RELATO DE EXPERIẼNCIA
UNIDADE: ESF. Marlete Nóbrega Da Luz.
DISCENTE: Richard Carvajal Castro.
ORIENTADORA: Daniele Vieira Dantas.
É uma experiência maravilhosa fazer parte de uma equipe de trabalho onde a responsabilidade, o controle e o humanismo prevalecem. Essa vontade de trabalhar é o impulso de fazer com que o paciente receba um atendimento adequado, mas isso é frequentemente afetado por outras dificuldades em que sua solução depende de outros níveis.
O trabalho em equipe pode conseguir muitas coisas, como aumentar a conscientização sobre esses problemas e encontrar soluções; sempre pensando em nossos pacientes. Para que o nosso trabalho seja eficaz, é necessário ter pelo menos as condições estruturais e de equipamento necessárias. Quando conseguimos conhecer e trocar experiências e possíveis soluções também conseguimos que nossos gestores e pacientes entendessem a magnitude do problema. Acho que é muito importante ter a oportunidade de realizar reuniões onde possamos avaliar os problemas que afetam o trabalho da nossa unidade de saúde.
O nosso Equipe de Saúde Familiar (ESF) teve a oportunidade de avaliar o trabalho da nossa unidade de saúde, para isso utilizamos na Auto avaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (AMAQ). A primeira coisa que concordamos foi que deveríamos realizar uma análise real, abrangente e séria do nosso trabalho em geral. Cada membro da equipe ofereceu suas opiniões e qual poderia ser suas soluções.
Para apoiar e enriquecer nossa reunião fizemos uma avaliação estrutural e funcional de toda a unidade e os agentes comunitários visitaram alguns pacientes para ouvir suas opiniões sobre o trabalho de nossa equipe; consideramos que suas opiniões também foram importantes. Todas as opiniões foram registradas tendo um debate construtivo e interessante. Conseguimos analisar profundamente os indicadores do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) e seu comportamento em relação ao trabalho da nossa unidade. Fizemos uma comparação expositiva do indicador: Abrangência da oferta de serviços entre o percentual de serviços oferecidos pela Equipe de Atenção Básica e a Equipe de Saúde Bucal. Identificamos os problemas que nos afetam, alguns de solução fácil e rápida, mas o mais relevante que conseguimos identificar e que obteve uma pontuação de 3 pontos foi o que corresponde á estrutura e equipamento da nossa unidade, existindo sérias dificuldades.
Notamos também que a maior queixa dos nossos pacientes também foi que a unidade de saúde está pequena e não tem espaço suficiente para prestar bom atendimento; por exemplo: nosso Equipe de Saúde Familiar não tem espaço adequado para a vacinação ou para os curativos. Deve-se notar que uma nova unidade já foi feita com as condições mínimas exigidas pelo nosso serviço, já se passaram mais de 5 meses desde que foi concluído, apenas só está faltando vontade de nossos gestores para inaugura-lo. Então nosso encontro ficou ainda mais interessante, alguns falaram em convocar uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para exigir soluções e outros opinam em esperar mais tempo dizendo que em pouco tempo teríamos uma nova unidade.
Depois de uma longa discussão, concordamos que nenhuma dessas soluções seria eficaz ou rápida, o bem-estar do paciente sempre foi nosso objetivo principal. Uma reunião com nossos gestores o mais rápido possível na mesma unidade, onde eles observam diretamente o problema e ouvem os pacientes; o mais rápido possível e deve ocorrer em no máximo 6 meses; foi uma de nossas conclusões finais.
Descrição do padrão: ESF. sem condições estruturais e equipamentos para oferecer assistência adequada. | ||||||
Descrição da situação problema para o alcance do padrão: Falta de vontade dos gerentes para resolver o problema estrutural e de equipamento. | ||||||
Objetivo/Meta: Conseguir inaugurar o novo PSF. | ||||||
Estratégias para alcançar os objetivos/meta: | Atividades a serem desenvolvidas (Detalhamentoda Execução): | Recursos necessários para o desenvolvimento das atividades: | Resul
tados espera dos: |
Responsá
Veis: |
Prazos | Mecanismos e indicadores para avaliar o alcance do resultado |
Reunião com os gestores municipais. | Exposição aos gestores do problema identificado | Personal qualificado.
Computador. Demonstração direta do problema (visita do Gestores ao ESF). |
Conse-
guir melho- rar as condi- ções Estrutu- rais e de equipa |
Gestores municipais. | 6 meses | Conseguir ter um novo ESF com uma estrutura e equipamento adequado para oferecer um melhor atendimento |
A solução seria inaugurar a nova unidade, uma solução que estava ao nosso alcance. Entendemos também que muitos dos problemas que afetam nosso Equipe de Saúde Familiar a solução depende da vontade de nossos gestores e não podemos nos cansar de exigir nossos direitos. Esta reunião é muito proveitosa, mas concordamos que não devemos esperar pela próxima reunião para avaliar nosso trabalho, temos que nos reunir periodicamente para ouvir a opinião de todos e encontrar soluções.
Entendemos que os pacientes querem ter uma unidade de saúde melhor, todos nós temos a vontade de cooperar em tudo o que pudermos para resolver este problema, mas é difícil encontrar uma solução quando as autoridades terão os recursos necessários para resolver esta situação.
Estamos certos de que, após a realização desta avaliação poderemos progredir muito e em breve, conseguiremos que nossos gestores visitem nossa unidade. Depois de informar nossos gestores sobre nossas conclusões, eles nos informaram que no final do mês eles visitarão nossa unidade de saúde atual e também visitaremos a nova unidade.
Esperamos que isso sirva de exemplo para continuar realizando outras reuniões onde podemos identificar nossos problemas, onde podemos estabelecer um diálogo aberto com soluções rápidas. Acreditamos que quando atingimos que nosso posto tenha todas as condições estruturais e de equipamento estamos proporcionando um melhor atendimento, estamos ajudando muito o paciente, o cadeirante, a gestante ou a criança, os pacientes em geral. Estamos oferecendo o que eles merecem.
Ponto(s)