CAPÍTULO II:
TÍTULO: ATENÇÃO INTEGRAL AO ACOLHIMENTO E À DEMANDA ESPONTÁNEA .
ESPECIALIZANDO: LIZANDRA VARGAS GARCIA
ORIENTADOR: ROMANNINY HEVILLYN SILVA COSTA ALMINO
COLABORADORES: TOMAS IZAGUIRRE MIRANDA (DIRETOR DA UBS).
ALESSSANDRA LEITE GOMES.
COOORDENADORA DA ATENÇÂO BASICA.
MILDRE HERNANDEZ IZAGUIRRE. COORDENADORA DE VIILANCIA EPIDEMIOLOGICA
MARY VASCONCELOS PRIETO.
COORDENADORA DO NASF
No começo do meu trabalho, o fluxo de pacientes na Unidade Básica de Saúde – UBS era essencialmente composto por demanda espontânea, este fato fazia com que os atendimentos programados apenas cobriam 28 % da demanda durante o mês gerando insatisfação na população.
Percebendo isso a equipe decidiu reorganizar a atenção a partir das necessidades de saúde dos usuários.
A equipe de acolhimento composta pela recepcionista, uma técnica de enfermagem e uma enfermeira, foi capacitada para identificar aos pacientes com demanda espontânea, portadores com doenças crônicas e/ou fatores de risco associados, os quais são encaminhados para consultas médicas, de enfermagem e demais atendimentos, onde recebem atenção aos problemas de saúde relatados, também são classificados com base a presença de fatores de risco( classificação de risco) e o grau de controle da doença, estabelecendo o nível de prioridade avaliado por o professional da enfermagem para avaliação integral e a frequência dos atendimentos.
Neste momento, também é verificado o cartão de vacina dos pacientes os quais são encaminhados para a sala de vacina visando completar o calendário vacinal no menor tempo possível.
Outras mudanças introduzidas no acolhimento à demanda espontânea é a verificação do exame preventivo de câncer de colo de útero, assim as pacientes na faixa etária de 25 a 64 anos sexualmente ativas recebem convites com datas agendadas para realizarem o PCCU (Preventivo de Câncer de Colo de Útero.
Já os pacientes com hipertensão e diabetes, idosos, adolescentes e grávidas são também encaminhados ao Núcleo de apoio a Saúde da família (NASF) para garantir a incorporação aos grupos de atendimento coletivos que funcionam no município, então os pacientes que chegam à Unidade Básica de Saúde – UBS como demanda espontânea recebem uma atenção integral e são incorporados a consultas programadas levando em consideração as verdadeiras necessidades de saúde.
A classificação de risco é feita pelos médicos e enfermeiros nas consultas disponibilizadas de avaliação de risco cardiovascular, assim os pacientes com agendamento para esse serviço recebem atendimento priorizados em determinados dias da semana.
Para implementar essas mudanças a equipe teve muitas dificuldades, pois nem sempre as pessoas conseguem entender que precisam de cuidados sistemáticos e planejados dos problemas de saúde, dando prioridade às queixas que sofrem no momento, a maioria de caráter autolimitado e não conseguem entender a importância da atenção as doenças crônicas e aos fatores de risco.
Ademais, foi preciso convencer aos gestores sobre a importância das mudanças na organização do acolhimento da demanda espontânea e do fluxo de pacientes, segundo a avaliação das necessidades reais de saúde. Considerando estratificação de risco e a presença de fatores de risco.
Por fim estiveram presentes as incompreensões de parte dos integrantes das equipes de saúde que no começo estiveram sobrecarregados com o número de ações de saúde que realizavam em cada atendimento, porém na medida que os resultados das novas estratégias implantadas para o acolhimento à demanda espontânea estiveram à vista todos entenderam que o esforço valeu a pena.
Os resultados das mudanças introduzidas foram percebidos no incremento do número de pacientes com calendário vacinal em dia, fato que tem uma importância primordial no nosso estado, pois é a entrada de milhares de imigrantes procedentes da Venezuela que constituem potenciais portadores de doenças preveníveis por vacinas, tais como sarampo e difteria.
Além disso, assim o número de pacientes com PCCU em dia e incorporados ao programa de HIPERDIA aumentaram consideravelmente. Salienta-se ainda que muitos dos pacientes participantes do HIPERDIA estão inseridos nas atividades coletivas do NASF.
Enfim, o resultado mais importante das mudanças, sem dúvida, é a ausência de pacientes que não são atendidos no momento que precisam e sendo direcionados para os atendimentos programados. Acrescenta-se ainda o aumento do nível de satisfação dos pacientes com as equipes de saúde e a UBS.
Ponto(s)