TESTE PEPSUS:PLANEJAMENTO REPRODUTIVO, ATENÇÃO PRENATAL E PUERPÉRIO
ALUNA:MIRELYS FERNANDEZ SOLER
ORIENTADOR:ROMAINNINNY HEVILLYN SILVA COSTA
Na Atenção Primaria da Saúde um tema importante a tratar é o Planejamento Reprodutivo, Atenção Prenatal e Puerpério, onde as equipes de saúde tem a responsabilidade de cuidar a saúde das mulheres em idade reprodutiva e incentivar as mesmas que cuidem de sua saúde pra quando decidirem engravidar tenham uma gravidez sem riscos e um recém-nascido saudável.
A Saúde Sexual é a habilidade de mulheres e homens para disfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de infecções sexualmente transmissíveis-IST, gestações não desejadas, coerção, violência e discriminação. Possibilita experimentar uma vida sexual informada, agradável e segura, baseada na autoestima, que implica abordagem positiva da sexualidade humana e respeito mútuo nas relações sexuais; também valoriza a vida, as relações pessoais e a expressão da identidade própria da pessoa, ela é enriquecedora, inclui o prazer e estimula a determinação pessoal a comunicação e as relações (Brasil,2013).
Em minha Unidade Básica de Saúde minha equipe de saúde tentou cumprir com todas as ações em quanto ao tema abordado, trabalhando muito mais com as gestantes, puérperas e recém nascidos.
Realizamos palestras aos adolescentes nas escolas e em grupos de grávidas para abordar os métodos anticoncepcionais e conceptivos. Outro tema que se aborda nas palestras com os adolescentes é o tema da diversidade sexual.
A atenção prenatal em minha unidade é muito boa porque além de as gravidas são atendidas pelo médico e enfermeira, também temos a presença de Ginecobstetra na unidade. Realizamos busca ativa das gestantes e solicitação de exames, realização de vacinas e demais condutas são tomadas para o acompanhamento dessas gestantes.
Observando o maior problema que temos com o Planejamento Reprodutivo nossa equipe para aumentar o conhecimento sobre saúde sexual na population decidiu marcar uma reunião para buscar estratégias de como abordar o planejamento reprodutivo para a população masculina.
Propomos que faríamos mais palestras com os adolescentes convidando os pais e mais reuniões de grupo com as gestantes incluindo os maridos.
A tática foi realizada e foi boa, os homens participantes ficaram satisfeitos tiraram as dúvidas sobre o planejamento reprodutivo, alguns de eles decidiram fazer a vasectomia (esterilização cirúrgica).
Minha equipe está motivada pra continuar com as atividades de educativas.
Por isso a organização do processo de trabalho a ser desempenhado pela equipe de saúde no planejamento reprodutivo, atenção prenatal e puerpério é de grande relevância, e cada profissional deve possuir uma responsabilidade na manutenção e qualificação do programa, facilitando o planejamento e execução das atividades.
As ações educativas, com a presença e participação efetiva da comunidade, é um dos principais pontos essenciais para contemplar não somente na mudança do saber, mas a transformação dos sujeitos do processo.
REFERENCIAS:
Ponto(s)