9 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

TÍTULO: Fortalecimento das ações para garantir um melhor desenvolvimento e crescimento da criança na Unidade Básica de Saúde, Joaquim Saldanha.

ESPECIALIZANDO: Jose Luis Hernandez Guerra.

ORIENTADOR: Maria Betânia Morais de Paiva                                                                           

 

A atenção básica enfoca os problemas de saúde mais prevalentes de cada grupo social, esta se configura através de ações práticas no acompanhamento à saúde da mulher, do homem, do idoso, do adolescente, bem como a saúde da criança (DESSEN; BIASOLI-ALVES, 2001).

No que tange a saúde da criança, a promoção, recuperação a saúde e o bem estar da criança têm sido, há muito tempo, prioridade dentro da assistência à saúde infantil, a fim de garantir o crescimento e desenvolvimento adequados dos menores nos aspectos físico, emocional e social. Isto se deve majoritariamente pela vulnerabilidade de saúde apresentada pelos indivíduos nesta faixa etária. Tem sido tema de interesse, como resultado do aumento constante da sobrevivência infantil e do reconhecimento de que a prevenção de problemas ou de patologias exerce efeitos duradouros na constituição do ser humano (DESSEN; BIASOLI-ALVES, 2001).

As causas perinatais, a pneumonia e a diarréia associadas à desnutrição são as principais causas de morte no primeiro ano de vida e merecem atenção de destaque. Portanto, o nascimento saudável, a promoção do crescimento, desenvolvimento e alimentação saudáveis, com enfoque prioritário para a vigilância à saúde das crianças de maior risco e o cuidado às doenças prevalentes, são ações que não podem deixar de ser realizadas em toda a sua plenitude (BRASIL, 2005).

 A assistência às crianças na Unidade saúde da Família (USF) sustenta-se na oferta de suporte necessário ao binômio mãe e Recém Nascido (RN)na primeira semana de vida, no acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (CD) da criança periodicamente, vacinação, orientações aos pais/responsáveis sobre a prevenção de acidentes, aleitamento materno, alimentação saudável, higiene individual e ambiental, também, pela identificação precoce dos agravos, com vista à intervenção efetiva e apropriada (SILVEIRA et al, 2008).

O aleitamento materno tem vantagens inquestionáveis para a criança e para a mãe. É uma estratégia importante para a promoção do vínculo mãe filho, além de proteger e nutrir a criança. É uma intervenção sensível, barata e eficaz para reduzir a morbidade e mortalidade infantil e promove a saúde holística da díade mãe-filho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e após essa idade, as crianças devem receber alimentos complementares, além de leite materno até a idade de dois anos (TAMASIA; VENÂNCIO; SALDIVA, 2015).

O trabalho multiprofissional da Equipe de Saúde da Família (ESF), do Núcleo Ampliado em Saúde da Família (NASF), deve fundamentar se no compartilhamento de saberes, na escuta ativa, na dialogicidade, na humanização para alcançar o mesmo objetivos: famílias saudáveis. O Ministério da Saúde considera o estabelecimento do vínculo e a relação de co-responsabilidade entre profissional e comunidade como eixo norteador para o desenvolvimento da ESF, o que surge quando a população passa a confiar nele e a reconhecido como participante de seu tratamento (MONTEIRO MM, FIGUEIREDO VP, MACHADO MFAS, 2009).

Existem vários pontos a considerar quanto ao desenvolvimento da criança, de acordo com o Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB)que foram preciso ser reavaliados em reunião com todos os membros em nossa Unidade Básica de Saúde (UBS) na perspectiva de se refletir acerca das recomendações do PMAQ e apreciar o cumprimento das mesmas no âmbito da  equipe de saúde a partir das questões presentes no questionário que se segue:

 

ü  A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento). S/N…………..sim

ü  A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos. S/N…………..sim

ü  A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território. S/N……………….sim

ü  A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento. S/N…………..sim

ü  Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade. S/N…………….sim

 

Outras questões no acompanhamento das crianças:

 

ü  Vacinação em dia…………sim

ü  Acompanhamento do estado nutricional………….sim

ü  Teste do pezinho………….sim

ü  Violência familiar……..sim

ü  Acidentes……………sim

ü  A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)………..sim

 

Busca ativa das crianças:

 

ü  Prematuras……………sim

ü  Com baixo peso……..sim

ü  Com consulta de puericultura atrasada………….sim

ü  Com calendário vacinal atrasado…………………..sim

 

ü  Desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses……………..sim

ü  Ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado……………sim

 

Nessa direção foi possível estabelecer um diálogo entre a equipe de saúde e a comunidade, com inclusão dos pais no processo, fato que favoreceu o desempenho dos profissionais e ajudou afortalecer o relacionamento da equipe de saúde com a comunidade, além disso, foi possível promover  a troca de saberes com esclarecimentos de dúvidas sobre todos os temas avaliados e outros temas  relativos à saúde da criança trazidos pelos pais. Nesse espaço foram apresentadas experiências positivas e negativas trazidas pelos pais durante a etapa de crescimento de seus filhos permitindo a exposição de ideias e intercâmbios de conhecimentos. A experiência foi bastante proveitosa com objetivo de melhorar a interação entre o médico e a família com relação à criança. A aproximação e sensibilização com os problemas da comunidade e a responsabilização sanitária dos trabalhadores da equipe fortalecem os preceitos da Estratégia Saúde da Família (ESF), além de ajudar o desenvolvimento de atividades de promoção, prevenção da saúde da criança e a mãe. A reflexão produzida a partir das respostas ao questionário despertou toda a equipe para o desenvolvimento de ações numa perspectiva do cuidado integral, chamando a atenção para aspectos como a situação das crianças com problemas de abandono familiar, assim como, orientações para as mulheres grávidas em idade fértil, incentivo à participação nas consultas pré-natal e importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida da criança.

Vale ressaltar que foi uma experiência interessante e significativa principalmente pela situação de vulnerabilidade das famílias assistidas caracterizadas pela carência de recursos matérias, baixo nível educacional, falta de planejamento familiar e violência. O trabalho de educação em saúde contribui para ampliar o conhecimento e buscar alternativas para transformar a realidade.

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil. Brasília (DF): Ministério da Saúde/Secretaria de Políticas de Saúde, 2005.

 DESSEN, M.A.C.; BIASOLI-ALVES, Z.M.M. O estudo da família como base para a promoção da tolerância. In: BIASOLI-ALVES, Z.M.M. et al. Crianças e adolescentes: construindo uma cultura da tolerância. São Paulo: Edusp; p.183-193, 2001.

 GONCALVES, Ana Katherine da Silveira et al. Impacto da atividade física na qualidade de vida de mulheres de meia idade: estudo de base populacional. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2011, vol.33, n.12, pp.408-413

 MONTEIRO, M.M; FIGUEIREDO, V.P.; MACHADO, M.F.A.S. Bondingto implementthe Family Health Programat a basichealthunit. Revescenferm USPJune 2014 Apr 05];43(2):358-364,2009.

 TAMASIA, G.A.;VENÂNCIO, S.I., SALDIVA, S.R.D.M. Situation of breast feeding and complementary feeding in a medium-sized municipality in the Ribeira Valley, São Paulo. RevNutr,Apr , v.28,n.2,p.143-53, 2015.

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)