6 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

RELATO DE EXPERIÊNCIA

 

TÍTULO: O ACOMPANHAMENTO DAS DCNT NA UBS MARIETA ROSA DA SILVA, EM GARARU (SE)

ESPECIALIZANDO: SUSLAY DE LA CRUZ HERNANDEZ

ORIENTADOR: RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO

 

 

Sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), elas:

 

“São grupos de doenças que se caracterizam por terem uma etiologia incerta, múltiplos fatores de risco, longos períodos de latência, curso prolongado e por estarem associadas a deficiências e incapacidades funcionais. São as maiores causas de morbimortalidade no mundo. Os principais grupos de DCNT são as doenças do aparelho circulatório, câncer, doenças respiratórias crônicas e diabetes. Essas doenças têm em comum um conjunto de fatores de risco modificáveis, passíveis de ações de prevenção. Esses fatores são principalmente: tabagismo, inatividade física, consumo excessivo de álcool e outras drogas, obesidade, dislipidemias e a alimentação inadequada, com ingestão insuficiente de frutas e verduras” (PERNAMBUCO, 2017, p.1).

 

No presente trabalho tenta-se descrever, mediante uma microintervenção, como está sendo o acompanhamento das DCNT que atingem aos pacientes da Unidade Básica de Saúde Marieta Rosa da Silva, situada no município de Gararu, Estado de Sergipe. Nosso trabalho está sendo baseado na Autoavaliação para Melhoria do Acesso e da Qualidade (AMAQ) como modelo. Para a discussão foi preciso fazer uma reunião com todos os integrantes da Equipe de Atenção Básica de Saúde. A reunião contou com a participação do médico, a enfermeira, a assistente de enfermeira e seis agentes comunitários de saúde.

Tendo em conta o questionário do AMAQ, foi realizado um levantamento de como estava sendo feito o acompanhamento dos pacientes com DCNT. Chegamos à conclusão que a equipe de saúde tinha registro do seus pacientes hipertensos e diabéticos, que os mesmos eram acompanhados pela EBS. Também são realizados registros com aqueles pacientes que apresentam maior risco ou gravidade da doença. Existe acompanhamento para os pacientes que, além de serem hipertensos ou diabéticos, também apresentam problemas cardíacos associados. A equipe realiza exame de pé diabético em cada consulta agendada, assim como a solicitação de exames complementares e fundo de olho. Em cada consulta são avaliadas as medidas antropométricas de peso e altura, assim como o cálculo de índice de massa corporal (IMC). Neste último em caso que sejam detectados pacientes obesos, eles são acompanhados pela equipe de saúde, que oferece ações voltadas a atividade física e alimentação saudável, além de serem encaminhados para serviço especializado.

Durante a realização da microintervenção não houve nenhuma dificuldade relevante e como potencialidade principal foi a grande participação dos envolvidos no tema, pois aumentaram seus conhecimentos e pelo interesse em continuar ajudando no controle das DCNT, além de contribuir para que sejam desenvolvidas novas ações voltadas aos pacientes com estas doenças e assim alcançar uma melhor qualidade de vida.

 

Referências

 

PERNAMBUCO. Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Estadual de Saúde. Doenças Crônicas Não Transmissíveis. 2017. Disponível em: <http://portal.saude.pe.gov.br/verbete/doencas-cronicas-nao-transmissiveis>. Acesso em: 14 set. 2018.

 

 

QUESTIONÁRIO PARA MICROINTERVENÇÃO

Em relação às pessoas com Hipertensão Arterial

Em relação às pessoas com Diabetes Mellitus

QUESTÕES

SIM

NÃO

SIM

NÃO

A equipe realiza consulta para pessoas com hipertensão e/ou diabetes mellitus?

x

 

x

 

Normalmente, qual é o tempo de espera (em número de dias) para a primeira consulta de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes na unidade de saúde?

7 Dias

 

7 Dias

 

A equipe utiliza protocolos para estratificação de risco dos usuários com hipertensão?

x

 

 

 

A equipe avalia a existência de comorbidades e fatores de risco cardiovascular dos usuários hipertensos?

x

 

 

 

A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?

 

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui registro de usuários com diabetes com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe utiliza alguma ficha de cadastro ou acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes mellitus?

x

 

 

 

A equipe realiza acompanhamento de usuários com diagnóstico de doença cardíaca para pessoas diagnosticadas com hipertensão arterial?

x

 

 

 

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com hipertensão arterial sistêmica em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

x

 

 

 

A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?

x

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui registro dos usuários com hipertensão arterial sistêmica com maior risco/gravidade?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe coordena a fila de espera e acompanhamento dos usuários com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes que necessitam de consultas e exames em outros pontos de atenção?

x

 

x

 

A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?

x

 

x

 

Em relação ao item “A equipe possui o registro dos usuários com hipertensão e/ou diabetes de maior risco/gravidade encaminhados para outro ponto de atenção?”, se sua resposta foi SIM, existe documento que comprove? Compartilhe um modelo (em branco) no fórum do módulo e troque experiências com os colegas de curso.

A equipe programa as consultas e exames de pessoas com diabetes mellitus em função da estratificação dos casos e de elementos considerados por ela na gestão do cuidado?

 

 

x

 

A equipe realiza exame do pé diabético periodicamente nos usuários?

 

 

x

 

A equipe realiza exame de fundo de olho periodicamente em pessoas com diabetes mellitus?

 

 

x

 

EM RELAÇÃO À ATENÇÃO À PESSOA COM OBESIDADE

QUESTÕES

SIM

NÃO

A equipe realiza avaliação antropométrica (peso e altura) dos usuários atendidos?

X

 

Após a identificação de usuário com obesidade (IMC≥ 30 kg/m2), a equipe realiza alguma ação?

X

 

Se SIM no item anterior, quais ações?

QUESTÕES

SIM

NÃO

Realiza o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Oferta ações voltadas à atividade física

X

 

Oferta ações voltadas à alimentação saudável

X

 

Aciona equipe de Apoio Matricial (NASF e outros) para apoiar o acompanhamento deste usuário na UBS

X

 

Encaminha para serviço especializado

X

 

Oferta grupo de educação em saúde para pessoas que querem perder peso

X

 

 

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
Ponto(s)