12 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: ATENÇÃO PRÉ-NATAL, PUERPERAL E AO RECÉM NASCIDO

ESPECIALIZANDO: MÁRCIA CRISTINA BARBI JI

ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO 

   A atenção ao pré-natal, puerpério e ao recém-nascido é um dos principais indicadores de qualidade de vida e saúde da população.

É muito importante realizar o atendimento para a puérpera e o recém-nascido na primeira semana para conhecer os problemas enfrentados pelas mães, principalmente seus medos, dificuldades, corrigir alguns vícios, realizar esclarecimentos e para garantir um atendimento de qualidade.

   Nesta primeira etapa a equipe de saúde da nossa UBS, realizou uma reunião com seus membros para detectar possíveis falhas nessa área de atuação e ideias que pudessem revertê-las.

   Chegamos à conclusão que o acompanhamento no pré-natal seria a mola propulsora para nos basearmos na estratégia a ser tomada para aquele grupo familiar específico, individualizando cada caso para assim podermos atingir um melhor desempenho e a meta almejada.

   Para a equipe, essa experiência foi muito satisfatória e extremamente importante, onde foi dada a oportunidade para cada membro, principalmente, os agentes comunitários de saúde, que tiveram a chance de relatar as peculiaridades das suas áreas.

   Assim nos possibilitou obter um panorama geral dos problemas da nossa unidade, além de conferir a aquisição de conhecimentos teóricos sobre o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica – PMAQ-AB que utilizamos como ferramenta básica.

   Durante a reunião, foi dada voz ativa aos membros da equipe, incentivando-os a expressar seus conhecimentos e experiências, o que acarretou uma maior participação e envolvimento possibilitando uma verdadeira troca de experiências.

   Um dos problemas levantados mais relevante foi o fato de que a equipe não realiza atendimento para a puérpera e o recém-nascido na primeira semana de vida. Os membros acreditam que esse é um problema passível de intervenção por nossa equipe.

   A equipe tem reforçado em momentos de orientações individuais e coletivas às gestantes sobre à importância da consulta puerperal e sobre o acompanhamento da criança informando mudanças que ocorrem nessa fase após o parto e o sobre os cuidados com o bebê e como é importante as crianças serem acompanhadas para melhor avaliação sobre seu crescimento e desenvolvimento.

   Estas ações contribuem para a redução da morbidade e mortalidade tanto materna quanto infantil. Os efeitos gerados pela micro intervenção ainda estão sendo analisados, mas podemos perceber uma melhora significativa,  algumas transformações nas ações realizadas pela equipe tiveram como resultado evidente, a melhoria do acesso e da qualidade da atenção oferecida pela equipe às puérperas e recém-nascidos na primeira semana de vida, o que foi um grande passo rumo ao objetivo estabelecido.

   Apesar dos nossos esforços e do impacto favorável da micro intervenção cabe ressaltar como dificuldade a carga horária e a dificuldade do apoio da gestão.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...
Ponto(s)