TESTE PEPSUS: ACOLHIMENTO A DEMANDA ESPONTÂNEA E PROGRAMADA
ALUNA: MIRELYS FERNANDEZ SOLER
ORIENTADOR:ROMAINNINNY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
O Acolhimento a Demanda Espontânea e Programada é implementada em qualquer nível do Sistema de Saúde. A capacidade de acolhida e escuta das equipes aos pedidos, demandas, necessidades e manifestações dos usuários no domicilio, nos espaços comunitários e nas unidades de saúde é um elemento chave na Atenção Básica. (Brasil 2013)
Em minha unidade de saúde quando comecei a trabalhar o acolhimento a demanda espontânea e programada foi uma problemática, a demanda de pacientes era muito grande pra receber atendimento e não estávamos conseguindo realizar um atendimento qualificado da demanda programada nem realizando a classificação de risco dos atendimentos por demanda espontânea.
Eu não estava ficando feliz com meu trabalho e os pacientes estavam reclamando que o atendimento não era bom.Diante disso, isso se tornou um objetivo pra me reunir com meu equipe de trabalho para traçar uma estratégia pra dar solução ao problema.
Primeiro a enfermeira deu uma capacitação as técnicas de enfermagem sobre como fazer um bom acolhimento e baseado em nosso protocolo fazer a triagem e dar prioridade aos casos de urgência.
Logo discutimos o problema e entre todos decidimos que as consultas programadas da semana seriam agendadas as sextas feiras em numero de 15 pessoas deixando 10 vagas para as demandas espontâneas, onde as mesmas seriam recebidos pela enfermeira para classificação de risco e dependendo dos sintomas o paciente seria atendido pelo médico com urgência ou não.
Os agentes comunitários de saúde foram orientados a divulgar na população como ia começar o atendimento na unidade e o horário de agendar as consultas para aqueles pacientes com Doença Crônica.
Depois de colocarmos a estratégia em pratica tivemos uma maior organização e os usuários ficaram mais satisfeitos.
A equipe ficou também satisfeita e a estratégia traçada foi um sucesso, é por isso que é importante que os profissionais de saúde se reúnam com regularidade para melhorar o processo de trabalho e, consequentemente, o atendimento prestado.
REFERENCIAS.
Ponto(s)