6 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

Título­: Planejamento reprodutivo, Pré-Natal e Puerpério

Especializanda :Aniuska Pérez Cárdenas

Orientadora: Romanniny Hevillyn Silva Costa Almino

 

Planejamento familiar é um conjunto de ações que auxiliam homens e mulheres a planejar a chegada dos filhos, e também a prevenir gravidez indesejada. Todas as pessoas possuem o direito de decidir se terão ou não filhos, e o Estado tem o dever de oferecer acesso a recursos informativos, educacionais, técnicos e científicos que assegurem a prática do planejamento familiar. Por isso, a Lei do Planejamento Familiar foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro, com o intuito de orientar e conscientizar a respeito da gravidez e da instituição familiar.

Tendo em vista que a assistência ao planejamento reprodutivo, pré-natal e puerpério são temas usualmente abordados nas unidades básicas de saúde e devido a sua importância, na minha equipe, nós criamos um grupo de planejamento reprodutivo e pré-natal ,o mesmo faz parte de nosso cronograma todos os meses .São convidados para esse grupo homens e mulheres que desejam fazer o planejamento familiar assim como as grávidas do território da abrangência .

Nesse grupo por meio das palestras nos apresentamos para a população os métodos contraceptivos existentes e os que são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS, seus mecanismos de ação também são esclarecidas suas dúvidas permitindo a livre escolha do usuário e garantindo o acesso ao método escolhido e o seguimento na Unidade Básica de Saúde – UBS, se orienta à realização de um planejamento consciente, sendo utilizados ilustrações,folders,vídeos para repassar as informações ,possibilitando um dialogo individual ou em roda de conversas .

Muitas mulheres relatam fazer uso de pílulas e que ainda após vários meses de uso apresentam cefaleia, náuseas e cólicas, nesse caso, falamos sobre outros métodos e informamos que o SUS oferece gratuitamente o Dispositivo Intrauterino – DIU, encaminhamos elas para o Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) que é o serviço que o fornece, esclarecemos suas vantagens e desvantagens.

É muita difundida a ideia do uso do preservativo, pois além de evitar uma gravidez não planejada, ele previne as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), já que algumas usuárias buscam informação relatando sinais como, prurido e corrimentos anormais. Fornecemos informações sobre as ISTs, transmissão, tipos de tratamento e a importância de buscar a unidade de saúde e realizar o tratamento, evitando assim complicações futuras.

Quando o grupo foi formado nas primeiras discussões não tínhamos participação dos homens, mas com o passar do tempo se está melhorando a participação masculina nas discussões sobre o planejamento familiar, onde em várias situações os homens acompanharam suas companheiras e esclareceram dúvidas relacionadas a vasectomia, como é realizado o procedimento e o local que oferece o serviço pelo SUS.

A maior participação do grupo ocorre pelas grávidas, pois elas apresentam dúvidas, medos e emoções durante o período de gestação.

Nesse momento nós aproveitamos sua participação para ações educativas com o objetivo de fortalecer o conhecimento delas com respeito a prevenção e promoção de doenças contribuindo com a autonomia do cuidado. São abordados temas como : a importância do pré-natal; alimentação saudável; cuidados com a higiene; atividades físicas para gestantes; desenvolvimento da gestação; medos e emoções referentes a gestação, parto e puerpério; atividade sexual e prevenção de IST/Aids assim como a importância de comparecer à unidade de saúde se aparecer algum sintoma para tratamento oportuno e evitar possíveis complicações; orientações nas queixas mais frequentes; incentivo para o aleitamento materno e benefícios para o lactante nos primeiros seis meses .

Para nossa equipe foi muito proveitoso a criação do grupo, pois muitas vezes nas consultas temos muita quantidades de pacientes e se torna mais complicada a educação em saúde já que dependemos do tempo, também teve  mais participação dos agentes comunitários  de saúde, pois eles fazem busca ativa das grávidas para que participarem do grupo e assim iniciem o  pré-natal mais cedo.

Eu gosto muito dessa parte de nosso trabalho em relação ao planejamento, pré-natal e puerpério, pois é uma das áreas em que temos que garantir a assistência bem qualificada devido as possíveis complicações que podem ocorrer; e com a realização desse grupo se cria um maior vínculo dos profissionais com as pacientes e mais confiança na hora de esclarecer as dúvidas e de intercâmbio de experiências .

 

 

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)