratégias de enfrentamento para a melhoria dos serviços e da satisfação do profissional com o trabalho.  

Durante esta reunião, um dos problemas identificado com potencialidade de solução foi “Adolescentes grávidas e com início tardio do pré-natal”. Nesse sentido, a matriz de intervenção abaixo foi elaborada para diminuir a gestação na adolescência e o cadastro da gestação no primeiro trimestre.

MATRIZ DE INTERVENÇÃO

Descrição do padrão: A equipe de Atenção Básica realiza palestras nas escolas e comunidades com objetivo de diminuir a gravidez na adolescência e preconizar o cadastro de gestantes no primeiro trimestre.

Descrição da situação problema para o alcance do padrão: Adolescentes grávidas e com início tardio do pré-natal.

Objetivo-Meta: Diminuir a quantidade de adolescentes que engravidam e captar as gestantes no primeiro trimestre, para diminuir o abandono das adolescentes das escolas e as complicações, além de uma atenção integral e de qualidade.

Atividades a serem desenvolvidas: Pesquisa permanente das adolescentes gestantes nas escolas e durante as visitas domiciliares pela equipe de da atenção básica de saúde.

Recursos necessários: Equipe de profissionais da UBS; material para as palestras (computador, multimídia, material didático, folder educativo).

Resultados esperados: Diminuição do número de adolescentes gestantes na comunidade e atendimento de qualidade as gestantes e cadastramento no primeiro trimestre do total das gestantes.

Responsáveis: Equipe da UBS.

Prazo: Visitas domiciliárias permanentes e palestras trimestralmente.

Indicadores: Índice de cadastramento de adolescentes gestantes e acompanhamento pré-natal durante o primeiro trimestre.

Durante o desenvolvimento do micro intervenção, a equipe básica de saúde ganhou em unidade e conhecimentos que permitirá melhorar nosso desempenho no trabalho, sendo beneficiada a comunidade de forma geral e em especial os adolescentes.  

Com relação, ao monitoramento dos indicadores do PMAQ, a UBS tem uma dificuldade por não contar com o prontuário eletrônico.  Os resultados obtidos devem ser discutidos na reunião mensal com a equipe de trabalho, a fim observar o que pode ser melhorado para atingirmos uma assistência de qualidade às adolescentes gestantes e em geral a todas as gestantes de nossa comunidade.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)