9 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

Titulo: Atenção á Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento.

Autor: Lisxay Martinez Rabassa.

Facilitador: Romanniny Hevellyn Costa Amino.

Na minha Unidade Básica de Saúde, realizamos consultas, visitas domiciliares, vacinação às crianças. As consultas pelo médico ocorre na quinta-feira à tarde e com a enfermeira sexta pela manhã, para assim assistirmos e acompanharmos o desenvolvimento na infância, redução de morbimortalidade e a criação de um ambiente facilitador e orientador onde pode participar a família toda. 

Abaixo, segue o questionário respondido sobre as atividades desenvolvidas na área de saúde da criança, na Unidade Básica de Saúde.

 Quadro 01- Questionário sobre as atividades desenvolvidas na área de saúde da criança, na Unidade Básica de Saúde.

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta de puericultura nas crianças de até dois anos (crescimento/desenvolvimento)?

 

x

 

A equipe utiliza protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos?

 

 

x

A equipe possui cadastramento atualizado de crianças até dois anos do território?

 

x

 

A equipe utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento?

 

x

 

Há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes, na unidade?

 

x

 

No acompanhamento das crianças do território, há registro sobre:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Vacinação em dia

x

 

Crescimento e desenvolvimento

 

x

Estado nutricional

x

 

Teste do pezinho

x

 

Violência familiar

x

 

Acidentes

x

 

A equipe acompanha casos de violência familiar conjuntamente com os profissionais de outro serviço (CRAS, Conselho Tutelar)?

 

x

 

A equipe realiza busca ativa das crianças:

 

QUESTÕES

SIM

NÃO

Prematuras

x

 

Com baixo peso

x

 

Com consulta de puericultura atrasada

x

 

Com calendário vacinal atrasado

x

 

A equipe desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses?

 

x

 

A equipe desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança?

 

x

 

 

Na minha Unidade Básica de Saúde temos o dia de sexta feira para fazer a reunião da equipe onde abordamos os principais problemas da semana e aproveitamos a oportunidade para falar sobre o tema de crescimento e desenvolvimento das crianças, pois há dificuldade de adesão às consultas por parte das mães

Decidimos como estratégia fazer palestras, visita domiciliar e na própria Unidade Básica de Saúde falar sobre à importância das consultas para um adequado acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.

Em relação ao questionário respondido observamos que temos uma equipe com vontade de trabalhar para a saúde da população, mas não utilizamos protocolos voltados para atenção a crianças menores de dois anos. Nesse sentido, precisaremos implementá-lo na nossa Unidade Básica de Saúde.

A equipe possui cadastro atualizado de crianças até dois anos do território, também utiliza a caderneta de saúde da criança para o seu acompanhamento, além disso, há espelho das cadernetas de saúde da criança, ou outra ficha com informações equivalentes como o cartão de vacina espelho que também fica na unidade

Com relação estado nutricional fazemos pesquisa em crianças menores de dois anos, pois a equipe de saúde tem os instrumentos(fita métrica e balança portátil) para a avaliação do índice de massa corporal e assim identificar as criança mal nutridas e por tanto encaminhar para a UBS.

O teste do pezinho realizamos na nossa UBS e as pacientes trazem o resultado na primeira consulta para o médico avaliar.

Quanto à violência familiar sempre que a equipe identifica um caso se avalia e realizamos as medidas necessárias. Além disso, a equipe acompanha casos de violência familiar, conjuntamente, com os profissionais de outro serviço (Centro de Referência de Assistência Social – CRAs, Conselho Tutelar). Com relação aos fazemos orientações às famílias de como preveni-los.

Quanto ao crescimento e desenvolvimento às mães não trazem as crianças na data certa, além do que os responsáveis só procuram atendimentos médicos e com a enfermeira quando as crianças ficam doentes.

Discutida essa situação e temos que reforçar junto às mães sobre à importância das consultas de seus filhos para assim garantir um melhor desenvolvimento na infância e posterior adolescência. 

 Em quanto as questão seguintes: a equipe realiza busca ativa das crianças com prematuridade, baixo peso, com consulta de puericultura atrasada, calendário vacinal atrasado, além disso desenvolve ações de promoção do aleitamento materno exclusivo para crianças até seis meses e desenvolve ações de estímulo à introdução de alimentos saudáveis e aleitamento materno continuado a partir dos seis meses da criança. De forma geral, realizamos um bom atendimento às crianças, uma vez que realizamos várias atividades voltadas para o seu crescimento e desenvolvimento.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)