6 de outubro de 2018 / SEM COMENTÁRIOS / CATEGORIA: Relatos

 

 

TITULO: O PROCESSO DE ACOLHIMENTO AS DEMANDAS NA UNIDADE BASICA DE SAUDE ”IRMÃ CRESCENCIA” NO MUNICÍPIO DE CAICÓ/RN.

ESPECIALIZANDO: YEPSICA ESTEVEZ GUILARTE.

ORIENTADOR: TULIO FELIPE VIEIRA DE MELO.

 

Este relato tem o objetivo de descrever uma microintervenção sobre a implantação do acolhimento na UBS Irmã Crescência no Bairro de Paulo VI, no município de Caicó/Rn. Essa UBS tem uma grande demanda de pacientes já que atende uma área rural com mais de 3200 pacientes pertencendo a esse bairro.                   

 

 O trabalho foi desenvolvido com minha equipe de saúde que esta composta pela enfermeira, técnicas de enfermagem, odontólogo, técnica de saúde bucal, assistente de limpeza,  médica e 7 agentes comunitários de saúde. Minha experiência trabalhando com a equipe até agora é muito satisfatória, já que aprendo muito com eles e a microintervenção tem grande importância nesse processo mútuo de aprendizagem. Tenho o prazer de continuar adquirindo novos conhecimentos neste pais, além disso, vale destacar o trabalho íntegro de minha equipe. A partir da experiência percebi que o acolhimento é a porta de entrada pra poder conseguir um bom desempenho dos serviços prestados, sendo cada vez melhor e com maior qualidade. O acolhimento organiza o atendimento, e os usuários ficam muito mais satisfeitos.

 

            Pela importância que tem essa etapa decidimos reunir toda a equipe para tratar, discutir e encontrar as principais problemáticas do nosso processo de trabalho, como também buscar alternativas e soluções para melhorar tal processo. Um dado importante e desafiador estar relacionado com a alta demanda de usuários em nossa equipe, com um grande índice da população estando acima dos 55 anos de idade, residindo um pouco distantes da unidade.

 

            Nossa equipe realizou uma reunião e concluiu desenhando uma nova proposta para realizar o acolhimento das demandas programadas e espontâneas. Para tais fins desenhamos um sistema de trabalho para poder dar resposta às diferentes demandas priorizando as que mais chegam a nossa unidade e estabelecendo dias específicos para seu atendimento, sendo esse um esquema que possa ser modificado de acordo com a demanda do dia a dia.

 

            O programa de trabalho fico da seguinte forma: segunda-feira pela manhã será o atendimento de puericultura e a tarde para a demanda espontânea; terça-feira pela manhã será o dia dos pacientes hipertensos, diabéticos e outras doenças crônicas e a tarde para as visitas domiciliares; quarta-feira pelas manhã será o atendimento às pacientes gestantes, puérperas e planejamento reprodutivo; quinta-feira pela manhã será o dia do atendimento para demanda livre e a tarde será o atendimento aos pacientes usuários de medicamentos psicotrópicos; sexta-feira durante todo o dia será para o atendimento a demanda espontânea. É importante destacar que em todos os dias há espaço para as possíveis urgências e também a possibilidade de realizar uma visita domiciliar fora do dia planejado.

 

            Como fragilidade para essa ação, foi o pouco conhecimento de alguns profissionais acerca do tema. E como potencialidade, todos os profissionais se empenharam em aprender e aplicar os conhecimentos sobre o atendimento a demanda espontânea.

 

            Com esse cronograma nós pretendemos melhorar o sistema de acolhimento de forma mais detalhada, orientadora e com escuta qualificada para os pacientes, uma vez que o usuário já sai da unidade com sua consulta agendada para o mesmo dia ou no máximo em 48 horas.

 

            Portanto, com a proposta anterior a organização e qualidade do processo de acolhimento em nossa unidade melhorou consideravelmente, alcançando um melhor acesso a todos, com uma satisfação maior da população, além disso, ainda tem determinantes que pouco a pouco estão sendo analisados e progressivamente resolvidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

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